Cinco passos para se livrar das manchas de tomate

Não importa o quão cuidadoso você seja, o molho de tomate sempre tem uma forma sorrateira de manchar sua camisa favorita. É como se o espaguete e o ketchup tivessem uma atração mágica por camisetas novas e limpas.

Mesmo quando você acha que conseguiu escapar de uma refeição com massas sem uma única mancha, você inevitavelmente vai encontrar uma depois. E, embora seja possível removê-las, essas manchas gordurosas e alaranjadas são horríveis e podem acabar com o seu bom humor.

Para ajudar nessa missão contra as manchas, o engenheiro químico, André Karadi, analista de Home Care da BASF, tem algumas dicas. Se a mancha contiver óleo, trate a parte oleosa primeiro com um detergente suave antes de prosseguir com as instruções abaixo. Boa parte dos molhos para espaguete são elaborados com carne, e deve-se então remover esse excesso de gordura proveniente da carne antes de poder lidar com o tomate.

1. Retire o máximo possível da quantidade de molho de tomate do tecido
Tente raspar a mancha com o auxílio de uma colher, uma espátula ou uma faca plástica. Esses utensílios não danificam a sua roupa e ajudam a remover o excesso de molho. É tentador pular essa etapa, mas se o fizer, pode acabar acidentalmente colorindo outras áreas do tecido que entrem em contato com o excesso de tomate.

2. Passe água corrente pela parte de trás da mancha
Faça isso o mais rápido possível. Isso irá forçar a saída da mancha no sentido inverso ao da fibra. Não passe água pela frente da mancha de tomate, isso poderá forçá-la mais profundamente em sua roupa. Se por possível, tente manter o fluxo de água por 10-15 minutos ou até que a água esteja correndo límpida após passar pelo tecido.

3. Esfregue um pouco de sabão líquido para roupas na área manchada do tecido
Faça movimentos suaves e circulares começando pela parte externa da área manchada e seguindo em direção ao centro. Deixe descansar por 10 minutos antes de enxaguar completamente.

4. Aplique um tira-manchas
Use um tira-manchas contendo peróxido de hidrogênio ou, se a roupa for branca, um agente de branqueamento suave (alvejante). Deixe agir por 5-10 minutos e depois lave a roupa normalmente em máquina de lavar ou a mão, o que for mais conveniente.

5. Antes de secar, verifique novamente a mancha
As manchas que secam ao sol ou que passam por uma secadora de roupas podem marcar o tecido permanentemente. Você também pode deixar a roupa secar primeiro para depois inspecionar qualquer indício de mancha, mas lembre-se de secá-la na sombra.

Se a mancha persistir, esfregue novamente o detergente na mancha e deixe o tecido em água por 30 minutos. Enxágue bem e, novamente, aplique o tira-manchas e lave de acordo com as instruções. Para ter certeza de que conseguiu remover tudo, você pode refazer estes passos mesmo que não consiga ver vestígios de uma mancha remanescente apenas para garantir que a sua camiseta branca está a salvo dessas terríveis manchas de molho de tomate.

Para outros tipos de manchas e soluções em limpeza doméstica consulte o link de Home Care BASF.