A Ilha da Madeira, destino português situado em meio ao Oceano Atlântico, possui uma posição geográfica privilegiada que garante clima ameno e paisagens naturais de tirar o fôlego em qualquer estação do ano. As temperaturas amenas e as pequenas variações de temperatura sazonais fazem com que a Madeira possa ser visitada o ano inteiro.
O dia 21 de setembro marcou a passagem do verão para o outono na ilha, que vai até 20 de dezembro. Esta é uma excelente estação para visitar a região, já que o tempo ainda é bem quente (com máxima de 27°C e mínima de 15°C) e há pouquíssima chuva. Além do clima agradável, este é considerado um período de baixa temporada, ou seja, tudo estará mais tranquilo e com menor fluxo de turistas.
Embora haja possibilidade de precipitação, em especial ao longo da costa norte da ilha, o outono é ideal para aproveitar a costa sul em um passeio a bordo de um iate pela Rota do Crustáceos. Isso porque a temperatura da água do mar é agradável, graças à influência da Corrente do Golfo, o que permite mergulhar, fazer snorkeling e avistar golfinhos e baleias.
Outra atividade que pode ser feita em qualquer época do ano, em especial no outono quando as temperaturas começam a cair gradativamente, é degustar o vinho Madeira, uma das bebidas mais famosas do mundo por conta do seu sabor especial, alto teor alcoólico, versatilidade e qualidade. Para explorar os produtores de vinho Madeira, a Wine Tours Madeira, realiza tours em todo território madeirense. www.discoveringmadeira.com/pt/tours-vinho-madeira
Além do famoso vinho Madeira, a ilha é muito conhecida pelos seus parques e jardins de plantas e flores oriundas do mundo todo. Esta é uma boa oportunidade de passear e contemplar esses locais que apresentam um colorido totalmente diferente, que varia do amarelo para o laranja. O Jardim Botânico é uma atração obrigatória em Funchal no outono. Além das mais de três mil variedades de plantas, as vistas são deslumbrantes.
Por último, mas não menos importante, o outono é ideal para visitar a Floresta Laurissilva, um bioma rico e único no mundo com natureza exuberante e paisagens inesquecíveis que incluem penhascos debruçados sobre o mar.
Não deixe de fazer a trilha da Vereda do Fanal, que percorre trechos da ilha que estão acima de 1,1 mil metros de altitude. Como o outono é a estação que antecede o inverno, é sempre bom colocar na mala um casaco mais quente, pois as temperaturas vão caindo gradualmente a cada mês.