As mudanças mais visíveis estão na parte do design do documento, que terão agora, imagens que representam a flora e fauna brasileira.
O novo modelo de passaporte brasileiro começa a ser entregue nesta semana pela Polícia Federal (PF). O documento de identificação do viajante brasileiro é fabricado em parceria com a Casa da Moeda e ganhou mais itens de segurança, que dão maior garantia de autenticidade e dificultam a falsificação.Segundo a PF, os novos itens de segurança incluem tecnologias de impressão e marca d’água aprimoradas, elementos de segurança holográficos, fio de segurança, chip eletrônico, foto com inserção de elemento codificado (alphanumeric coded image) e outros recursos de proteção contra falsificações.
Os solicitantes que compareceram ao posto da Polícia Federal desde a última sexta-feira (29) já receberão o novo modelo. Não haverá alteração do valor da taxa de emissão de passaporte, atualmente em R$ 257,25.
“O novo passaporte de viagem chega com a proposta de se tornar um cartão de visitas do cidadão brasileiro para o mundo. O documento é temático e homenageia todas as regiões do Brasil por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local”, destacou a PF, em nota.
O serviço de emissão e renovação de passaportes está funcionando normalmente em todo o país. O prazo para entrega do documento, após o atendimento, é de 6 a 10 dias úteis. As informações sobre a etapas e documentos necessários para a solicitação do passaporte podem ser consultadas na página da PF na internet.
Prêmio
A nova versão do passaporte brasileiro foi premiada pela High Security Printing como “o melhor novo passaporte em 2023 para a América Latina”. Entres os destaques, está a “notável e sofisticada técnica do documento de viagem promovendo o que há de melhor em infraestrutura de sistema e implementação de passaporte governamental” .
Os consulados e representações brasileiras no exterior começarão a emitir os novos passaportes a partir do primeiro trimestre de 2024.
Aqueles que estão com o passaporte ainda no prazo de validade, que é de dez anos, só precisam renová-lo após o vencimento. (Fonte: Agência Brasil)
…Bom dia! “A inspiração existe, mas você precisa encontrá-la no trabalho.”
…Um abraço aos aniversariantes de hoje: Tanyele Zago, Maria Cristina Barboza Gonçalves, Karen Ross Dayane, Tonia Ivana Amaral Albaneze, Jefferson Silva Teixeira, Vaneli Fabricio de Jesus, Juliano Araujo Torquato e Romas Sandim Gomes. Happy birthday!
… Com o objetivo de criar um sistema alternativo mais sustentável para piscicultura no Brasil, a Copa Energia e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) apresentarão o projeto “Aplicação do Gás Liquefeito de Petróleo – GLP como recurso energético na produção de peixes”, nesta sexta-feira (06), a partir das 9h, no auditório do Complexo EaDe Escola de Extensão (AGEAD/UFMS).
… Desenvolvido na Estação de Piscicultura da Cidade Universitária (UFMS), o estudo, que tem anuência da Agência Nacional do Petróleo (ANP), visa promover a sustentabilidade energética na agricultura familiar incentivando o uso de GLP como fonte de energia para os sopradores e aeradores. Esses equipamentos são responsáveis por oxigenar a água e, na maioria das vezes, são movidos à energia elétrica, tendo no diesel sua segunda fonte geradora.
… A iniciativa agrega valor à atividade da piscicultura em pequenas propriedades rurais e gera emprego e renda extra para as famílias, evitando assim o êxodo rural, um dos maiores desafios da sucessão no campo. O projeto envolve estudos com duas espécies: pacu (Piaractus mesopotamicus) e tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus) – esta responsável por 98% das exportações do País em piscicultura.
… Com a pesquisa “Aplicação do Gás Liquefeito de Petróleo – GLP como recurso energético na produção de peixes”, a Copa Energia e a UFMS oferecem à piscicultura brasileira uma forma mais sustentável para crescer em um cenário onde o Brasil alcançou recorde de exportações do setor, segundo estudo realizado pela Embrapa Pesca e Aquicultura.
A pesquisa da Embrapa Pesca e Aquicultura, elaborada em parceria com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), mostra um aumento de 15% em faturamento nas exportações do setor no ano de 2022, chegando a U$S 23 milhões e 800 mil dólares, o maior na história.
… Em comparação com 2021, a tilápia, espécie mais vendida a outros países, registrou aumento de 28% nas exportações, o que representa 23,2 milhões de dólares.
… A Copa Energia é a maior empresa da América Latina em engarrafamento, comercialização e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha. É detentora das tradicionais marcas Copagaz e Liquigás que, juntas, atendem 10,5 milhões de residências por mês.
... A Copa Energia, que nasceu com o propósito de energizar vidas e negócios de forma sustentável, é líder no mercado brasileiro, com 24,6% de market share, mais de 4,4 mil revendas e operações em 24 estados e no Distrito Federal. Conta com mais de quatro mil colaboradores.