O Os cuidados com a higiene bucal dos bebês devem começar antes dos primeiros dentinhos aparecerem. A recomendação é que, após a mamada, a mãe passe uma gaze ou uma fralda umedecida com água filtrada na gengiva e na língua da criança para retirar os resíduos do leite.
Dr. Cid Pinheiro, pediatra do Hospital São Luiz Morumbi, afirma que apesar de tentarem, normalmente as mães não conseguem realizar esta tarefa porque as crianças não permitem. Para tranquiliza-las, ele explica que “até o surgimento dos primeiros dentes, o próprio movimento da língua do bebê ajuda a eliminar os alimentos. Como ele só mama e o alimento é o leite, que é líquido, a saliva também ajuda a digeri-lo.”
A preocupação realmente aumenta quando a criança começa a apresentar a dentição, por volta dos seis meses de idade. Apesar de ainda haver pessoas que acreditam que os dentes de leite não precisam de cuidados uma vez que serão trocados, o médico alerta que a higienização dos dentes dos pequenos é fundamental. “A partir do nascimento dos dentes, é essencial que a família faça a higiene bucal da criança. Eles podem usar uma dedeira (espécie de luva para apenas um dedo), molhá-la num copo d’água e passá-la por toda a boca do bebê.”
Segundo Dr. Cid Pinheiro, não existe uma idade determinada para que os pequenos aprendam a escovar os próprios dentes. “Isso depende da coordenação, da habilidade motora de cada um.” O importante é que, iniciando a higienização desde cedo, além de contribuir para a saúde, os pais desenvolvem na criança o hábito de escovação que ela deverá ter no futuro.