A Peugeot celebrou, neste mês de julho, sua volta ao Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), na Itália, durante as 6 Horas de Monza. Esse retorno triunfante aconteceu com seus dois Hypercars Peugeot 9X8 #93 e #94, carros de motorização híbrida, alinhados à estratégia de eletrificação da Marca.
Depois dos programas 905 (1990-1993, motorização V10 a gasolina) e 908 (2007-2011, motorização V12 a diesel HDI FAP), e após seis meses de uma intensa campanha de testes em diferentes circuitos europeus, os dois carros 9X8, protótipos Le Mans Hypercar do Team Peugeot TotalEnergies estrearam oficialmente como carros de corrida, em Monza.
O Campeonato Mundial de Endurance e a marca têm uma história comum, rica em experiência. O programa esportivo, que reflete o desafio tecnológico e o compromisso com a transição energética da Marca, desenvolve-se em torno de dois novos elementos, com métodos de trabalho e ferramentas cada vez mais inovadoras. Em pouco mais de um ano e meio, o PEUGEOT 9X8 e uma equipe de corrida foram construídos e moldados ao longo de treinos e ensaios nas pistas e nas oficinas.
100 % Peugeot: um Hypercar desenvolvido inteiramente pela Marca
O Hypercar é equipado com um sistema de motor híbrido: um V6 2,6l, bi turbo, 500 kW e dois motores elétricos no eixo dianteiro, 200 kW e equipado com uma bateria de alta tensão (900 V). A ausência de aerofólio traseiro e a assinatura luminosa com três garras, característica do design PEUGEOT, conferem ao modelo um estilo único e identificável.
Cada um dos modelos contou com três pilotos e um engenheiro. No carro #93, Paul Di Resta, Mikkel Jensen e Jean-Eric Vergne formaram a equipe e Gauthier Bouteiller foi o engenheiro do veículo. No #94, a equipe foi constituída por Loïc Duval, Gustavo Menezes e James Rossiter, com Brice Gaillardon como engenheiro.
“Estas 6 horas de corrida foram duras. Viemos aqui para aprender e, de fato, aprendemos muito. Encontramos muitos problemas relacionados à corrida, que é impossível simular nos treinos, mas estamos tranquilos com o potencial do nosso carro que demonstrou, durante os treinos livres e as fases da corrida, que tem um bom nível de desempenho. Estávamos no ritmo, mas sempre cientes de nossas áreas de melhoria. Temos sessões de testes agendadas nas próximas semanas que nos permitirão corrigir os problemas para estarmos prontos para o próximo desafio.”
Jean Marc Finot, Diretor de Stellantis Motorsport, avalia que esse retorno celebra a conclusão da primeira etapa da missão da Marca. “Construir um time e um Hypercar LMH inteiramente baseado no know-how e na tecnologia do Team PEUGEOT TotalEnergies para participarmos do Campeonato Mundial de Endurance e das 24 horas de Le Mans.
A corrida de Monza marca o começo de uma nova era no Endurance para a Peugeot Sport: nosso objetivo é lutar por vitórias e demonstrar a excelência da tecnologia eletrificada da Marca PEUGEOT”. A equipe dos Hypercars já tem em vista o próximo desafio, o campeonato 6 Horas de Fuji. Importante competição que ocorrerá no mês de setembro, no Japão.