Alunos criam campanha por professora com câncer

“Você me ajudou, agora é minha hora de te ajudar”: alunos criam campanha por professora com câncerprof

A professora carioca Berta López Toste, de 45 anos, tem no currículo mais de duas décadas de magistério e apenas uma prova ainda não concluída: vencer a batalha contra um câncer.

Ela sofre de um tipo raro da doença – o condrossarcoma grau 2 – originado na região pélvica e que acabou se espalhando para os pulmões. Suas chances de cura são baixas – o câncer resiste mesmo após sessões excruciantes de quimioterapia e radioterapia. Berta, contudo, não esmoreceu. Após pesquisar extensamente na internet, descobriu um tratamento experimental em um hospital de ponta nos Estados Unidos e viu ali a esperança de sobrevida.

Mas a eventual reabilitação tinha um preço: pelo menos R$ 500 mil, segundo suas estimativas iniciais. Pensou em vender tudo o que tinha, inclusive o apartamento ainda não quitado. “Mesmo assim, seria impossível pagar tudo”, conta ela em entrevista. Foi quando seu marido, Alexandre, teve a ideia de contar sua história nas redes sociais. O intuito era arrecadar dinheiro para financiar seu tratamento. “Ele dizia que as pessoas iriam se comover com o meu caso, que eu havia dado aula para muita gente, e certamente receberia ajuda”.

Inicialmente, Berta relutou. “Nunca havia pedido a ninguém, ainda mais dinheiro”, afirma. Mas acabou convencida de que o tempo não estava correndo a seu favor.prof2

E numa inversão dos papeis tradicionais dentro de sala de aula, a professora Berta, que leciona desenho geométrico, passou a ser ajudada por seus alunos – e também ex-alunos. O esforço conjunto rendeu frutos e a campanha, que antes se restringia a amigos e conhecidos, viralizou nas redes sociais, catapultando o volume das doações. Celebridades do esporte, como o jogador Fred, do Fluminense, e Fabi, ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei, também aderiram à causa.prof2_1

Repercussão

Até agora, o post em que Berta conta sua história em sua página pessoal no Facebook, publicado em junho deste ano, obteve cerca de 22 mil compartilhamentos. Já a campanha arrecadou R$ 320 mil, ou 64% da meta prevista. Caso a marca seja ultrapassada, o dinheiro excedente será doado a instituições de caridade, ressalva a professora.prof3