A Páscoa deste ano será diferente, com cada um na sua casa e muitas famílias confraternizando pelos aplicativos de celular e computador. Porém, algumas tradições não mudam, como a preparação do bacalhau para o almoço. Para obter o sabor clássico do bacalhau é importante que ele seja seco e salgado, pois isso garante a qualidade premium do autêntico Bacalhau da Noruega. Receita de Bacalhau da Noruega grelhado com azeite de tomate seco e cravinho. Veja só:
Primeira etapa – Como dessalgar:
O tempo de dessalgue do bacalhau depende da altura das postas e a peça escolhida. O indicado é a colocação do bacalhau em recipiente de água fria, com pedras de gelo, dentro da geladeira e usar duas partes de água para cada parte de bacalhau.
Indicação de tempo de dessalgue e troca de água:
- Bacalhau Desfiado: 6 horas (trocar a água de 3 em 3 horas)
- Postas normais: 24 horas (trocar a água de 6 em 6 horas)
- Postas grossas: 40 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
- Postas muito grossas: 48 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
- Lombos muito grossos: 72 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
Tempo de preparo: 20 min
Grau de dificuldade: Fácil / Rende 4 porções
Ingredientes:
- 800g de Bacalhau da Noruega
- 200ml de azeite extravirgem
- 1 colher de café de cravo-da-índia em pó
- 75g de tomates secos picados
Modo de fazer:
Bacalhau: Corte o bacalhau ao meio, pela espinha, enxugue bem o lado da pele e coloque para grelhar com a pele virada para a grelha. Quando virar o bacalhau, borrife com água para evitar que fique muito seco e, no momento de servir, pincele com o azeite extravirgem a gosto.
Azeite: Junte os ingredientes – azeite, tomate seco e cravo-da-índia – no liquidificador e bata até obter uma textura homogênea. Sirva como molho para o bacalhau grelhado.