Os engenheiros da BMW M Motorsport trabalharam intensamente para tornar o seu carro-chefe nas corridas de GT, o BMW M4 GT3, ainda melhor. O resultado deste trabalho é a versão EVO do carro, que foi apresentada recentemente em Nürburgring, na Alemanha. O BMW M4 GT3 EVO estará nas pistas a partir da temporada de 2025 e o mesmo se aplica ao BMW M4 GT4, que também terá uma versão EVO disponível a partir da próxima temporada. A chave para otimizar o BMW M4 GT3 para os engenheiros da BMW M Motorsport foi o intenso diálogo com equipes e pilotos, já que nada melhor do que conversar com quem usa o carro profundamente para melhorá-lo.
Desta forma, o foco do BMW M4 GT3 EVO não foi exclusivamente no desempenho, mas também em áreas como dirigibilidade, eficiência e confiabilidade. O desenvolvimento foi realizado, principalmente, pelos pilotos da BMW M, entre eles, o brasileiro Augusto Farfus. Com visual atualizado, assim como o modelo de rua, o M4 GT3 EVO recebeu melhorias aerodinâmicas, na suspensão e freios para ficar ainda mais veloz e confiável nas pistas pelo mundo. Se estivesse à venda nas concessionárias da BMW espalhadas pelo mundo, modelo custaria 578 mil euros (R$ 3,3 milhões na cotação do dia).
A chave para otimizar o BMW M4 GT3 para os engenheiros da BMW M Motorsport foi o intenso diálogo com equipes e pilotos, porque somente quando você sabe o que os clientes precisam para poder dirigir um carro GT de maneira ideal, você pode adaptá-lo perfeitamente às suas necessidades. Assim, o foco do BMW M4 GT3 EVO não estava necessariamente no puro desempenho, mas em áreas como dirigibilidade, eficiência e confiabilidade. O trabalho de teste foi realizado principalmente pelos pilotos da BMW M, Jens Klingmann (GER), Bruno Spengler (CAN) e Augusto Farfus (BRA). O preço do carro é de 578 mil euros líquidos.
Detalhes sobre o pacote EVO do BMW M4 GT3.
Do lado de fora, as mudanças no chassi são perceptíveis no BMW M4 GT3 EVO, que não é mais pintado tradicionalmente, mas é revestido com um revestimento catódico significativamente mais leve. Espelhos aerodinâmicos menores, saídas de ar maiores nos arcos das rodas dianteiras e uma faixa de ajuste alterada da asa traseira proporcionam maior eficiência aerodinâmica.
Novas barras estabilizadoras nos eixos dianteiro e traseiro, discos de freio traseiros maiores e um diferencial muito mais fino e mais fácil de ajustar garantem menos desgaste dos pneus e freios e, portanto, uma dirigibilidade melhor e mais consistente. Os faróis dianteiros e traseiros em design LCI também são novos.
O design “Inception” integra os temas da digitalidade e dimensionalidade em um mosaico ousado e de alto contraste. De múltiplas perspectivas, as icônicas cores M aparecem na mesma sequência em que ocorrem no logotipo M: azul claro à esquerda, azul escuro no meio e vermelho à direita, mas agora em três dimensões extrudadas semelhantes a pixels. Esta abordagem estabelece um layout geral assimétrico para o carro, que também integra uma parte preta fosca não refletiva à frente do motorista para auxiliar seu foco dianteiro. Para o BMW M4 GT3 EVO, nas áreas escuras da pintura, a película foi omitida para permitir que a autêntica construção em fibra de carbono aparecesse e, ao mesmo tempo, economizar peso.