Chef Pâtissier e Chocolatier Rodrigo Ribeiro, que foi premiado em várias competições nacionais e internacionais, desenvolveu uma receita exclusiva de banana caramelizada sem glúten e com açúcar orgânico na composição. A sobremesa é composta por uma farofa doce de canela, feita com farinha de amêndoas, e gelato de baunilha madagascar da Dio Mio Gelato, foodtech focada no segmento de sorvetes premium. A opção é ideal para deixar as ceias de Natal e Réveillon mais leves e ainda muito saborosas, principalmente para os celíacos. Para a versão vegana, é só substituir a manteiga por opções feitas a partir de óleos vegetais. Além de optar pela linha de sorbets da Dio Mio Gelato, que engloba os sabores: maracujá, morango, limão, pitaia, melancia e chocolate 70% cacau. Confira:
Ingredientes farofa doce de canela
– 5 colheres de sopa (50g) de farinha de amêndoas
– 5 colheres de sopa (50g) de açúcar orgânico
– 3 colheres de sopa (30g) de manteiga
– Canela a gosto
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes até virar uma farofa e leve para assar no forno a 170°C por aproximadamente 15 minutos ou até ficar dourada.
Ingredientes banana caramelizada
1 banana
1 colher de sopa (10g) de açúcar orgânico
1 colher de chá (5g) de manteiga
Modo de preparo:
Corte a banana na vertical e polvilhe um pouco de açúcar por cima. Aqueça uma frigideira com a manteiga e coloque a banana com a parte do açúcar virado para baixo e deixe caramelizar. Enquanto isso, polvilhe o restante do açúcar na banana e vire para caramelizar o outro lado. Sirva ainda quente com a farofa e o gelato de baunilha de madagascar da Dio Mio. A combinação com sabores vegan friendly, como os sorbets de frutas e de chocolate 70% cacau, também surpreende.