Bacalhau confitado com purê de grão de bico

Bacalhau confitado com purê de grão de bico” é uma deliciosa sugestão para o Almoço de Páscoa

Já escolheu o cardápio do almoço de Páscoa? Que tal aprender uma receita bastante nutritiva para acompanhar o tradicional bacalhau? O Felipe, a Thais Silva, a Thais Batista e a Sarah, participantes do Chef Aprendiz Chuvisco, sugerem o “Bacalhau confitado com purê de grão de bico”. A receita foi criada para a apresentação da final da 7ª edição do Chef Aprendiz, o projeto de transformação social que utiliza a gastronomia como principal ferramenta para capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social, auxiliando, assim, na oportunidade de emprego em cozinhas e estabelecimentos parceiros.

Confira a seguir o passo a passo:

Ingredientes:

500 gramas de Lombo de Bacalhau
2 xícaras de chá de grão de bico
3 xícaras de chá de azeite
1 xícara de chá de creme de leite
5 dentes de alho
1/3 de maço de alecrim
2 cebolas
½ xícara de chá de azeitonas pretas
Sal
Pimenta do reino

Modo de preparo

Deixe o grão de bico de molho em água filtrada por 8 horas, escorra, lave-o bem e leve ao fogo em uma panela de pressão para cozinhar. Após cozido bata-o no processador até atingir o ponto de purê. Reserve.

Em uma frigideira coloque o azeite, os dentes de alho, os ramos de alecrim, a cebola cortada em julienne, e as azeitonas. Leve ao fogo baixo e cozinhe o bacalhau por 30 minutos. É muito importante que o fogo esteja extremamente baixo, para que não frite. Reserve.

Em uma panela coloque o purê de grão de bico, o creme de leite e corrija o tempero. Em um prato coloque o purê e sobre ele disponha o lombo de bacalhau já cozido. Finalize adicionando a cebola, o alho e as azeitonas e uma generosa quantidade de azeite. Sirva imediatamente.

Rendimento: 4 pessoas

Finalistas
Chef Aprendiz

Chef Aprendiz Comunidades

Trata-se de um projeto de desenvolvimento humano e inserção social que usa a gastronomia como a principal ferramenta. Capacitando jovens em situação de vulnerabilidade social para conseguirem seu primeiro emprego em cozinhas de parceiros. Ao longo de quase seis meses os 20 jovens vivenciam aulas teóricas e práticas sobre gastronomia e autodesenvolvimento de modo a prepará-los para o mercado e para a vida. Uma competição final coloca à prova os conhecimentos adquiridos durante as oficinas, e encerra o processo com chave de ouro. Os jurados presentes oferecem vagas de empregos para os jovens que querem iniciar uma carreira como auxiliar de cozinha.