Segundo o farmacêutico Jamar Tejada (Tejard) essa é uma condição de pele que ocorre quando os folículos capilares são obstruídos por óleo e células mortas da pele.
Apesar de ser mais comum em adolescentes e jovens, há adultos que convivem com esse problema ao longo de toda a vida. Os sintomas variam de simples cravos a espinhas cheias de pus ou grandes caroços vermelhos e sensíveis e os tratamentos incluem cremes e produtos de limpeza de pele que podem ser comprados livremente, bem como antibióticos vendidos sob receita médica.
Para as receitas naturais e caseiras, Jamar deixa duas receitas que levam camomila na composição. Isso porque, as flores desta erva, que são usadas para preparar o chá, são bastante ricas em óleos essenciais e outros compostos flavonoides, como apigenina ou quercetina, que trabalham em conjunto para oferecer uma ação bastante anti-inflamatória, além de antibacteriana.
Por esse motivo, a camomila é uma boa opção para aliviar vermelhidões na pele, além de desinfectar pequenas feridas. Em opção ao chá, a camomila pode também ser usada na forma de cremes ou pomadas ou receitas simples, como essas abaixo.
Emplastro de flor de camomila e de melissa ou de chá verde
- 3 colheres das flores secas
- Mel
- Própolis
- Faz uma pasta até engrossar e depois é só aplicar na pele.
Esfoliação com farelo de aveia
- Um punhado de farelo de aveia grossos
- Um pouco de água
- Uma colher de mel
- 5 gotas de própolis ou óleo de camomila
Aplicar em toda a região do rosto com pequenos movimentos circulares por toda a pele. Ao terminar, o rosto deve ser bem lavado com água fria.