Coluna Ponte Aérea 23/08

21 - turismo jefferson (24)

Brasil a Gosto

Menu Maria Isabel leva à mesa a autêntica culinária do PiauíMenu Piauí_Capote cozido com creme de milho tostado, leite de castanha e crocante de pregado

 

Desde o último dia 04 de agosto, a culinária piauiense ganha homenagem da chef Ana Luiza Trajano, no novo menu especial do badaladíssimo restaurante de São Paulo, o  Brasil a Gosto. A inspiração veio na viagem de pesquisa para o Festival Maria Isabel, na companhia dos chefs Fábio Vieira, Flavia Quaresma, Monica Rangel e Neka Menna Barreto, também integrantes do projeto e convidados pela chef para assinar esse menu.

As receitas compartilham as experiências vividas entre o agreste e o litoral do Piauí e visam a valorização da cultura e dos ingredientes locais, um dos pilares do evento. Uma iniciativa do Sebrae Piauí, o festival realizado em Teresina, no final de agosto, cuja curadoria é assinada por Ana Luiza.Menu Piauí_Creme e vinagrete de caranguejo com abacate, pimenta cheirosa e crocante de mandioca

Na recente visita, uma verdadeira imersão na cultura culinária da região, não faltaram lições de sabedoria, valiosas dicas das cozinheiras e muito aprendizado. No sertão, por exemplo, a vocação para a criação dos animais de pequeno porte como frangos, carneiros e capotes, conhecido também como galinha d’angola, pode ser conferida em uma cozinha delicada, rica em ensopados e refogados.

Verduras e legumes como maxixe, jerimum e mandioca também não faltam nas receitas, sempre muito bem temperadas. E sabe aquele arroz que fica grudadinho no fundo da panela? No Piauí, ele recebe o nome de pregado e é servido como acompanhamento. Bastante disputado, quando chega à mesa é quase uma briga para se conseguir um bocado.

O caranguejo, encontrado em abundância pelos catadores no Delta do Parnaíba é responsável pela sobrevivência de muitas pessoas. Nas comunidades locais, as famílias se encarregam de tratar a carne do crustáceo para ser comercializada já cozida e desfiada, garantindo a fama de um dos caranguejos mais bem catados do país.

E os cajueiros, a se perder de vista, são motivo de orgulho do piauiense. É no estado que se concentra a maior produção do país. Versátil e de sabor e aroma marcantes, a fruta e seus derivados têm forte presença na culinária e doçaria locais e também nas bebidas como a Cajuína e o Fermentado de caju.

 

Um menu à dez mãosMenu Piauí_Quinteto de caju com coco

Pela primeira vez, um cardápio especial do Brasil a gosto tem a participação de chefs convidados. Inspirados na rica e bem trabalhada cozinha piauiense, cada chef criou uma receita para as diferentes etapas do Menu Maria Isabel, em cartaz nos próximos quatro meses.

Monica Rangel abre o cardápio com a Rosca de polvilho com requeijão de jerimum, queijo coalho e carne de caju, acompanhado por pesto de castanha com coentro e hortelã. Servida como petisco, a criação vem da lembrança das roscas degustadas pela chef durante a pesquisa e remete às suas origens mineiras, além de trazer um toque vegetariano.

A banqueteira Neka Mena Barreto brnca que após a experiência da viagem, passou a conjugar o verbo Piauí, tamanha foi sua admiração, principalmente pela estética da região. Enlouquecida pelos caranguejos, um dos ícones do Estado, e apaixonada pela capacidade de transformação da mandioca, a chef preparou o Creme e vinagrete de caranguejo com abacate, pimenta cheirosa e crocante de mandioca.

A criação dos pratos principais foi dividida entre a chef Ana Luiza e Fabio Vieira, que assina a receita do Capote cozido com creme de milho e leite de castanha e crocante de pregado. Para dar intensidade ao sabor, o chef confitou a galinha e usou o pregado, um dos sucessos das mesas piauienses, para finalizar a receita.

Na outra opção de principal, Carne de sol de carneiro com paçoca, arroz Maria Isabel e maxixe em conserva, a chef Ana Luiza se inspirou na riqueza do sabor da carne dos animais de pequeno porte, criados nos quintais da região e no tradicional arroz Maria Isabel, famoso naquelas bandas.

chefs no mangueE para finalizar o menu, Flavia Quaresma fez do caju a estrela da sobremesa e apresenta o Bolo de farinha de caju com sorvete de cajuína, doce e redução de caju com creme de coco. Em sua primeira visita ao estado, a chef se encantou com a enorme quantidade de caju e as infinitas possibilidades de seus desdobramentos.

 

 

Sobre o Brasil a Gosto

Desde 2006 em uma tranquila rua dos Jardins, o restaurante Brasil a Gosto é conhecido pelo trabalho detalhado da chef Ana Luiza Trajano na pesquisa e difusão dos costumes e da culinária do Brasil. No premiado restaurante, considerado o melhor restaurante de culinária brasileira pela revista “Veja São Paulo” (2006, 2008, 2011 e 2013), “Guia 4 Rodas” (2011), “Prazeres da Mesa” (2014) entre outras publicações, a chef cria cardápios inovadores, sempre baseados no conhecimento adquirido por anos de viagens por 24 Estados brasileiros. 

 

 

Serviço

Brasil a Gosto

  1. Professor Azevedo Amaral, 70 – Jardim Paulistano. Tel. (11) 3086-3565

Site: www.brasilagosto.com.br

21 - turismo jefferson (21)21 - turismo jefferson (24)