O Charmoso Vilarejo da Pipa
A praia da Pipa é sem dúvidas a mais badalada e visitada pelos turistas que chegam ao Rio Grande do Norte, possui águas claras e mornas, falésias e outras lindas paisagens. Pipa Brasil assim chamada pelos Europeus que aqui residem é um dos roteiros principais de quem quer conhecer o litoral nordestino. Tornou-se conhecida por ter ondas e ventos favoráveis à prática de esportes aquáticos como o surf, e logo sua fama aumentou, atraindo pessoas de todas as partes do Brasil assim como turistas estrangeiros. Recentemente se tornou cenário da novela da rede Globo “Flor do Caribe”. É lá que acontece o maior evento literário do Rio Grande do Norte, o Festival Literário da Pipa – Flipipa – que reúne escritores locais e nacionais anualmente no mês de novembro.
Logo na entrada da praia da Pipa está o Santuário Ecológico. A maior reserva de Mata Atlântica da região, possui 16 trilhas abertas ao público e você apenas investe um valor simbólico para realizar esse passeio maravilhoso nessa área de natureza preservada. Motivo de reportagem no programa Fantástico, o Chapadão, famosa falésia da praia da Pipa é bastante visitada por quem aprecia o pôr-do-sol. Próximo à praia da Pipa existem outras praias de beleza singular, como a praia do Amor e a do Madeiro. Esta última abriga a Baía dos Golfinhos, local onde frequentemente esses mamíferos se exibem ao público. Quem gosta da união imbatível: natureza e esportes radicais está no lugar certo. A praia da Pipa atrai surfistas o ano todo, mas se você não sabe se equilibrar em cima de uma prancha, não se preocupe, você pode ter um instrutor e se divertir muito. As praias mais procuradas para isso são a do Amor e do Madeiro. Além do surf este é o local ideal para prática de kite surf, praticar osandboard nas diversas dunas, fazer caminhas ecológicas, passeios de bicicleta e mergulhar nessa inesquecível atmosfera através de vôos de parapente, nas falésias da Cacimbinha.
Durante o dia você pode aproveitar também para conhecer a gastronomia típica do litoral nordestino. Nas barracas dispostas nas praias você vai encontrar o famoso peixe e macaxeira fritos, caldos de camarão e ostra, além da água de coco geladinha e vários drinks. Já depois que o sol se põe, ao longo da avenida principal da praia da Pipa, a Baía dos Golfinhos, ou em ruas paralelas você encontra restaurantes que trabalham com a culinária local e também os mexicanos, árabes, japoneses, além de sorveterias que estão sempre prontas para te refrescar com sorvetes de sabores inesquecíveis. Na Baía dos Golfinhos estão também os principais bares da Pipa RN. E um pouco distante dali está a tradicional boate Calangos, que vai até o início da manhã com música ao vivo de ritmos variados e a música eletrônica dos DJs. Pipa é a mais internacional praia do Rio Grande do Norte. Muitos turistas se instalaram lá e abriram bares, restaurantes e lojas. Na sua rua principal – onde em alguns momentos é proibida a passagem de carros – você encontra desde mercadinhos a lojas de grifes, passando pelo artesanato local, e restaurantes simples e sofisticados.
Atrações de Pipa
Há diversos passeios que a Praia da Pipa nos proporciona. Um deles é o imperdível passeio de bugue, que levam os visitantes por um roteiro pelas dunas, atravessando falésias e passando por areias desertas, lagoas e rios. Se optar por um passeio no Litoral Sul, rumo à Paraíba, você conhecerá lugares como Barra do Cunhaú, Barra do Sagi, Baía Formosa e Barra de Camaratuba. Se o passeio for em direção ao Litoral Norte, rumo a Natal, o percurso inclui uma visita ao maior cajueiro do mundo e segue pelas incríveis dunas de Genipabu e Lagoa de Jacumã, onde é possível praticar o famoso esquibunda e aerobunda. Outro passeio imperdível é conhecido como Passeio de Pau-de-Arara, uma das atrações mais tradicionais de Pipa. O pau-de-arara, que nada mais é do que uma carroceria puxada por jipe, leva os turistas por um roteiro que começa no Chapadão – um trecho de caminho plano sobre a falésia –, segue pela Praia das Minas e faz uma pausa nas belíssimas piscinas naturais de Sibaúma. Após a parada, o pau-de-arara vai para Barra do Cunhaú, onde os turistas param para almoçar. Depois do almoço, o passeio continua pelo meio de uma fazenda onde ocorre o cultivo de coco e camarão, chegando a Cacimbinhas, cujo maior atrativo é a prática de esquibunda. O roteiro termina em Tibaú do Sul, na Lagoa de Guaraíras, no momento em que o sol se põe e os turistas se veem diante do pôr do sol mais famoso das redondezas.
Serviços:
Para obter informações sobre pacotes turísticos entre em contato com a agência de viagens Jefferson de Almeida Turismo e Eventos: 3327-0134/3326-2909/8425-6330.