Aproveite os feriadões do primeiro semestre para viajar pelo país

Até o fim de junho de 2024 teremos apenas dois feriados prolongados para aproveitar

O ano velho passou e o novo chegou, mas uma coisa os dois trouxeram em comum: alguns feriados prolongados para aproveitar. Depois da folia do carnaval em fevereiro de 2024, o primeiro semestre do ano trará duas datas para dar a tão famosa “emendada” e curtir um feriadão. Por isso, é melhor se planejar com antecedência se quiser aproveitar o nosso país nessas oportunidades.

Em março teremos a Sexta-Feira Santa (29) e em maio o dia de Corpus Christi (30) que cairá em uma quinta-feira. No restante do ano, apenas a Proclamação da República (15.11) cairá em uma sexta-feira e trará essa oportunidade. Então, organizar as finanças, procurar passagens e reservar hotéis são planejamentos que devem ser feitos o quanto antes, já que as datas costumam lotar as regiões mais procuradas pelos turistas.

Porto de Galinhas. Foto: Guia de Destinos

De acordo com uma pesquisa feita pelo site de reservas, buscas e compra de passagens e serviços turísticos, em 2023 os feriados mais procurados em números de reservas foram Tiradentes (sexta-feira) e Corpus Christi (quinta-feira), representando 38% e 34% das procuras em feriados prolongados.

Para este ano as expectativas ficam por conta novamente de Corpus Christi (30) e da Sexta-feira Santa (29). Ainda segundo a mesma pesquisa, os destinos mais procurados pelos turistas em feriadões são Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, respectivamente, seguidos por Porto Seguro, Foz do Iguaçu e Recife. Maceió, Florianópolis e Salvador também aparecem na pesquisa que apontam as 12 cidades mais procuradas.

Para Além das Capitais

Mesmo as capitais do Rio de Janeiro, de São Paulo e Santa Catarina sendo as favoritas dos turistas em feriados prolongados, o MTur também traz dicas de lugares pacatos para quem quer justamente sair da agitação de uma capital e descansar.

No carnavalesco estado de Pernambuco, na região Nordeste, a apenas 40 minutos da capital Recife, Porto de Galinhas dá um banho de calmaria com suas deslumbrantes piscinas naturais. Indo um pouco mais longe da capital, o passeio pode englobar as praias da Ilha de Itamaracá (40 km) e de Tamandaré (100 km).

Na região Norte, após se deliciar com as riquezas gastronômicas e culturais da capital paraense, o visitante pode aproveitar a oportunidade de conhecer, a 90 km de barco, a Ilha de Marajó, palco de vasta beleza natural e de farta criação de búfalos. As opções também envolvem Bragança (210 km), que abriga casarões centenários, e Salinópolis (220 km), com belas praias banhadas pelo Oceano Atlântico.

A Ilha de Marajó. Foto: Reprodução

No Centro-Oeste, são diversas as opções de locais com cachoeiras em meio ao Cerrado. É o caso da antiga Pirenópolis (GO), que fica a 150km de Brasília, com seu cenário de ruas de pedra, construções antigas e cachoeiras. A Chapada dos Veadeiros, ícone do ecoturismo, na qual há um verdadeiro ‘desfile’ de singulares formações rochosas e quedas d’água, traz ótimas opções de hospedagem que passam pela Vila de São Jorge, Cavalcante e Alto Paraíso.

Chapada dos Veadeiros em Goiás.

Fugindo do agito da capital do Rio de Janeiro, no Sudeste do país, é fácil encontrar o sossego desejado na região serrana como Petrópolis, a apenas 68 km da capital e Nova Friburgo, destinos de clima mais ameno e paisagens rochosas. Quem prefere as belezas litorâneas, pode se jogar em Arraial do Cabo e Búzios (170 km), além de joias como Paraty e as praias de Trindade, a 250 km.

Arraial do Cabo.

Já no Sul, Florianópolis (SC) ocupa um dos postos de destaque. Além da sucessão de lindas praias da “Ilha da Magia” – apelido da capital catarinense -, o turista tem a chance de percorrer cenários como Bombinhas (80 km), dona de praias igualmente incríveis. A diversão também pode incluir locais famosos, a exemplo de Imbituba (95 km) e Garopaba (77 km), mecas do surfe nacional.

Vista de drone das Praias de Bombinhas.

Pesquisa

Em janeiro deste ano o Ministério do Turismo lançou uma pesquisa inédita com as tendências para o turismo brasileiro no ano de 2024. Dentre os principais dados divulgados a respeito das pretensões de viagens para este ano, os que mais chamaram atenção são os de que: 1 em cada 3 brasileiros pretendem viajar pelo país até março. SP, RJ e BA são os estados mais procurados para turismo e as redes sociais, que já são a ferramenta mais utilizada para pesquisar viagens.

Brasil, Rio, Panorama, Turismo, Praia
Brasil, Rio, Panorama. Foto: Pixabay

Além disso, destinos que oferecem opções de sol e praia, natureza/ecoturismo e saúde/bem-estar largam na frente da corrida pela atenção do turista. Sol e praia é a atração turística preferida de 59% dos entrevistados. Natureza/ecoturismo ocupa o segundo lugar, sendo citado por 27% dos participantes. Saúde/bem-estar vem em seguida, com 20%; turismo de aventura é o eleito de 16% e o religioso/espiritual é a preferência de 14% dos que participaram da pesquisa.

Os locais que oferecem belezas naturais para atrair visitantes também saem na frente. Isso porque 31% consideram esse fator na escolha de uma viagem. Preço baixo/favorável é o eleito por 25%, possibilidade de reencontro com familiares/amigos, por 23% e boas avaliações é um critério relevante para 15% dos entrevistados.

Incentivo

O Ministério do Turismo conta com as iniciativas “Conheça o Brasil Voando; Conheça o Brasil Realiza e Conheça o Brasil Cívico”, criadas com o intuito de estimular as viagens domésticas no país, por meio de ações como a ampliação da oferta de novos voos, oferta de linha de crédito específica para compra de produtos de viagem e também estímulo às viagens para a Capital Federal, em um movimento de valorização dos símbolos nacionais e da nossa democracia.

… Bom dia! “Só o que é bom dura tempo o bastante pra se tornar inesquecível”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Sergio Luiz Gonçalves, Celimary Marchiori Meirelles, Tatiane Savarese Attilio,  Joyce Salles, George Lunardon, Antonio Avelino Frainer, Jeciara Cabral Bastos, Jorge Clark, Katia Maria Moraes Castilho, Flavia Augusta, Anderson Meaurio, Ju Mendonça Ferreira Silva, Lilian Maschio Ayache, Fernanda Insaurralde, Josefa Salvina, Helio Souza, Maria Ribeiro, Mirian Rodrigues, Daniel Borges, Vitor Lopes Matoso, Maria de Fatima Sousa, Marco Aurélio Monteiro, Rosemeire Valero e Tereza Silva. Happy birthday!