Aumenta 21% no número de jovens interessados em voluntariado

Brasília - Grupo de voluntários se mobiliza para fazer um natal para a população em situação de rua na Rodoviária do Plano Piloto, com ceia, distribuição de presentes e brincadeiras para as crianças (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Atados, uma iniciativa social que conecta pessoas e organizações facilitando o engajamento em diversas oportunidades de voluntariado, revelou que durante a pandemia houve aumento de 12% nas inscrições para trabalho voluntário quando comparado ao mesmo período de 2019. Durante a pandemia do novo coronavírus, diversas ONGs e instituições ficaram em situação de vulnerabilidade, precisando do auxílio de novos colaboradores e de equipe. Segundo a plataforma, 249 novas ONGs se cadastraram no site em busca de voluntários.

Mudança no perfil do voluntário

De acordo com o levantamento, em 2019 existiam 73% de mulheres e 27% de homens cadastrados na plataforma do Atados. Em 2020, esse número mudou: mais homens estavam inscritos para práticas voluntárias (45%). A mudança também foi vista com relação à faixa etária. Em 2020 35% dos inscritos têm entre 18-24 anos, já em 2019, os jovens representavam apenas 14% dos inscritos.

Distanciamento social

O distanciamento social fez com que a procura por voluntariado a distância (online) desse um salto: aumento de 252% comparado ao mesmo período de 2019. “As pessoas passaram a ter mais tempo em suas mãos para dedicar ao próximo, e acreditamos que esse foi o principal motivo para o crescimento que percebemos na plataforma”, disse Beatriz Basile de Carvalho, coordenadora de redes do Atados. “A quarentena revelou de forma exacerbada diversos problemas que sempre existiram, muitas vezes invisíveis para muitos. Com certeza esse período fez com que as pessoas se sentissem mais solidárias e estivessem mais dispostas a doar tempo e recursos”, concluiu Beatriz.

O Dia das Boas Ações 1

Como parte das ações realizadas pelo Atados em 2020, está a quinta edição no Brasil do Dia das Boas Ações – maior movimento de voluntariado do mundo, promovido para mobilizar e despertar pessoas, organizações e empresas para a atuação social – acontecerá este ano no dia 5 de dezembro, no Dia Mundial do Voluntariado, em um evento online aberto e gratuito.

O Dia das Boas Ações 2

Realizado em mais de 100 países no mundo, a iniciativa é organizada no Brasil pelo Atados, em parceria com a Muda Cultural. O evento tem o intuito de fortalecer e aumentar o movimento e a cultura do voluntariado no Brasil. Esse ano, por ser um evento online, o movimento será nacional, mobilizando pessoas em todos os estados brasileiros. Mais informações: https://www.atados.com.br/dba

A importância do voluntariado

Considerado o maior movimento de mobilização voluntária do mundo, o Dia das Boas Ações é realizado em mais de 100 países. No Brasil, a primeira edição aconteceu em 2016 e teve atividades distribuídas por mais de 40 cidades, beneficiando mais de 40 mil pessoas em quase 300 iniciativas. Na edição passada, o evento mobilizou 108 países, com 23.000 projetos e mais de 3.900 voluntários.

Querida que só, Beatriz Puccini festeja hoje mais um aniversário. Happy Birthday!

… Bom dia! “Rico é quem sabe ser feliz com o suficiente!”

… Trocam de idade hoje: Andrea Ferreira Domingos, Rene Sayegh, Rosana Freire e Florence Lima. Happy birthday!

O casal Ana Lúcia e René Sayegh. Ele que hoje festeja mais um aniversário!

… Hoje, 20 de novembro é o (DPOC), patologia caracterizada pela obstrução do fluxo de ar nos pulmões, provocada por fumaça de cigarro ou outros compostos nocivos à saúde respiratória. A estimativa no Brasil é de que cerca de 40 mil pessoas morram anualmente por conta da DPOC, o que já representa 4 óbitos por hora e torna-se uma preocupação cada vez maior entre os especialistas.

… De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), atualmente o Brasil tem 6 milhões de pessoas que convivem com a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)1. Esta patologia é conhecida por aumentar o risco de gravidade da COVID-19, além disso “houve diminuição de consultas desses pacientes nesse período de pandemia” como comentou o pneumologista e gerente médico GSK Dr. Franco Martins, o que reforça ainda mais a importância de cuidados e adesão aos tratamentos.

… Com o compromisso social voltado à saúde respiratória, desde junho a GSK, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a Fundação ProAr, Associação Crônicos do Dia a Dia, Universo Online (UOL), Portal Drauzio Varella, Minha Vida, Avós da Razão e Avosidade lançou uma campanha “DPOC – Informação Inspira” para levar informações consistentes à população sobre o real impacto da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), popularmente conhecida como enfisema pulmonar, e que na próxima década poderá ser a terceira principal causa de morte em todo o mundo4.

… Voltada para o público em geral, a campanha dispõe de uma série de conteúdos no portal (https://www.dpocinformacaoinspira.com.br) dedicado às questões mais relevantes dessa doença, ainda muito subdiagnosticada.