Audi A6 chega ao Brasil em nova série

A Audi traz para o Brasil o novo A6 nas versões Sedan, Allroad e RS 6 Avant, um dos carros de maior sucesso em todo o mundo no segmento dos automóveis premium de grande porte. O modelo passou por uma extensa reformulação e apresenta, além de novos detalhes no design, mudanças tecnológicas que irão proporcionar maior desempenho e conforto para motorista e passageiros.

 A6140109_small
O novo A6 é oferecido no Brasil em duas versões: Ambiente 2.0 TSFI e Ambition 3.0 TFSI, ambas com transmissão S tronic de dupla embreagem com sete velocidades. A versão topo de linha tem motor V6 de 330 cv e tração integral quattro sob demanda. Com propulsor 2.0 TFSI, o modelo tem preço sugerido de R$ 260.190; já com o 3.0 TFSI, custa R$ 335.190. Os pacotes de equipamento são completos e o único opcional oferecido é a pintura metálica ou perolizada, por R$ 2.000. O A6 é um sedã executivo voltado a compradores que, mais do que o status proporcionado por esse tipo de veículo, objetivam o máximo conforto e prazer para quem dirige. A avançada construção com peso reduzido, elevada rigidez de carroceria e suspensão e freios eficientes, unidos ao conjunto motor-câmbio, proporcionam aos compradores do Audi A6 uma extraordinária experiência de condução, tanto no uso diário como em viagens e situações de alta solicitação dinâmica. A6140056_small
 A carroceria do sedã contém aproximadamente 20% de alumínio, material também usado na estrutura transversal do compartimento do motor e nos elementos transversais atrás dos para-choques dianteiro e traseiro. Os suportes da estrutura dianteira são de alumínio fundido. Em comparação com componentes de chapa de aço soldadas, as mudanças correspondem a uma redução no peso de mais de dez quilos. O subchassi integral atrás do painel de instrumentos, a plataforma sob o vidro traseiro, a estrutura transversal do porta-malas, os para-lamas dianteiros, portas, capô e tampa do porta-malas são todos feitos de chapa de alumínio.
 O novo Audi A6 também impressiona pela aerodinâmica, com coeficiente de arrasto (Cx) de 0,26. A parte inferior revestida conduz o ar de forma controlada e, no interior do compartimento do motor, o ar também flui com um mínimo de perda de eficiência aerodinâmica. Numerosos detalhes, tais como o formato dos espelhos externos, proporcionam um excelente comportamento aeroacústico.  A carroceria também tem alto desempenho no que diz respeito à segurança passiva, tanto no caso de colisões com outros veículos quanto à proteção aos pedestres em caso de atropelamentos. Na cabine, o sistema adaptativo de retenção da Audi oferece alta proteção aos ocupantes.
 
Design externo CRL_5203
 
Elegante, potente e esportivamente avançado, o A6 é envolto por formas impactantes. As proporções são equilibradas; linhas precisas emolduram superfícies tensas e a baixa linha do teto se inclina rapidamente na direção da traseira. A linha de ombros dá à carroceria um aspecto robusto e as saias laterais redesenhadas, com contornos mais fortes, tendem ligeiramente para o alto, trazendo mais dinamismo. As caixas de rodas grandes e bem definidas reforçam o aspecto muscular do carro; os frisos sobre as janelas laterais agora são pretos com alto brilho. Rodas também ganharam novo desenho. Na dianteira, a moldura da grade dianteira ficou mais larga, com os seis cantos mais evidentes e acabamento cromado que a tornou mais elegante. O para-choque dianteiro também foi remodelado. As tomadas de ar laterais passam a ser interconectadas e emolduradas por um elemento cromado. Fendas laterais estruturam seu interior e bordas pronunciadas destacam a parte superior. Os faróis também apresentam um design mais avançado. Na versão Ambition 2.0 TFSI, eles são de xenônio, enquanto nas opções com motor 3.0 TFSI, utilizam tecnologia LED, que oferecem maior eficiência na iluminação, maior vida útil e menor custo de manutenção. Na traseira esculturada, as novas lanternas, agora com luzes de LEDs – na versão de topo com indicação de direção dinâmica –, são mais estreitas e a borda da tampa do porta-malas traz um friso de alumínio. O inserto do difusor acomoda as novas ponteiras do escapamento, cujo formato trapezoidal reforça a largura aparente do carro. Os indicadores direcionais dinâmicos são de série na versão que utiliza os faróis de LEDs. O logo quattro também foi renovado e agora traz fundo preto com letras prateadas.
 
