Início Gastronomia Apresentador da série Queer Eye lança livro de receitas

Apresentador da série Queer Eye lança livro de receitas

Lançamento da Editora Senac São Paulo, mescla culinária criativa, cozinha tradicional, diversidade cultural e lifestyle

Antoni Porowski, o especialista em comida e vinho do programa Queer Eye, premiada série americana, apresenta seu primeiro livro de receitas: Antoni na Cozinha. Além de ensinar o passo a passo de pratos deliciosos, o autor compartilha sua história, desde a infância no Canadá até almejar sucesso nos Estados Unidos.

Cada receita traz um pouco da trajetória de Antoni e coloca o leitor em contato com os hábitos alimentares de diversas partes da América do Norte, desde itens clássicos até comida de rua revisitada. O livro é rico em histórias e imagens, bem-acabado e inspirador.

Novidade da Editora Senac São Paulo, a publicação conta com mais de 100 preparações divididas em: aperitivos, vegetarianos e guarnições, sopas e cozidos, massas e arroz, noites saudáveis, proteína animal e doces.

Antoni também ensina como fazer uma tábua de queijos, ele relata que seu pai preparava toda sexta-feira, com pelo menos quatro ou cinco variedades, uma rica seleção da iguaria.

Confira abaixo o trecho do livro:

Aula Rápida de tábua de queijos

Em vez de apenas servir alguns pedaços de queijos em uma tábua, faça uma combinação com o know-how e criatividade para torná-la memorável aos olhos dos seus convidados. No inverno, adoro escolher diferentes frutas secas e/ou pastas para acompanhar cada queijo. No verão, vá de frutas frescas fatiadas e frutas vermelhas.

• Queijo Azul:

A intensidade dos azuis – que incluem o quebradiço stilton, o cremoso dinamarquês e o original francês Saint Agur – casa muito bem com uvas doces, tâmaras e figos (frescos ou secos).

• Chèvre

(queijo de cabra): Costumo utilizar queijos de cabra suave, que você pode encontrar frescos e sem casca ou levemente maturado com uma casca fina e comestível, como o Chabichou du Poitou ou o Crottin de Chavignol. Gosto de regar os frescos com um fio de mel de boa qualidade e salpicar pimenta rosa moída ou amassada. Quando compro os tipos de casca, aprecio sem adornos, acompanhados de frutas secas (damascos caem bem), castanhas e/ou biscoitos.

Crédito: Antoni in the kitchen – ® Speedy Popo, Inc. – Fotos ® Paul Brissman

• Cheddar pronunciado:

A Cabot Creamery, em Vermont, faz meu cheddar favorito envolto em tecido – ele é envelhecido em tecido em vez de cera, o que resulta em um queijo mais seco e com um sabor mais profundo e rico. Fica fantástico com pastas adocicadas, como manteiga de pistache, conservas de damasco e de cereja usadas em tortas ou, ainda, tâmaras medjool. Cheddar também é ótimo acompanhado de pepininhos em conserva e da sua mostarda favorita.

• Emmental e Gruyère:

Esses queijos de montanha com sabores complexos, adocicados e com toques de castanhas, casam bem com amêndoas torradas e salgadas, especialmente as marcona e castanha-de-caju. O autêntico emmental é oriundo da Suíça, mas você também pode encontrar versões excelentes vindas da França (o emmental de Savoie e emmental grand cru, com leite cru, por exemplo) e da Alemanha. Os melhores gruyère vêm da Suíça e da Alemanha, assim como da França, onde são feitas as variedades Beaufort, emmental e comté (ou gruyère de comté).

• Queijos fedidos:

Do cremoso e adocicado robiola Piemonte ao original epoisses (e tudo o mais que se encontre entre os dois), eles funcionam bem com pedaço de baguete fresquinha. Queijos fedidos variam em textura e intensidade, além de serem feitos com diversos tipos de leite. Conheça-os experimentando as diferentes opções.

• Dica:

Calcule de 60g a 90g de queijo por pessoa. Selecione pelo menos dois ou três queijos, mesmo para uma tábua pequena, e deixe-os chegar à temperatura ambiente antes de servir. Pense na textura, no sabor, no tipo de leite, no estilo e no nível de originalidade; é interessante misturar coisas diferentes. Você pode criar um tema (queijos espanhóis ou de leite de vaca, por exemplo), caso goste dessa proposta, ou manter a coisa toda bem simples. Há muitos modos de fazer, e nenhuma regra estrita a seguir.

Ficha técnica

Antoni na Cozinha

Autor: Antoni Porowski

Páginas: 274

Preço: R﹩ 110

Onde comprar: https://www.livrariasenac.com.br

Editora Senac São Paulo