Alicates: saiba como aumentar a vida útil da ferramenta

Entre os principais cuidados com a ferramenta em geral estão: não utilizá-lo para segurar peças próximas da região de solda ou de locais com alta temperatura, pois aquece a mandíbula e danifica o tratamento térmico da ferramenta; aplicar periodicamente óleo lubrificante na parte metálica para proteger sua superfície; guardar e transportar sempre, assim como as outras ferramentas, em um local apropriado como caixas plásticas ou mochilas, em ambiente seco e distante de objetos pontiagudos e cortantes.

Por ser um instrumento com um peso maior, é comum ver quem o utiliza como martelo, não é mesmo? A prática, além de ser extremamente perigosa para o profissional, pode trincar ou até mesmo quebrar o alicate. Vale ressaltar que não se deve realizar trabalhos para os quais o produto não foi projetado, já que alterações podem comprometer o sistema de funcionamento da ferramenta e a perda da garantia. Esse tipo de equipamento nunca deve ser usado como um suporte estrutural ou para suspender materiais.

Na família dos alicates, existem diferentes especificações para aplicações de mecânicos, carpinteiros, construção civil, metal mecânica e serviços domésticos. Assim, cuidados adicionais com cada um deles são vitais, como:

Alicates Isolados:

Manter o isolamento do produto é a regra, já que é usado em serviços elétricos. Manuseie e guarde o alicate em locais sem objetos que possam perfurar a parte emborrachada. Antes do uso, sempre inspecione a integridade da isolação elétrica.
Alicates com corte: para este instrumento, o mais importante é evitar o risco de alteração da dureza do produto. Para isso, algumas precauções devem ser tomadas como não expor a ferramenta a altas temperaturas; não usar martelo para auxiliar no corte (trata-se de um produto apenas de uso manual); revisar o alicate com isolamento elétrico com regularidade; aplicar, periodicamente, óleo lubrificante nas partes metálicas; guardar a ferramenta em local limpo e seco; evitar inclinar o alicate no momento do corte, pois esse movimento pode lascar o corte e cortar somente arames que estão dentro do especificado pela norma.

Alicate de pressão:

A regulagem da pressão necessária para travar o alicate deve ser obtida com a força da mão. Desta maneira, é possível destravar o alicate acionando o gatilho com apenas um dedo. Não aplique golpes no equipamento, em especial no gatilho de destravamento; saiba que encostar o eletrodo no alicate, ao trabalhar com solda elétrica, poderá danificá-lo; limpe periodicamente e lubrifique as articulações do alicate.  (Fonte: Irwin)