C&M Gallery aposta em novos formatos para valorizar obras de artistas plásticos

boudoir floripa

 

Quando pensamos em artes plásticas logo somos remetidos às tradicionais telas instaladas nas paredes dos ambientes. A empresária Christine Ribeiro, natural de Joinville, quis provar que estas instalações artísticas podem estar presentes em uma série de objetos, até menos nos menos imagináveis, e criou uma linha que reproduz importantes obras do acervo catarinense em um trabalho inédito. E foi este ineditismo e relevância que fez com que a marca fosse a única selecionada em Santa Catarina para participar da 25ª Craft Desing, renomada feira de Design que ocorre entre os dias 14 e 17 de agosto em São Paulo.

O trabalho da grife C&M Gallery, com sede na cidade de São José, na Grande Florianópolis, aposta em objetos decorativos produzidos através da estamparia digital (sublimação), utilizando-se de obras de arte de conceituados artistas plásticos. As obras são reproduzidas em tecidos, que compõem uma variada linha de abajures, almofadas, guardanapos, jogos americanos e pôsteres. Desta forma, os produtos tornam mais acessível a aquisição de criações assinadas por artistas como como Vera Sabino, Meyer Filho, Caio Borges e Hassis, referências nas artes plásticas catarinense, mas muitas vezes pouco conhecidos pelas novas gerações. “Além de decorar os ambientes, nossa linha de produtos propõe a acessibilidade à arte nacional, através da valorização de artistas, sejam eles catarinenses ou de outros estados”, destaca Melissa Medeiros, responsável pelo marketing da C&M Gallery.
Sobre os artistas
Caio Borges – A harmonia entre formas, cores e texturas marca o trabalho do artista. Observar cenas do cotidiano captando seus elementos e os transformando em expressão artística. É desta forma que Caio Borges trabalha e produz sua arte – seja pintando quadros e painéis, seja esculpindo imagens em barro e argila.
Vera Sabino – A artista é autodidata e dotada de um talento notável. Expôs pela primeira vez em 1969 no Santa Catarina Country Clube, em Florianópolis. O amor pela natureza e pela Ilha, revelado em suas obras, figuras, formas e cores, nos faz ir do realismo ao fantástico. Vera Sabino nos presenteia há 40 anos com centenas de exposições e eventos, semeando fé, proteção, vida e muita alegria em suas obras.

Hassis (1926-2001) – Durante anos, a multiplicidade das fontes acumuladas é uma das principais marcas do trabalho deste paranaense radicado em Santa Catarina. Sua casa, hoje Fundação Hassis, é uma verdadeira reunião de espaços e tempos. Era seu espaço de criação, onde pintava, esculpia e gravava suas animações, nas quais aborda seus registros de infância, situações do cotidiano, as marinhas, os temas sociais, o folclore ilhéu, os lugares e personagens da terra catarinense.
Meyer Filho, Ernesto (1919 – 1991) – Autodidata, aprendeu sobre desenho, pintura, ilustração, história da arte e história natural através de manuais e livros. Em 1946, época em que residia em Curitiba, assumiu sua verve artística, após ver uma exposição de trabalhos modernistas feitos por artistas franceses. Realizou, em 1957, juntamente com o artista plástico Hassis (1926-2001), a primeira exposição de Pintura e Desenhos de Motivos Catarinenses. Em 1958, realizou a primeira exposição individual de um artista catarinense, no Museu de Arte Moderna de Florianópolis, atual Museu de Arte de Santa Catarina. Seu acervo é composto de obras em pintura, desenho, serigrafia e tapeçaria, imagens fotográficas, catálogos de exposições e livros.