Clima de Natal invade Lucerna

O Natal é uma época mágica em qualquer canto do mundo. Mas é na Europa que a data é celebrada com grande entusiasmo. As cidades europeias ficam decoradas e iluminadas aguardando a chegada da data. Lucerna, na Suíça Central, ganha um charme ainda maior no mês de dezembro, quando a pequena e charmosa cidade se prepara para as celebrações natalinas.

Entre os dias 3 e 21 de dezembro, a cidade que tem como cenário as belíssimas montanhas e o Lago Lucerna, fica ainda mais encantadora com a chegada da iluminação típica de Natal e das barraquinhas decoradas que oferecem desde artesanato local até iguarias típicas da região. Os visitantes podem provar especialidades regionais como vinho quente, queijos, pães, chocolate embalados ao som de corais festivos e bandas.

Na cidade, que fica bem no coração da Suíça, é possível sentir a verdadeira atmosfera natalina, em meio aos costumes e tradições do país. Uma das atrações mais aguardadas é o “Live on Ice”. A pista de patinação no gelo, montada na Praça Franziskaner, em frente ao KKL Luzern, é ideal para quem quer se aventurar patinando ou para aqueles que querem assistir às lindas apresentações no gelo.

Os barcos da cidade também entram no clima natalino. Os passeios no Lago Lucerna ganham um charme a mais com a iluminação e decoração típicas da data. Além de apreciar a vista, a bordo dos barcos é possível aproveitar o frio e jantar com uma tradicional fondue suíça.

Die Luzerner Altstadt im Winter
Old Town in the winter, Lucerne

SOBRE LUCERNA

Lucerna está localizada no centro da Suíça, é por isso a cidade ideal para se hospedar e conhecer o país. Fica a aproximadamente 40 minutos (de trem) de Berna, Engelberg e Zurique. Foi construída às margens do Lago dos Quatro Cantões (Vierwaldstättersee). Sete pontes cruzam a cidade e foi por muitos anos conhecida como a Veneza Suíça. A cidade também está cercada por belas paisagens verdes, montanhas e alpes. Lucerna é uma cidade charmosa, pequena e romântica. A melhor maneira de conhecer/explorar Lucerna é caminhando e nós do Guia Suíça vamos fazer esse passeio turístico explorando as ruas estreitas onde estão localizados edifícios antigos e bem conservados, cruzando as pontes que ficam sobre o rio Reuss.

Com cerca de 70.000 habitantes, Lucerna é a oitava maior cidade do país. Devido ao seu tamanho, à localização e seu potencial econômico, a cidade pode ser considerada como a capital da Suíça Central, e é uma das capitais turísticas do mundo, atraindo mais de 2,5 milhões de visitantes todos os anos. A arquitetura permeia entre o contemporâneo e construções datadas de 1178. Com vida noturna efervescente, luxo representado através dos diversos restaurantes e lojas, gastronomia local e internacional, cercada de história e tradições a cidade é a porta de entrada para a região de Lago Lucerna, e parada obrigatória, por ao menos 3 dias. Esse é o tempo mínimo sugerido para quem quer conhecer a cidade e as regiões ao redor.

Com a sua característica acolhedora e hospitaleira, Lucerna fervilha e é palco para os inúmeros festivais de música, artísticos e culturais que envolvem todos os ritmos e tribos. O setor hoteleiro da região, composto por mais de 50 hotéis, comporta de forma luxuosa, aconchegante e confortável, os visitantes durante os períodos festivos, seja no verão ou no inverno.

O QUE FAZER

Se “perca” pelas ruas da cidade andando a pé. Próximo à estação central já é possível avistar o principal cartão postal da cidade: a Chapel Bridge. Essa ponte, que existe desde o século XIV é decorada com pinturas originais datadas do século XVII que retratam a história da cidade e do país. Quase no meio da ponte fica a Water Tower, torre de 43 metros de altura, construída em 1303, que já foi usada como tesouraria, prisão e até local de torturas. Hoje é usada para realização de alguns eventos e fica aberta ao público em dias específicos.

