Campo Grande celebra o Dia Nacional do Campo Limpo

Central de recebimento da cidade irá comemorar os resultados do Sistema Campo Limpo com atividades de conscientização ambiental no dia 16 de agosto

Em sua 20ª edição, o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) destaca o compromisso unificado do setor agro na busca de atividades mais sustentáveis. Sob o tema “Comemorando juntos as conquistas de todos”, a data visa reconhecer os impactos positivos do Sistema Campo Limpo, o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Em Mato Grosso do Sul, além de Campo Grande outras sete cidades vão promover atividades.

 Durante a semana de 12 a 16 de agosto, mais de 100 cidades em todo o Brasil realizarão atividades comemorando os resultados de destinação ambientalmente correta. Somente em 2023, 53,2 mil toneladas de embalagens tiveram uma destinação adequada. Isso só foi possível com a ajuda de todos os elos da cadeia do setor (agricultores, indústria, revendedores e poder público).

O DNCL é realizado pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), entidade gestora do Sistema Campo. O Instituto, sem fins lucrativos, celebra ainda o marco de mais de 754 mil toneladas de embalagens vazias destinadas de forma ambientalmente correta desde 2002, contribuindo para a redução de 1,05 milhão de toneladas de CO2 e emitidas.

Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV, enfatiza a importância do DNCL para o setor agropecuário brasileiro. Segundo ele, “o Instituto é, na prática, o ESG do agro. Esta celebração não apenas reforça o trabalho de toda a cadeia produtiva, mas também consolida o Brasil como líder global na reciclagem de embalagens de defensivos agrícolas.

O DNCL Portas Abertas proporcionará à comunidade a oportunidade de conhecer de perto as práticas sustentáveis adotadas pelas centrais de recebimento, enquanto palestras educativas realizadas em escolas e homenagens aos agricultores destacam o papel fundamental desses profissionais na reciclagem e na conservação ambiental.

“As diversas atividades realizadas para marcar a data representam uma oportunidade para a comunidade conhecer de perto o trabalho do Sistema Campo Limpo. Além de aumentar a conscientização e a ampliar a participação de todos em nosso programa auxiliando no cuidado com o meio ambiente e na manutenção do campo limpo”, destaca Weider Santana, coordenador Regional de Operações do inpEV.

Durante a 20ª edição, as atividades vão mobilizar mais de 100 mil pessoas em ações envolvendo autoridades, agricultores e a comunidade em geral. As centrais participantes promoverão as seguintes atividades durante o mês de agosto:

DNCL Porta Abertas

Data: 16 de agosto de 2024

Local: Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEv)

Endereço: AVENIDA HENRIQUE BERTIN, Nº 8.895

Detalhes: O evento contará com a presença de agricultores, autoridades, comunidade local, distribuidores e estudantes.

Parceria para a reciclagem de eletroeletrônicos

Para reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade e a destinação correta de resíduos, este ano o inpEV também firmou uma parceria com a Green Eletron, principal gestora brasileira de logística reversa de eletrônicos e pilhas.

Os moradores e visitantes das regiões de Campo Grande (MS) e Piracicaba (SP) terão a oportunidade de descartar produtos eletroeletrônicos de uso doméstico que já não possuem mais utilidade, como computadores, impressoras, telefones, geladeiras, TVs, carregadores, pilhas gastas e outros (para mais informações clique aqui).

Agenda

Campo Grande

13 e 14/08/24 – Estacionamento do Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), rua Sebastião Taveira, 268, São Francisco.

…Bom dia! “Não importa se você vai devagar, tanto quanto importa o fato de você não parar”

…Um abraço aos aniversariantes de hoje: Eliandre Eledga Siqueira Lohmann, Reginaldo Terra, Gisele Rosa Pedroso, Ana Maria Almeida, Amilton Obino de Abreu, Amilton Candido de Oliveira, Roberta Romero Lopes e Jean Phierre Vargas. Happy birthday!

… No dia 4 de julho, a equipe de profissionais do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), filiado à Rede Ebserh, juntamente com profissionais oriundos de Brasília (DF) realizaram o procedimento cirúrgico de captação de órgãos para transplante.

Equipe de Brasília (DF) realizou os procedimentos, juntamente com a equipe do hospital em que rins e córneas puderam ser doados e ajudaram quatro vidas.
A doação veio de um paciente de 66 anos, vítima de AVC, que, infelizmente não sobreviveu. Após a confirmação da morte encefálica por protocolo, a família foi  informada e entrevistada e aceitou a doação dos órgão e tecidos.Mesmo nesse momento de dor e perda, com esse gesto altruísta da família, foi possível captar dos dois rins e as duas córneas, que puderam ajudar mais quatro vidas que estavam a esperada de transplantes.