Art Déco inspira nova coleção de Alexandre Birman

Inspirada nas linhas limpas, formas simples e elegância atemporal do Art Déco, a coleção de Pre Fall 2024 da Alexandre Birman é uma homenagem aos elementos arquitetônicos e de design que caracterizam esse movimento que ganhou força na Europa em meados dos anos 20.

A nova coleção traduz a beleza e riqueza desse período da história e celebra a estética aerodinâmica com curvas suaves, formas arredondadas e linhas fluidas características desse tempo. Os materiais e cores escolhidas para esta coleção seguem o mesmo padrão. Na paleta se destacam tons sóbrios como marrom, bege, marinho e branco, acentuados por elementos metálicos e detalhes em madeira.


​​
Formas angulares são destaque no modelo Wilma, uma representação ousada e sinuosa do movimento Art Déco. Trabalhada no suede, as peças apresentam linhas curvas, detalhes em couro metálico e cada arco se entrelaça criando uma fusão harmoniosa de brilho artístico e trabalho artesanal.
​​
O modelo Lola, por sua vez, reforça ainda mais a inspiração na arquitetura. Com formas geométricas nítidas, esta criação em forma de gaiola lembra as linhas ousadas e os padrões intrincados do design. Uma fusão perfeita de delicadeza e força.

As mulheres retratadas neste Pre Fall são contemporâneas, porém inspiradas por figuras emblemáticas da moda da era, como Diana Vreeland, editora-chefe das duas maiores publicações editoriais do ramo, Vogue e Harper’s Bazaar, e as glamorosas socialites conhecidas como “Truman Capote Swans”. A coleção não apenas homenageia essas pioneiras da moda, mas também captura sua elegância atemporal e sua influência duradoura.