Caquis espanhóis chegam este mês ao Brasil

Ao verão brasileiro, junta-se uma das frutas mais deliciosas da Europa, o famoso caqui PersiMon, de origem espanhola. Em breve estará disponível nos principais distribuidores e atacadistas do país.

Diretamente da Espanha, o famoso caqui PersiMon retorna ao país este mês, prometendo revolucionar o paladar dos brasileiros. Para marcar sua chegada, diversas atividades serão realizadas com os consumidores e principais distribuidores, promovendo degustações e todos os benefícios exclusivos do caqui.

De cor laranja brilhante, PersiMon se destaca por sua textura firme e crocante e seu leve sabor de baunilha. Não é adstringente, tornando a degustação uma experiência única, diferente das variedades locais que são consumidas quando muito moles.

Ao verão brasileiro, junta-se uma das frutas mais deliciosas da Europa, o famoso caqui PersiMon, de origem espanhola.

Originário da região espanhola de Valência, a fruta é a marca registrada que permite aos consumidores reconhecer os caquis da variedade “vermelho brilhante” que têm a denominação de origem “Kaki Ribera del Xúquer” desde 1997. É lá, no coração de belos pomares, que floresce a árvore do caqui.

Seus frutos são colhidos à mão, cuidando ao máximo dos detalhes calibre, aparência, grau de maturação, conferindo-lhes um caráter único. Apenas os frutos desta DOP denominação de origem protegida podem levar o nome da fruta, com a garantia de estarem sempre maduros e prontos para comer ao chegar às lojas. Mas além do sabor, o caqui oferece grandes benefícios à saúde. Rico em antioxidantes, vitamina C e fibra, o caqui é um aliado para aqueles que buscam uma dieta equilibrada. Com apenas 66 calorias, é também uma fonte de provitamina A, potássio, fósforo e magnésio.

A fruta é rica em água, proporcionando hidratação e energia com seus açúcares naturais. A grande quantidade de fibra beneficia a saúde gastrointestinal e proporciona saciedade, tornando-se um aliado para pessoas com sobrepeso ou diabetes. Uma verdadeira mais-valia para a forma física e saúde. Fornece energia e antioxidantes, contendo um terço da dose diária recomendada de provitamina A (2710 ul).

Caqui Persimon

Excepcionalmente rico em fibra (2,5 g), pode também atuar como supressor do apetite, tudo isso com apenas 66 calorias. Na Europa, sua reputação já está consolidada. Seu sabor delicioso e refrescante, que lembra as frutas de verão, aparece nos meses mais frios, de outubro a janeiro, quebrando a monotonia das bancas de frutas. Além disso, os caquis espanhóis não têm caroço nem sementes e a sua casca é comestível, tornando-os uma escolha ideal para todas as idades e uma opção saudável em comparação com alimentos industrializados. Costumam apresentar pequenas manchas externas e pequenos defeitos superficiais que de forma alguma afetam sua qualidade.

Para os gourmets, o caqui é extremamente versátil. Seja cru, em purê, com carne ou até em receitas mais elaboradas, esta fruta pretende ser a estrela espanhola das mesas brasileiras. Da cor do sol, com sua pele suave, lisa e brilhante, é apetitosa e deliciosa ao extremo. Sua polpa firme convida a mordê-la e desfrutar de seu sabor levemente doce com um toque de baunilha. Seu objetivo é claro: fornecer energia e vitaminas para enfrentar a chegada do verão. Uma fruta “coringa” para saborear a qualquer hora do dia. O caqui pode ser comido cru de várias formas, e cada amante da culinária encontrará sua favorita. Saboreia-se como uma maçã, fresca, em fatias ou em purê.

Seu leve sabor de baunilha adiciona um toque sensual encantador. Para os mais criativos, também pode ser servido com peixe branco, vieiras, foie gras ou aves. Degustado em uma tigela polvilhada com uma colher de granola e amêndoas, é um café da manhã encantador. No entanto, para os mais refinados, pode ser cozido por 5 minutos com um toque de vinagre balsâmico e molho de soja para acompanhar um filé de frango ou peixe como dip.

Caqui é Saúde!