Motores: o 2.0 TFSI
 
O motor 2.0 TFSI tem 252 cv de potência e 370 Nm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. A unidade de dois litros, de baixo peso, com 1.984 cm³, acelera o novo A6 Sedan com tração dianteira de zero a 100 km/h em 6,7 segundos e o leva a uma velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h. Entre os itens exclusivos desse motor se destaca o sistema de dupla injeção – direta no interior das câmaras de combustão e multiponto no coletor de admissão. Dependendo da solicitação, os dois sistemas podem trabalhar juntos ou separadamente, proporcionando o máximo desempenho com reduzidos índices de consumo e emissões. O coletor de escapamento é integrado ao cabeçote e o motor traz ainda o exclusivo sistema de acionamento das válvulas de exaustão Audi Valvelift System (AVS). CRL_5366
Com seu chassi sofisticado, o novo A6 combina seu elevado talento atlético a um nível de conforto verdadeiramente luxuoso, possibilitando tanto uma tocada dinâmica como a mais comportada rodagem em viagens. O eixo dianteiro traz cinco braços por roda, que podem administrar separadamente as forças longitudinais e transversais. Um subchassi integral feito de aço de alta resistência é a espinha dorsal da suspensão, que tem bitola de 1.627 milímetros na dianteira. A Audi utiliza no eixo traseiro uma construção com braços trapezoidais com bitola controlada, cuja largura total é de 1.618 milímetros. Os braços também são feitos de alumínio. Duas juntas com amortecimento hidráulico unem a subestrutura de aço à carroceria. Como ocorre no eixo dianteiro, os cubos de rodas e juntas pivotais são feitos de alumínio e as barras estabilizadoras são ocas. A eficiente direção eletromecânica tem uma redução de 16,1:1. A assistência depende da velocidade momentânea do carro. O sistema Audi Drive Select é equipamento de série no novo A6.  Ele permite ao motorista alterar as configurações de motor, transmissão automática, direção e outros sistemas por meio dos modos comfort, auto, dynamic, efficiency e individual. 
 
Acabamento
 
Os materiais internos foram selecionados e manufaturados com o maior cuidado possível. Elementos como as entradas de ar ou os botões da unidade de controle MMI brilham sob um fino acabamento com aparência de alumínio. A alavanca seletora e o logotipo quattro na tampa do porta-luvas também foram redesenhados. O pacote de iluminação e o sistema de luzes ambiente com seus LEDs e guias luminosas acentuam o interior na escuridão.  Os designers também reorganizaram as cores e materiais usados na cabine como parte da renovação do modelo, que traz novos detalhes cromados e manopla do câmbio. O espectro de cores internas é diversificado. A paleta foi completamente revisada e agora contém quatro cores de série – preto, bege, marrom ou cinza. Na versão Ambition, os bancos são Roda_small painel_smallrevestidos de couro Milano e na Ambiente, de couro sintético. Grandes insertos nas portas, no painel de instrumentos e no console central imprimem suas marcas no design interno de todos os modelos da família A6. Bastante espaçoso, o porta-malas oferece 530 litros de capacidade. A lista de cores externas contém as tonalidades Branco Ibis, Preto Brilhante, Prata Florete, Branco Geleira, Azul Aviador, Preto Aviador, Cinza Oolong, Preto Mito, Cinza Dakota, Cinza Tornado e Azul Luar.