Siga pela margem do rio e encontre a Igreja Jesuíta de Lucerna, considerada uma das mais bonitas da Suíça. Continue caminhando até a segunda ponte de madeira da cidade, a Spreuer Bridge, construída em 1408. Nela existe uma capela e ao lado um antigo moinho, que já foi usado como gerador de energia para a cidade.

Atravesse a ponte e chegue ao centro histórico da cidade. Uma área linda, toda medieval. Ali não existe roteiro para seguir, apenas caminhe sem rumo pelas ruazinhas antigas, estreitas que tem suas histórias, que vão do carnaval à guerra, contada através das pinturas nas paredes.

Na região, é possível visitar também a muralha, com grande parte ainda preservada, que a protegia dos invasores nos tempos de guerra. Outro atrativo é o monumento do Leão, um dos mais famosos do mundo, esculpido em pedra em memória a Guarda Suíça dizimada durante a Revolução Francesa. Não deixe de parar para um café ou um drink a beira do lago para apreciar a paisagem e experimentar as delícias oferecidas pelos bares e restaurantes locais.

Aussenansicht KKL Luzern

KKL LUCERNE – Comece o passeio saindo da estação principal em direção ao KKL, o centro de convenções e cultura de Lucerna. Fica à direita, saindo da estação principal. Este edifício foi projetado pelo arquiteto Jean Nouvel com a ideia de refletir no teto a água do lago. Anualmente acontece o Festival de Lucerna no KKL, famoso por apresentar os melhores artistas da música clássica mundial na cidade.

CENTRO HISTÓRICO DE LUCERNA – Continue o passeio pelo centro histórico de Lucerna, onde há diversas atrações a serem listadas a seguir. Não perca a Ponte da Capela, a Igreja Jesuíta, a Igreja Franciscana, a antiga Farmácia a Spreuerbrücke, a Muralha Medieval, a Antiga Prefeitura e o Leão de Lucerna.

PONTE DA CAPELA – A Ponte da Capela é particularmente especial por ser a ponte de madeira coberta mais antiga da Europa, assim como mais velha ponte treliçada sobrevivente da antiguidade! É a ponte da capela (ou em alemão Kapellbrücke), construída em 1333, passou por várias reformas, mas ainda preserva sua característica original.

Durante a primavera e verão, a ponte fica toda decorada com flores naturais. É proibido fumar dentro da ponte, em razão de um incêndio que aconteceu justamente por causa de um fumante nos anos 90. Nesta época ela foi praticamente toda queimada e reconstruída novamente para o público um ano depois.

IGREJA JESUÍTA – Uma igreja barroca do século 17, completamente adornada e hiper decorada, de uma beleza única na Suíça. É uma igreja católica que foi construída para reforçar a fé católica na cidade após a reforma protestante do Norte.

IGREJA FRANCISCANA – Esta já é uma igreja bem mais modesta que a primeira, porém igualmente impressionante. Trata-se de um edifício do século 13, que foi construído no estilo barroco e possui o púlpito mais adornado do país. Bandeiras representam as batalhadas vencidas pelo por Lucerna durante a idade média.

SPREUERBRÜCKE – Outra ponte interessante, também de madeira. A Spreuerbrücke possui em seu interior várias pinturas do século 17, todas pintadas com motivos católicos, para reforçar a crença católica da região frente à reforma protestante que afetava o norte da Suíça. Pode atravessar esta ponte e já ir observando o centro da cidade de lá. Também é proibido fumar em seu interior.

Depois que você cruzar a ponte, vai cair no coração do centro histórico. Há muitas residências antigas, inúmeras fontes, pinturas e brasões por toda a cidade. Basta olhar para cima para deparar-se com algumas destas maravilhas.

As fachadas são desde muitos anos uma tradição na cidade. Contam histórias das famílias, da cultura, da religião e da vida popular na cidade.

A MURALHA MEDIEVAL DE LUCERNA – Lucerna conserva ainda a muralha medieval que antes protegia a cidade. Esta é uma das poucas cidades do mundo que manteve quase intacta a antiga muralha, mesmo com as ideias de expansão da cidade no século 19. É muito legal caminhar pela muralha e fazer umas paradas estratégicas nas torres no meio do caminho. São 9 torres no total, das quais 4 estão abertas ao público, com entrada gratuita. E lá de cima, a vista é linda!

