Cinco maravilhosos jardins para conhecer na Ilha da Madeira

Por conta da localização privilegiada e do solo vulcânico e fértil, a Ilha da Madeira, destino português localizado em meio ao oceano Atlântico, conta com um clima de primavera o ano inteiro. Condições ideais para o cultivo de variadas espécies de plantas e flores oriundas do mundo todo.

Na Madeira, sempre há cores e aromas florais em qualquer estação do ano, espalhadas por uma enorme quantidade de parques e jardins cuidadosamente tratados, que convidam a um passeio de relaxamento e contemplação da natureza.

Confira 5 jardins imperdíveis para incluir no seu roteiro de viagem:

Jardim Tropical do Monte Palace

Este jardim é um verdadeiro paraíso natural e a sua riqueza artística, com inspiração budista e oriental, impressiona os visitantes, que se sentem invadidos por uma forte sensação de paz e tranquilidade. O local possui uma coleção de plantas exóticas e muitas espécies típicas dos bosques da Laurissilva. O jardim também conta com lagos, lagoas e cascatas, além de 40 painéis de azulejos que contam a história de Portugal e um museu com exposições únicas, como a coleção de esculturas africanas e a de minerais.

Jardins Monte Palace crédito: Francisco Correia

Jardim Botânico

Atração obrigatória em Funchal, o Jardim Botânico está localizado no interior da Quinta do Bom Sucesso. Seus canteiros em formatos geométricos e coloridos contam com mais de três mil variedades de plantas, incluindo algumas espécies ameaçadas de extinção. Por lá, é possível apreciar uma boa parte da flora típica regional. Além disso, por estar em um ponto alto da cidade, as vistas são deslumbrantes.

Jardim Botânico

Jardim Quinta do Palheiro

Este jardim impressiona os visitantes pela sua amplitude, elegância e tons verdejantes que enchem os olhos e roubam a atenção. A vegetação exuberante e as árvores centenárias se misturam com uma coleção de camélias que colorem os amplos relvados. Situado em uma colina, a 500 metros de altitude, o jardim é bem sossegado e oferece vistas deslumbrantes para a cidade do Funchal.

Jardim Quinta do Palheiro crédito: Francisco Correia

Jardim do Belmond Reid’s Palace

Localizados no topo de uma falésia e com uma bela vista panorâmica para o oceano Atlântico, os jardins do hotel Belmond Reid’s Palace são charmosos e acolhem uma variedade de plantas e flores raras, além de árvores provenientes de todo o mundo. Ao todo, são quatro hectares de uma profusão de cores, com muitos espaços para descansar apreciando as exuberantes espécies deste jardim.

Jardim do Belmond Reid’s Palace – crédito divulgação

Jardim do Quinta Jardins do Lago

Localizado a apenas 15 minutos do centro do Funchal, este belo jardim conta com mais de 500 espécies de plantas espalhadas por uma área de 2,5 hectares, que formam uma coleção de exemplares únicos e raros de árvores centenárias. Destaque para o Dragoeiro da Madeira, o Jacarandá-Mimoso da Argentina e o Pândano de Madagascar, plantados no início de século 18. O local é perfeito para relaxar ao som dos pássaros e em meio à beleza do jardim.

Jardim do Quinta Jardins do Lago – crédito Francisco Correia