Comper arrecada 400 lenços em campanha que ajuda pacientes com câncer de mama

Foto: Roberto Higa

Pelo sexto ano consecutivo, a Rede de Supermercados realizou a campanha ‘Lenço Solidário Comper’ nas 11 lojas para arrecadar lenços, toucas e turbantes. Na ação alusiva ao movimento internacional ‘Outubro Rosa’, que promove a conscientização para o controle do câncer de mama, o Comper arrecadou 400 peças, que serão doadas à Abrapec CG (Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer em Campo Grande), Rede Feminina de Combate ao Câncer e Hospital Regional.

Solidariedade

A campanha do Comper foi idealizada por Rosa Mavignier, quando descobriu um câncer no útero e teve que ser submetida à quimioterapia. Ela lutou incessantemente contra a doença, mas faleceu em 2016. Na época da primeira edição do projeto, Rosa contou que raspar os cabelos foi muito difícil e por isso fez um chá virtual de lenços no Facebook. “Veio tanto lenço que nem dei conta de usar, mas essa ação significou muito pra mim, me deu forças”, comentou na ocasião.O ato simbólico para a entrega dos 400 lenços arrecadados foi realizado na segunda-feira (23), no Hiper Center Jardim dos Estados.

Mudança de plano

A pandemia do coronavírus trouxe incertezas para muitos lares brasileiros. As famílias que antes tinham o sonho de engravidar pela primeira vez ou novamente, tiveram que mudar um pouco seus planos. Já para outras que dependem do sistema de saúde, o acesso aos métodos contraceptivos ficou mais difícil, o que aumenta o número de gestações não planejadas.

Pesquisa 1

E a Famivita, em seu mais recente estudo constatou que 55% dos brasileiros tiveram que rever seus planejamentos familiares desde que a pandemia começou. Essa alteração do planejamento afetou principalmente as famílias que perderam renda durante a pandemia, 65% delas. Além disso, as grávidas, estão entre as que mais alteraram seus planejamentos, com 60% das participantes.

Pesquisa 2

Outro dado importante é que, entre o público, que é em sua grande maioria composto por grávidas e mulheres que estão tentando engravidar, pelo menos 46% delas não pretendem engravidar nos próximos 12 meses.

Já os dados por estado demonstram que o Tocantins é o estado em que mais pessoas alteraram o planejamento familiar, com 65% da população. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, 56% das famílias mudaram seus planejamentos. Já no Rio de Janeiro e em São Paulo, pelo menos 54% dos participantes passaram por essas alterações. O estado que menos teve alterações foi o Acre, com somente 35% da população.

Voos domésticos 1

A demanda por voos domésticos, medida por passageiros quilômetros transportados (RPK), registrou queda de 44,7% em outubro, em relação ao mesmo período de 2019, informou a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A oferta, calculada em assentos quilômetros ofertados (ASK), teve retração de 41,2% na mesma comparação. Com isso, o aproveitamento das aeronaves chegou a 79%, recuo de 5 pontos percentuais. Foram transportados em outubro 4,1 milhões de passageiros, recuo de 51,1% na comparação mesmo mês do ano passado.

Retomada

Ainda sofrendo com os impactos da pandemia do novo coronavírus, o setor já começa a observar uma retomada. Mesmo em retração, o setor vem aumentando a oferta desde maio, após o mês mais crítico da pandemia, em abril, quando demanda e oferta caíram mais de 90%. Segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) a partir de dados da ANAC, em outubro a demanda cresceu 31,3% e a oferta 33,5%, na comparação com o mês anterior.

Voos internacionais

No mercado internacional a queda na demanda foi 88,2%, diante de outubro do ano passado. A oferta registrou redução de 73,7% na comparação anual, com a taxa de ocupação dos aviões de 38%, retração de 46,9 pontos percentuais. Ao todo, foram transportados 183,1 mil passageiros, queda de 90,3% diante de outubro de 2019.

Na comparação com o mês anterior, a demanda internacional cresceu 20,5% e a oferta de assentos 24,2%.

Cargas

O transporte de cargas e correio no país recuou 22,7% em outubro, em relação ao mesmo mês do ano passado. No mercado internacional, essa atividade teve diminuição de 6% na mesma comparação. 

… Bom dia! “Antes que diga que não consegue fazer alguma coisa, experimente. (Sakichi Toyota”, fundador da Toyota).

Trocam de idade hoje: Ricardo Trad Filho, Maria Luiza Dutra, Mariana Oliveira, Ana Cláudia Arruda Gonçalves, Rogério Andreozzi, Suelen Volpato, kelly Maciel e Gabriel Radamantes. Happy birthday!

Querido que só, o advogado Ricardo Trad Filho, festejando hoje mais um aniversário. Happy birthday

… A crise gerada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tem levado à redução dos investimentos estrangeiros no setor produtivo do país. Já os investimentos em ações, títulos e fundos de investimento mostram sinais de reação, segundo dados do Banco Central (BC), divulgados ontem (25).

… Os ingressos líquidos em investimentos diretos no país (IDP), que vão para o setor produtivo da economia, somaram US$ 1,793 bilhão no mês passado, ante US$ 8,221 bilhões em outubro de 2019.

… De janeiro a outubro, o IDP chegou a US$ 31,914 bilhões, ante US$ 57,615 bilhões nos dez meses de 2019, com recuo de 44,6%. Nos 12 meses encerrados em outubro de 2020, o IDP totalizou US$ 43,5 bilhões, correspondendo a 2,94% do PIB, em comparação a US$ 49,9 bilhões (3,29% do PIB) acumulados em 12 meses até setembro deste ano.

… Em outubro, os investimentos em carteira no mercado doméstico totalizaram ingressos líquidos (descontadas as saídas) de US$ 5,471 bilhões, dos quais US$ 2,671 bilhões em títulos de dívida e US$ 2,799 bilhões em ações e fundos de investimento.

… Nos dez meses de 2020, houve saídas líquidas de US$ 21,603 bilhões contra o resultado negativo de US$ 872 milhões, em período similar de 2019. Até o dia 20 deste mês, o resultado indica ingresso líquido total de US$ 6,134 bilhões. (Fonte Agência Brasil)