Centro-Oeste tem déficit habitacional de 268,4 mil moradias

Déficit habitacional

Estudo inédito encomendado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) à Ecconit Consultoria Econômica, mostra que o déficit habitacional do Centro-Oeste é de 592.203 moradias. Desse total, 95,7% estão concentrados na parcela da população com renda familiar de até 5 salários mínimos (567 mil residências).

O presidente da Abrainc, Luiz Antonio França, observa que o déficit seria maior caso o país não tivesse programas de habitação para atender a população de baixa renda. “É preciso reforçar e ampliar essas políticas para zerar o déficit habitacional brasileiro, bem como focar na redução dos juros do financiamento imobiliário para permitir que os mais pobres realizem o sonho da casa própria”, afirma.

O estudo foi elaborado com base em dados do IBGE reunidos e analisados pela equipe da Ecconit, que é formadas pelos economistas Robson Gonçalves, Marco Capraro Brancher e Ana Maria Castelo.

Ônus excessivo

Em 2019, a dimensão absoluta do déficit alcançou 7,797 milhões de unidades. Isso corresponde a 9,6% do total de domicílios existentes no país no ano. Desse universo, 3.345.809 unidades compõem o chamado ônus excessivo com aluguel (pelo menos 30% da renda familiar comprometida com locação).

O ônus excessivo no país saltou de 18,9% do total do déficit em 2004 para 42,9%, em 2019, puxado pela perda de renda pelo brasileiro – especialmente a partir de 2014.

O Centro-Oeste tem 305.562 moradias na categoria do ônus. Esse montante supera o total de unidades do déficit restrito (habitação precária, coabitação familiar e adensamento excessivo), que é de 286.641 residências faltantes na região.

Ranking regional

O estado de Goiás lidera o déficit de habitação na região Centro-Oste, com 239.924 moradias faltantes para atender a população, sendo que 96% concentram-se na parcela da população com renda familiar de até 5 salários mínimos.

O Distrito Federal é o segundo no ranking regional, com déficit total de 136.393 moradias. O DF apresenta a maior proporção na faixa de renda familiar de até 5 salários: 99,5% do total do déficit está concentrado nesse extrato econômico.

Mato Grosso tem déficit de 109.652 morarias em todo o estado. Entre os mato-grossenses, 95,33% desse universo de excluídos da casa própria têm renda familiar de até 5 salários mínimos.

Já no Mato Grosso do Sul, o contingente de moradias em déficit é de 106.234. A população com renda familiar de até 5 salários mínimos representam 90,6% do déficit estadual.

Veja o ranking completo do ranking do déficit habitacional do Centro-Oeste por faixa de renda.

Demanda futura

O estudo da Abrainc-Ecconit faz uma projeção sobre a formação de novas famílias – incluindo “famílias unitárias”, representada pela crescente parcela de brasileiros vivendo sozinhos. Entre 2020 e 2030, calcula-se que 11,4 milhões de famílias surgirão.

Se cada uma delas demandar um imóvel está será a demanda por moradias em todo o país. Familiar com renda de até 5 salários mínimos deve responder por 81% das que precisarão de uma nova residência até 2030.

O Centro-Oeste deve demandar 8,8% das moradias necessárias para atender novas famílias, totalizando 999 mil unidades na próxima década.

Goiás deve ser o estado com maior demanda: 362 mil do total regional. Seguido por Distrito Federal (231 mil), Mato Grosso (223 mil) e Mato Grosso do Sul (183 mil).

A empresária Jorgeana Falcão que comanda o tradicional Restaurante Aruanã, festejando hoje mais um aniversário.

… Bom dia! “O tempo cura tudo, mas precisa da nossa ajuda também.”

…Trocam de idade hoje: Jorgeana Falcão,  Anita Burille,  Hilda Torres, Edson Garcia, Amélia Guerra, Luciana Rondon, Flávio Stefanel, Laura Petelinkar, Mariana Saad e Fabiana Fabi. Happy birthday!

ELLE lança sua sexta edição da revista digital. A capa da última edição do ano é protagonizada por Maisa Silva – atriz, apresentadora, influenciadora digital e nova empresária brasileira – que deu uma entrevista exclusiva à editora, Nathalia Levy, e estrelou um ensaio cheio de estilo e conceito.

… O cantor Ed Sheeran presenteou o público com um novo single lançado nesta segunda-feira (21). Afterglow surge em meio a uma pausa na carreira do britânico, que afirmou que a faixa não integra o próximo álbum, mas que é um presente de Natal para os fãs.

“Afterglow é uma música que escrevi ano passado que queria lançar para vocês”, publicou Ed Sheeran nas redes sociais. “Não é o primeiro single do próximo álbum, é apenas uma música que adoro e espero que vocês também amem. Apreciem!”, completou.

… No próximo dia 12 de janeiro, a Grife italiana Brunello Cucinelli abrirá a semana de moda masculina de 2021, na primeira “Pitti Uomo Digital”. A grife apresenta sua coleção Outono/Inverno 2021 direto de sua sede, em Solomeo, enquanto não é possível desfilar presencialmente em Florença.

A coleção será apresentada na “Casa Cucinelli”, um espaço instalado no interior da fábrica de Solomeo, que recria um ambiente familiar e que une a cultura, tradições, amor ao território italiano e hospitalidade.

.. Um lugar acolhedor, aonde é possível se sentir em casa, redescobrir o valor de um momento calmo e tranquilo, e apreciar o artesanato de qualidade e a criatividade das coleções. Este espaço é inspirado nos cenários que a marca costuma criar na Fortezza da Basso em Florença e na Casa Cucinelli em Milão, Londres, Paris e Nova York.

Mr. Brunello Cucinelli comentou: “Sempre considerei Pitti Uomo uma espécie de grande desfile ao ar livre, onde os 30.000 visitantes de todo o mundo se reúnem para definir o ” sabor “da a próxima temporada. Não há dúvida de que a Pitti Uomo e os quatro dias seguintes da Semana de Moda Milão representam a melhor semana de moda masculina do mundo”.

..