O caqui espanhol está se tornando cada vez mais popular e valorizado pelos consumidores devido à facilidade de consumo. Ao contrário de outras frutas como pêssegos, cerejas, ameixas, melancias, uvas, maçãs e peras, não tem caroços nem sementes. Essas características tornam o caqui em uma opção ideal para crianças e uma alternativa saudável aos alimentos industrializados ricos em gorduras saturadas e açúcares adicionados.

É uma das frutas mais energéticas e é considerada uma das melhores para a saúde. Excepcionalmente rica em fibra (2,5 g), é uma das frutas mais saudáveis da temporada. Com um terço da ingestão diária recomendada de provitamina A (2710 ul), contribui para aumentar a ingestão de antioxidantes. 170 mg de potássio 26 mg de fósforo 11 mg de vitamina C 8 mg de magnésio (Valores por 100 g.)

Incluído em uma dieta equilibrada, o consumo de caqui oferece inúmeros benefícios à saúde. É rico em água, proporcionando hidratação, energia e açúcares naturais. A fruta é também uma excelente fonte de fibra, beneficiando a saúde gastrointestinal e ajudando a sensação de saciedade. Além disso, o consumo de fibra pode estabilizar os níveis de glicose no sangue, sendo benéfico para pessoas com sobrepeso ou diabetes.

O caqui espanhol está se tornando cada vez mais popular e valorizado pelos consumidores devido à facilidade de consumo.

É uma das frutas mais ricas em antioxidantes, substâncias que neutralizam os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. E para completar, é de fácil digestão, contribuindo para um bom funcionamento do sistema digestivo, e também é isenta de colesterol, glúten e lactose.
Composição Nutricional

A composição nutricional varia de acordo com a variedade de caqui “Vermelho Brilhante” (DOP Persimon). Comer um caqui PersiMon todos os dias pode contribuir significativamente para a ingestão diária de nutrientes essenciais. De acordo com a Agência Espanhola de Segurança Alimentar, um caqui espanhol fornece:

  • 43% da fibra diária recomendada
  • 22% do potássio diário
  • 43% do ferro diário para homens e pelo menos 30% para mulheres
  • 18% do manganês diário
  • 23% da vitamina C diária

Conforme a legislação em vigor, os caquis espanhóis podem incluir as seguintes declarações:

  • Baixo teor de gorduras
  • Baixo teor de sódio/sal
  • Fonte de fibra

Confira algumas receitas:

Carpaccio de caqui e robalo marinado com limão e flor de sal

Ingredientes:

  • 2 caquis
  • 4 filés de robalo
  • 100 g de vegetais da sua preferência
  • 1 punhado de sementes germinadas
  • Raspas de 1/2 limão
  • 1 colher de chá de suco de limão
  • 1 colher de chá de molho de soja
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1/2 colher de chá de flor de sal
  • Pimenta a gosto

Preparo

Prepare a marinada: numa tigela, misture o azeite, o suco de limão e o molho de soja.

Corte os filés de robalo em rodelas finas. Despeje a marinada sobre eles e deixe descansar por pelo menos 10 minutos. Adicione os vegetais e as sementes germinadas, misturando bem.

Tempere com flor de sal e pimenta.

Descasque os caquis e corte-os em tiras finas. Disponha-os em um prato.

Coloque o robalo marinado por cima e finalize com as raspas de limão.

Serve 4 pessoas

Caqui com bolachas marinado no merengue

Ingredientes:

  • 2 caquis
  • Suco de 1/2 laranja
  • Raspas de laranja
  • 1 colher de chá de licor de laranja
  • 1 colher de sopa de açúcar em pó
  • 6 gotas de essência de baunilha
  • 6 bolachas trituradas de sua escolha
  • 2 claras de ovo
  • 40 g de açúcar de confeiteiro
  • 1 pitada de sal

Preparo

Prepare a marinada: numa tigela, misture o açúcar, o licor, o suco de laranja, as raspas e as gotas de baunilha;

Descasque os caquis e corte-os em cubinhos. Despeje a marinada sobre eles e deixe descansar por pelo menos 10 minutos;

Bata as claras em neve com uma pitada de sal até ficarem firmes, incorporando aos poucos o açúcar de confeiteiro;

Em forminhas, adicione a marinada de caqui, as bolachas trituradas e finalize com o merengue utilizando um saco de confeitar;

Se quiser, finalize maçaricando o merengue.

Serve 4 pessoas