Atualmente na quarta geração, modelo é líder global em vendas no segmento e custa R$ 1.083.990,00 (venda direta) no país.
Trajetória de sucesso
Ao longo de vinte anos e quatro gerações, o Audi RS 6 é referência entre as stationwagons de alta performance e vem cativando uma legião de fãs em todo o mundo com sua combinação de performance esportiva e versatilidade para uso diário. A trajetória de sucesso teve início em 2002 com uma proposta simples: propulsor biturbo e tração integral, conceito que acompanhou o modelo em todas suas atualizações. A adoção de novas tecnologias como a suspensão Dynamic Ride Control também serviu de parâmetros para outros modelos da linha RS desde então.
Primeira geração (C5)
Era o início do novo milênio e a divisão de alta performance Audi Sport GmbH, à época ainda chamada de quattro GmbH, se deparava com o desafio de renovar a família superesportiva da montadora após o sucesso mundial da lendária RS 4. Naquele momento, a marca das quatro argolas estava engajada nas corridas de competição. Após conquistar o pódio de terceiro lugar com o modelo R8 já em sua estreia nas 24 Horas de Le Mans, em 1999, a montadora sedimentou seu nome na lendária corrida com vitórias consecutivas nos três anos seguintes – 2000, 2001 e 2002.
Segunda geração (C6)
Após seis anos de conquistas, a Audi lançou em 2008 a segunda geração do RS 6, que manteve o pioneirismo da montadora na construção de motores e atingiu o que parecia inalcançável: deixar o modelo ainda mais potente e esportivo. A montadora manteve os dois turbo compressores, mas agora adotava cinco litros de cilindrada e dez cilindros. Com isso, a potência do novo propulsor V10 5.0 biturbo cresceu para 580 cavalos e o torque para 650 Nm, disponíveis já a partir de 1.500 rpm. O peso do propulsor era de 278 kg. Uma força colossal cujos números superavam até mesmo o modelo R8, que tinha no máximo 560 cavalos na versão RS.
Terceira geração (C7)
Como menos cilindros e avanços em termos de dinâmica e eficiência do novo propulsor, novamente, o RS 6 era pioneiro ao adotar em sua motorização o downsizing, solução que seria posteriormente disseminada pela indústria automotiva. Com dimensões mais compactas e uso maior de alumínio em seus componentes, o motor 4.0 V8 biturbo teve seu peso reduzido em cerca de 120 kg. Em termos de carroceria, a distribuição de peso foi redefinida para 55% no eixo dianteiro e 45% no traseiro, ante 60% e 40% respectivamente da versão anterior, o que contribuiu para reduzir o peso do veículo em 100 kg, apesar da versão Avant ficar seis centímetros mais larga que o A6 convencional. O motor também foi reposicionado e ficou 15 centímetros mais para trás.
Quarta geração (C8)
Em 2019, três anos antes de completar 20 anos, a quarta geração do RS 6 (C8) chegou ao mercado e permaneceu fiel à sua herança inovadora. O propulsor 4.0 V8 biturbo com 600 cavalos de potência e 800 Nm de torque ganhou, pela primeira vez, um sistema híbrido leve de 48 volts, melhorando ainda mais a sua eficiência. Embora seja um pouco mais pesado que o predecessor, o RS 6 Avant chega aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos e aos 200 km/h em 12 segundos. A velocidade máxima é de 305 km/h, quando equipado com freio de cerâmica (opcional).
E o visual?
Bem, se as primeiras três gerações eram discretas e só revelavam seu potencial aos olhares mais apurados, a quarta e última geração tem uma proposta diferente: até quem é leigo reconhecerá que não está diante de um A6. O teto e as portas dianteiras e traseiras são as únicas coisas que o RS 6 Avant compartilha com o modelo básico A6 Avant. Os demais componentes foram alterados especificamente para o RS e a carroceria foi ampliada em perceptíveis oito centímetros.
Versão RS 6 Avant
Pela primeira vez, o RS 6 tem um capô independente e faróis Matrix LED com luzes laser do RS 7. As rodas também cresceram para 22 polegadas. Ao contrário de seus antecessores, a quarta geração (C8) não é fabricada em salas separadas e deixa a linha de montagem em Neckarsulm direto para o showroom.Isso é uma indicação da flexibilidade desses locais de produção. No Brasil, a atual geração do modelo é oferecida na versão RS 6 Avant ao preço de R$ 1.083.990,00 (venda direta). Com uma trajetória inspiradora de sucesso e pioneirismo, o RS 6 já tem seu nome, definitivamente, gravado na história da indústria automobilística mundial.
Relatório de sustentabilidade
… Bom dia! “Pare de ter medo do que poderia dar errado e pense no que poderia dar certo”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Suely Zanardi, Tuca Andrade, Jane Clara Arguello, Frank Souza, Maud Teixeira, Genesia Oliveira, Rosinha Nasser, Marian Guimarães, Ygor Ramos, Sonia Irlândes Matias, Rogerio Lani, Willian De Araujo Rosa, Marcio de Souza, Antonella Maria, Luiz Carlos Dos Santos Silva, Vanuza Saes Zarzur, Ediuzo Ferreira da Silva, Judith Nebril e Elza Larzan. Happy birthday!
… A Tommy Hilfiger anuncia a sua volta à Semana de Moda de Nova York pela primeira vez em três anos, com um desfile experimental que vai apresentar a mais recente coleção “See now, Buy now” para Outono 2022, ao mesmo tempo que faz o público mergulhar física e digitalmente em um mundo renovado da marca.
… A experiência interativa, que acontece no dia 11 de setembro, às 19h EST, é inspirado na cena criativa única de Nova York: um epicentro de pessoas e subculturas, uma colisão entre o clássico e a alta tecnologia e uma fusão de estilo e criatividade. Imerso no ambiente e no espírito de coragem da cidade de Nova York — o berço da marca Tommy Hilfiger – o evento vai conectar pessoas através de momentos espontâneos de criatividade em uma vitrine da vida real no Skyline Drive-In no Brooklyn, e em uma ativação de um metaverso paralelo.
… O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu novo concurso para trabalhadores temporários para o Censo 2022. O edital deste processo seletivo complementar com 15.075 vagas foi publicado ontem (28) no Diário Oficial da União.