Entre as torres, a time tower me chamou a atenção, pois é a torre onde está o relógio que foi instalado em 1535. Quando você entra na torre pode ver o relógio por dentro. E o relógio é antigo, dá para ver como eles faziam antigamente, sem nada da tecnologia que conhecemos hoje em dia.

O LEÃO DE LUCERNA

O LEÃO DE LUCERNA – É uma escultura em pedra de tamanho gigante, lapidada direto na montanha. É um leão, fantasticamente esculpido. Marc Twain uma vez descreveu-o como o pedaço de pedra mais triste e comovente do planeta. Este leão está em Lucerna desde 1820 e é uma homenagem à guarda suíça que foi massacrada durante a revolução francesa. Estes guardas protegiam a família do rei Luis XVI. A história conta que a guarda suíça era um dos melhores exércitos da Europa, formado por mercenários. Eles eram famosos por sua disciplina e lealdade e eram contratados por várias famílias reais na França, Espanha, Itália e hoje são eles quem cuidam do Vaticano.

GASTRONOMIA

Se você quer comida típica, peça fondue! Saiba que na Suíça o prato típico é fondue de queijo. O que de carne é a fondue chinoise, menos popular. E nem pense em pedir fondue de chocolate que eles ficam irritados: chocolate é para derreter na boca e não na panela – segundo eles.

Bom, é fondue de queijo, e o queijo é forte. A fondue é uma mistura de queijo derretido com vinho branco. Daí você espeta pão ou batata com um garfinho especial e mergulha o seu espeto nesse queijo fundido. Se você não gosta de sabores e cheiros fortes, minha sugestão é que você peça a Rösti. É uma excelente batata ralada com queijo derretido por cima. Parece uma tortinha de batata com queijo. Há também a Raclette, que é um grande pedaço de queijo que vai derretendo por cima de batata, carnes de caça e porco. Qualquer uma destas três opções te fará entender os populares sabores da Suíça: queijos amarelos com batata.

Mas se você quer variar um pouco, a Suíça é também a terra do Cordon Bleu. Entre os queijos suíços típicos, o Emmental e o Gruyère fazem a fama entre os mais populares. Ótimos para acompanhar um bom vinho naquele clima de romance nos Alpes.

Tem vários restaurantes típicos na cidade, quase todos na beira do rio Reuss, entre as pontes cobertas. Já o restaurante Old Swiss House fica no caminho do leão de Lucerna e é um lugar que serve praticamente todos os pratos típicos da Suíça, vale a pena.

ONDE FICAR

Se você pretende se hospedar em Lucerna, o ideal é buscar os hotéis mais centrais e perto do lago, assim você poderá caminhar sem se preocupar com o transporte. Quem busca um hotel mais acessível, pode ficar no Hotel des Alpes, bem cêntrico e com uma boa estrutura de serviços. Se você quer luxo, os hotéis 5 estrelas mais recomendados da cidade são o Schweizerhof e o National.

Já o Hotel Des Balances (4 estrelas) tem excelente localização e um serviço impecável, e possui uma vista linda do rio Reuss e dos edifícios históricos da cidade.

QUANDO IR

O clima da cidade de Lucerna é continental-alpino, caracterizado por uma estação chuvosa correspondente aos meses de verão e ao final da primavera e uma estação seca durante os meses de outono e inverno. As temperaturas são baixas no inverno e amenas no verão. A temperatura anual em Lucerna é de 9,6°C.

O mês mais frio é janeiro com uma temperatura mínima de -2,3°C, enquanto a temperatura máxima é de 3,4°C. Em julho as temperaturas mínimas atingem o valor de 14,2°C. A temperatura máxima no mês mais quente, que é julho, atinge 24,7°C.

As chuvas caem mais intensamente nos meses de junho, julho e agosto, enquanto os meses mais secos são dezembro, janeiro e fevereiro. A neve cai entre novembro e março.

Para informações sobre planejamento de viagens ligue

para Jefferson de Almeida Turismo e Eventos:67 98425-6330