Como garantir o mesmo engajamento de eventos internos presenciais a eventos 100% on-line?

Com mistério, gamificação e humor, empresa obteve um evento avaliado como excelente pelos colaboradores

Janeiro sempre foi um mês muito aguardado pelos colaboradores da Conviso – empresa pioneira em segurança de aplicações. Para falar sobre os resultados do ano anterior e definir as metas para o ano que nasce, a empresa normalmente reúne os 52 colaboradores de 26 cidades diferentes em algum destino paradisíaco para o Meeting da empresa- um evento com direito a piscina, open bar e, é claro, muitas reuniões.

No entanto, com a chegada da pandemia, as equipes de Comunicação, Marketing e People Hacking – área focada em RH da empresa – se uniram para pensar em novos modos de entreter os funcionários com segurança. Foi organizado então um evento 100% online, mas cheio de surpresas. “Todo o evento foi preparado pensando na carinha de cada um, para assim conseguirmos obter uma energia mesmo que a distância”, explica Diet Rocha, Diretora de Pessoas e Cultura

Com a equipe permanentemente remota – uma decisão estratégica que reflete não apenas a pandemia, mas também a cultura da empresa – o desafio da empresa era criar um evento que estimulasse os colaboradores, mesmo com a impossibilidade do encontro presencial.

Wagner Elias, CEO da Conviso, nos bastidores do Meeting 2021

A estratégia: mistério, gamificação e humor

Já no início de dezembro, foi enviado para cada colaborador uma caixa de madeira trancada com um cadeado com senha. As instruções deixavam bem claro: ela seria aberta conjuntamente por todos no dia 13 de janeiro, primeiro dia do encontro – que aconteceu entre 13 e 15 de janeiro. O mistério do conteúdo da caixa movimentou muito os canais internos e também os externos – houve um aumento de mais de 250% nas interações registradas pelas redes sociais da empresa, em comparação com a média mensal usual.

Um Escape Room Virtual com direito a brinde em dinheiro para a equipe vencedora também foi organizado – com charadas, a atividade deu uma oportunidade de colaboradores de áreas e de cidades diferentes da empresa interagirem.

Além disso, foram contratadas algumas atrações surpresa. O influencer Christian Cardoso, que é conhecido por seu humor feito com jargões da área de TI, respondeu às perguntas dos colaboradores em um momento de descontração. Os comediantes Criss Paiva e João Valio também fizeram um show de stand up online. Um DJ também foi contratado para transmitir músicas que fazem parte do repertório cultural dos colaboradores.

Os bastidores do Meeting Conviso 2021

A temática

O tema do encontro de 2021 foi Live Long and SaaS – uma referência à saudação vulcânica da série “Star Trek”, um cumprimento feito a distância, como pede o momento. O tema também remete à atual fase da empresa, que está se posicionando como uma empresa SaaS – Software as a service.

Com a abertura da caixa, que revelou uma série de brindes, como camiseta, espumante, cerveja, salgadinhos, café e chocolate, os colaboradores fizeram um brinde virtual e celebraram o fim do encontro com um happy hour que durou mais de 10h – cada um de sua casa.

Para Diet, o mais importante era garantir um evento sem falhas em nenhum momento, principalmente nos momentos das transmissões das apresentações. Por isso, o investimento em equipamentos de qualidade foi muito importante. “Foi um sucesso”, avalia a Diretora de Pessoas e Cultura. O resultado foi um evento que foi avaliado pelos participantes com uma nota média de 9,5.