A cirurgia bariátrica pode promover a perda de grandes quantidades de gordura. No entanto, quando acompanhada de grande quantidade de massa magra, um grande alerta deve ser acionado. Segundo um dos últimos balanço feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Metabólica e Bariátrica (SBCBM), o número de cirurgias bariátricas realizadas pelos brasileiros aumentou 84,73% ao passar de 34.629 em 2011 para 63.969 em 2018.
A maior parte dos pacientes que realizaram a cirurgia não possuem uma orientação individualizada, alimentação adequada e níveis de atividade física suficiente, esse tecido que deveria ser preservado por ser metabolicamente ativo e responsável pelo gasto energético acaba sendo perdido em grandes proporções.
Dessa forma, a recuperação de peso pode ocorrer muito rapidamente, sendo o aceitável ocorrer de forma lenta e gradual de 10 a 20% do excesso de peso perdido a longo prazo.
O que é taxa metabólica de repouso?
A taxa metabólica de repouso corresponde com 50% a 70% da quantidade de energia (calorias) que o corpo precisa para manutenção das funções vitais do organismo, está relacionado a massa magra, mas é influenciada também pela massa de gordura, pela idade, pelo sexo e pelos fatores genéticos.
Cerca de 30% do gasto energético total diário é o gasto induzido pela atividade física e há 10% que é responsável pelo processo de ingestão, absorção, metabolização e armazenamento de nutrientes.
Qual é a quantidade considerada aceitável de perda da massa magra durante o tratamento?
A quantidade aceitável de perda são até 25% do excesso de peso perdido. Exemplo: um paciente que tenha perdido 50kg o aceitável é que tenha perdido no máximo 12,5 kg de massa magra. (Prentice e Cols 1991).
O que representa a perda de 1 kg massa magra em calorias?
Podem existir variações de acordo com o gênero, mas há evidências suficientes que a perda de 1 kg representa a diminuição de 30 a 50 calorias por dia na taxa metabólica.
Esse pode ser um fator determinante para o sucesso da cirurgia bariátrica?
Sim, aqueles pacientes que conseguem preservar ou aumentar a massa magra após a cirurgia são candidatos a uma perda satisfatória do excesso de peso e grandes benefícios a longo prazo.
Qual é a minha taxa metabólica de repouso?
Você pode calcular pela fórmula Weir, veja um exemplo:
• Homens tmb= 66+(13,8 x peso em kg) + ( 5 x altura em cm) – (6,8 x idade em anos)
• Mulheres tmb=655+(9,6 x peso em kg) + (1,8 x altura em cm) – (4,7 x idade em anos)
Por bioimpedância: exame que avalia a composição corporal – massa livre de gordura, massa magra, massa gorda e estima a taxa metabólica basal. Ou, por calorimetria indireta: exame padrão ouro que avalia precisamente o gasto energético diário, através do consumo de oxigênio.
Com esse resultado da taxa metabólica será possível compreender quantas calorias devem ser ingeridas por dia e a nutricionista poderá calcular, organizar, identificar os nutrientes ingeridos e proporcionar um déficit calórico.
Para potencializar esse déficit da taxa metabólica, o profissional de Educação Física deve ser procurado para prescrever um treinamento físico individualizado para que haja um maior gasto energético induzido pelo exercício e aumento da massa magra.
Quem é Alexandre Gadducci?
37 anos, formado em Educação Física pela São Judas, São Paulo/SP, em 2005. Pós-graduado em Treinamento Desportivo, FMU, São Paulo (2008). Mestrado Ciências em Gastroenterologia, Faculdade de Medicina / USP, São Paulo (2015) Doutorando em Ciências da Gastroenterologia, Faculdade de Medicina / USP, São Paulo (2020).
Em 2011, realizou curso de especialização em grupos especiais, doenças em geral, e começou a se aprofundar em casos de alunos bariátricos. A partir de 2013, passou a conduzir aulas com pacientes bariátricos e / ou obesos.