Cinco cidades encantadoras para conhecer no Canadá

Montreal

O Canadá é um lugar que oferece muitas opções, agradando todos os tipos de viajantes. Como se não fosse suficiente, sua paisagem é bem heterogênea, com florestas, praias e montanhas. A amplitude térmica é grande – você pode passar por temperaturas bem abaixo de zero e desfrutar um verão cujos termômetros ultrapassam os 30 graus –, sem contar a segurança e receptividade.

Como um país grande em extensão territorial – é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para a Rússia –, o roteiro deve ser muito bem planejado. Dessa maneira, o deslocamento entre as cidades não se torna um fator negativo para sua viagem. Conheça agora o que fazer em cinco cidades canadenses: Montreal, Quebec, Ottawa (a capital), Toronto e Vancouver.

Montreal

MONTREAL

Montreal oferece várias atrações, seja de dia ou à noite. Situada no lado francês do país, é limpa, bonita e muito bem organizada. Se você pretende fazer turismo no Canadá, mas tem receio em função do idioma, não se preocupe: as pessoas também se comunicam em inglês na cidade.

Para quem aprecia as artes, vale a pena fazer uma visita ao Place dês Arts, um complexo que abriga galerias, teatros e museus.

Já o Vieux-Port, ou Porto Velho, é um local onde você pode apreciar o trabalho de artistas de rua em exposições. O local também é excelente para quem gosta de outros tipos de passeio: os turistas normalmente vão aos parques, fazem compras nas lojas e permanecem até anoitecer, pois o pôr do sol é incrível.

Vale a pena visitar o Complexo Olímpico nessa viagem de turismo pelo Canadá. Construído na ocasião das Olimpíadas que a cidade sediou, em 1976, tem uma torre inclinada, através da qual você pode ter uma visão em 360 graus.

Complexo Olímpico

O local também conta com o Biodôme, um complexo que traz quatro ambientes diferentes do continente americano, enaltecendo principalmente a fauna e flora. Ao lado, ainda há o Jardim Botânico.

Para quem gosta de visitar igrejas, o Oratório de Saint Joseph é parada obrigatória. O caminho que leva até o local é muito bonito, com um gramado repleto de árvores. A igreja foi construída em 1900 e é muito famosa entre os turistas no Canadá. Ainda nesse quesito, a Catedral de Notre-Dame é linda em seu interior e tem mais de 300 anos de construção. Seu acervo religioso é riquíssimo.

Um lugar bastante peculiar na cidade é o Montreal Underground City. Como a temperatura local é baixa em grande parte do ano, esse complexo subterrâneo de mais de 30 quilômetros – o maior do mundo – é também uma proteção contra o frio. Muito visitado por turistas no Canadá, é interligado pelo metrô.

Quebec

QUEBEC

As ruas de Quebec têm um charme único. Quebec é o nome de uma província (por sinal, onde fica Montreal) e também o de uma cidade.

Também situada na parte francesa do Canadá, é a única cidade murada da América do Norte. Com o visual que lembra o de uma vila francesa, tem um castelo, ruas de pedra e arborizadas, cafés e galerias de arte. É um local que não pode faltar no roteiro de turismo pelo Canadá.

O ChâteauFrontenac é um dos pontos turísticos mais vistosos da cidade Quebec é dividida em Basse Ville (cidade baixa) e Haute Ville (cidade alta). Na parte alta, você encontra o ChâteauFrontenac, um castelo onde está localizado um luxuoso hotel, e o Terrasse Dufferin, um terraço bem em frente ao castelo. Já na cidade baixa, muitos restaurantes, lojas e galerias de arte esperam por turistas e moradores, além de uma região histórica denominada PlaceRoyale.

Ottawa

OTTAWA

Ottawa é perfeita para quem gosta de locais mais pacatos. A capital canadense tem seus pontos turísticos bem próximos uns dos outros, facilitando a visitação de todos. Um local que não pode faltar no seu roteiro é o Parliament Hill (Colina do Parlamento), que abriga edifícios feitos em pedra em estilo gótico. Lá está localizado o parlamento canadense, que fica aberto para visitação gratuita.

O Rideau Canal liga Ottawa a Kingston via fluvial. Porém no inverno é impossível atravessá-lo, pois as baixíssimas temperaturas o fazem congelar, tendo então uma outra utilidade: vira uma enorme pista de patinação no gelo.

As igrejas também valem a visita, como a Catedral de Notre-Dame (que leva o mesmo nome da de Montreal).

Catedral de Notre-Dame

Já o distrito de ByWard é perfeito para quem gosta de sair à noite em razão dos vários restaurantes e bares. Durante o dia, você pode apreciar uma boa comida e frequentar uma feira de alimentos.

O Rio Ottawa é palco de inúmeros passeios de barco que os turistas que vão ao Canadá adoram fazer.

CN Tower. toronto

TORONTO

Toronto une modernidade e tradição. Maior centro metropolitano do Canadá, com mais de 5 milhões de habitantes, une tudo o que há de moderno em uma cidade com suas características modernas e os tradicionais prédios antigos.

Toronto tem uma praça equivalente a Times Square, denominada Yonge-Dundas Square. Também cercada de propagandas e palco de muitos eventos, recebe muitos turistas que visitam o Canadá.

Próximo dali, inclusive, fica a Yonge Street, a maior rua do mundo, com muitas lojas e com acesso a um outro centro subterrâneo, como o de Montreal.

E claro, não há como visitar Toronto sem passar pela CN Tower, o principal cartão postal da cidade.

VANCOUVER

VANCOUVER

Com o clima mais ameno, Vancouver pode ser escolhida para iniciar sua viagem, servindo também de adaptação. Assim como Toronto, Vancouver também possui um meio de transporte fluvial, o Seabus, que liga a região central a alguns bairros.

Como cidade praiana, oferece muitas opções de lazer nesse sentido, apesar de a água ser bem gelada. Em locais como o GranvilleIsland, uma península dentro da cidade, você pode ir a restaurantes e fazer compras, sendo essa uma alternativa diferente de turismo no Canadá.

O Stanley Park, assim como tantos outros em Vancouver, é um meio de estar mais próximo à natureza – a cidade é bem arborizada. No Vancouver Aquarium, é possível conhecer inúmeras espécies aquáticas de todos os portes e origens.

VANCOUVER

VISTO CANADENSE

O visto de turismo canadense, também conhecido como visto para visitantes, é o visto específico para indivíduos, casais e famílias brasileiras que desejam conhecer o país. Além disso, estudantes que forem passar tempo inferior a seis meses no país devem pedir o visto de turismo ao invés do específico para estudantes (sendo este segundo voltado para programas de estudo acima de seis meses e, muitas vezes, com permissão de trabalho).

Deve ser solicitado com, pelo menos, seis semanas de antecedência antes da realização da viagem. Ao contrário do visto americano, a taxa de rejeição é extremamente baixa, uma vez que menos de 5% de todos os pedidos realizados por brasileiros são negados.

O visto para visitantes tem validade de 10 anos ou pode vir com a validade do passaporte, porém fica a critério do oficial consular decidir sobre o vencimento, se dá direito à uma ou múltiplas entradas.

Os formulários para solicitar o visto estão disponíveis em inglês e deverão ser preenchidos nesse idioma.