A partir do final de junho, os brasileiros devem contar com uma nova companhia aérea nos céus do país. É que de acordo com o presidente da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), Tiago Sena, a empresa deve começar suas operações no Brasil no dia 30 de junho. Para isso, as vendas das passagens aéreas serão iniciadas hoje (14.05), por meio do site da companhia. No último mês, a ITA recebeu o Certificado de Operador Aeronáutico (COA) da Anac, que habilita a aérea a atuar no país.
Voos
A expectativa é de que o percurso do primeiro voo da nova companhia deva acontecer entre os aeroportos de Vitória (ES) e de Guarulhos (SP). Além das duas cidades, outras sete deverão receber voos: Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre. A ideia é que, até o final de 2021, a ITA adicione mais 8 localidades aos seus itinerários e atenda, no total, 17 destinos nacionais.
Itapemirim Transportes Aéreos
A Itapemirim Transportes Aéreos foi criada em 2020 e faz parte do Grupo Itapemirim, que tem 67 anos de história no setor de transportes do país. A Viação Itapemirim, empresa do segmento rodoviário, atende 2,5 milhões de passageiros por ano em 2.700 cidades de 19 estados brasileiros, com mais de 300 ônibus. O Grupo possui ainda empresas ligadas a outras operações na área, com foco especial em ferrovias e no transporte urbano, por meio de veículos leves sobre trilhos (VLTs). (Fonte: Brasil Travel News)
Doses de vacinas
O Ministério da Saúde (MS) começou a enviar um novo lote de 5,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Neste estoque estão doses da Oxford/AstraZeneca, fabricada pela Fiocruz e da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
Remessa
Esta remessa é destinada para a segunda dose de trabalhadores da saúde com faixas etárias de 65 a 69 anos e de 85 a 89 anos, além de povos indígenas, ribeirinhos e comunidades quilombolas e pessoas com deficiência permanente.
Orientação
O MS orienta as pessoas para tomarem a segunda dose mesmo que tenha ultrapassado o tempo indicado. Essa recomendação foi dada em razão da falta de doses para a segunda aplicação devido à falta de matérias-primas, especialmente no caso da CoronaVac, cuja produção teve atraso no envio da China de Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFAs) para a fabricação do imunizante.
Novas recomendações
As doses também são para gestantes e puérperas. O MS emitiu ontem novas recomendações a este público após a morte de uma gestante no Rio de Janeiro depois da aplicação de dose da Oxford/AstraZeneca. Devem ser vacinadas apenas as mulheres deste segmento com comorbidades e com as vacinas da CoronaVac e Pfizer.
Suspensão
De acordo com o comitê de especialistas do Programa Nacional de Imunizações, ainda não foi constatada a relação de causalidade entre a vacina e a morte da gestante. O caso está sendo investigado. A suspensão para aplicar a dose do imunizante Oxford/AstraZeneca foi adotada por cautela.
Em São Paulo
O avanço no combate à pandemia possibilitou ao governo de São Paulo decretar novas medidas de flexibilização da economia nas últimas semanas. Além da ampliação do horário de funcionamento de comércio e serviços, atrações culturais e outros pontos turísticos já reabriram ao público na capital paulista, com ambientes seguros, protocolos sanitários e capacidade reduzida.
Na atual fase de transição do Plano São Paulo, restaurantes, lojas, shoppings, cinemas e teatros podem funcionar todos os dias dentro do período das 6h às 21h e com 30% da capacidade. Já os parques podem abrir das 6h às 18h, com público limitado a 25% da capacidade.
Enem
O presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, informou ontem (13) a membros do Conselho Nacional de Educação que, por falta de tempo e orçamento, o Enem 2021 não será realizado. As informações são do colunista Ancelmo Gois, do O Globo. A previsão é de que as provas sejam aplicadas em janeiro ou fevereiro de 2022.
Sem açúcar
Em constante evolução para se adaptar às mudanças nos gostos e necessidades dos consumidores, e com a inovação como parte de seu DNA, Coca-Cola lança globalmente uma nova receita de Coca-Cola Sem Açúcar. E para completar a mudança, a bebida ganha uma nova identidade visual, atraente e mais icônica, com letras pretas sobre um fundo vermelho, e design e layout informativos mais simples.
… Bom dia! “Todo dia é uma ocasião especial. Guarde apenas o que tem que ser guardado: lembranças, sorrisos,poemas, cheiros, saudades, momentos”. (Martha Medeiros)
… Trocam de idade hoje: Antônio Carlos Perez, Omar Ayoub, Raufi Marques, Marcelo Simiolli, Luiz Thompson, Anderson Pacheco, Claudia Quadros, Cauê Bueno, Thiago Asato, Elsa Massano, Maria Clara Scardini e Mauro Goulart Filho. Happy birthday!
… O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Paulo Corrêa (PSDB) recepcionará o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) , nesta sexta-feira (14), em agenda no Assentamento Santa Mônica, em Terenos. Na ocasião, ele representará o governador Reinaldo Azambuja.
… No evento, organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), comandado pela ministra Tereza Cristina, serão entregues títulos de propriedade rural a assentados.
… O presidente regional da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo, informou durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 ontem (13) que o Brasil deve ter 200 milhões de doses da vacina desenvolvida pela farmacêutica contra o novo coronavírus até o fim deste ano.
… A Air Europa retoma seus voos entre Espanha e Estados Unidos a partir de junho, a bordo do Boeing 787 Dreamliner. Com três frequências semanais, às terças, quintas e sábados, a Air Europa retomará seus voos entre Madri e Miami no dia 12 de junho e voltará a operar em Nova York a partir de 25 de junho, também com três voos semanais: às quartas, sextas e domingos.
… Em parceria com o resort Transamerica Comandatuba, localizado em Una, região de Ilhéus, no litoral baiano, a Azul Linhas Aéreas anunciou que irá operar voos regulares para a região, desembarcando no próprio aeroporto de Una, ao lado do resort, a partir de 26 de junho. A rota será operada sempre aos sábados, partindo dos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, de Belo Horizonte.