A pandemia acelerou o processo de inclusão digital no Brasil, fazendo com que muitos consumidores passassem a recorrer a compras online pela primeira vez. O desconhecimento sobre plataformas digitais também faz com que o Brasil seja um dos países com maior incidência de fraudes na internet. É o que aponta o Brasil Digital, uma pesquisa realizada pela OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda online, que revela que o brasileiro ainda pode adotar medidas básicas para aumentar sua segurança.
Senhas
De acordo com os dados, 45% dos usuários ainda não mudam as senhas das redes sociais com frequência. E esse comportamento se sobressai nas classes sociais mais baixas: 25% da classe A dizem não adotar a medida de segurança, enquanto essa parcela aumenta para 31% na classe B, 47% na classe C1, 52% na classe C2 e 54% nas classes D/E. A pesquisa ouviu 1.906 pessoas entre os dias 19 de setembro e 19 de outubro de 2020.
Senha bancária
Em relação à senha bancária, ela nunca é trocada ou mudada raramente por 57% dos entrevistados. Novamente, a prática oscila conforme a classe social do consumidor. Na classe A, 41% deixam de alterar a senha, contra 44% na classe B, 58% na classe C1, 63% na classe C2, e 68% nas classes D/E.
Práticas de segurança na internet
Esses dados mostram como o brasileiro ainda está aprendendo boas práticas de segurança na internet. “Para termos um ambiente digital mais seguro é fundamental trabalhar na educação do usuário, para que ele entenda como funcionam os processos e possa ter mais conhecimento para se proteger de possíveis golpes. Da mesma forma que adotamos hábitos seguros quando andamos na rua, também precisamos desenvolvê-los para uma navegação segura. Manter os dados protegidos e trocar as senhas com periodicidade são medidas simples, mas que poucos ainda fazem”, explica Beatriz Soares, diretora de Produto e Operações da OLX.
Atenção aos filhos
A pesquisa também revelou que 60% dos usuários nunca ou raramente monitoram o conteúdo consumido pelos filhos na internet. Mais uma vez, o olhar crítico sobre a presença digital varia de acordo com a classe social: o conteúdo não é supervisionado por 44% dos consumidores da classe A, 49% da classe B, 66% da classe C1, 63% da classe C2 e 67% das classes D/E. Em relação ao gênero, 55% das mulheres não observam os filhos, enquanto o mesmo acontece com 65% dos homens.
Zara
Com o fechamento da Zara no Shopping Bosque dos Ipês , revela que a economia da cidade não está nada bem. O Bosque dos Ipês ainda não decolou.
Agrobusiness
Um dos mais importantes parlamentares do estado de São Paulo , deputado federal Fausto Pinato , em entrevista para Jozie Marçal , advogada e apresentadora influencer do agrobusiness. Pinato preside a Comissão de Agricultura , Pecuária e Abastecimento da Câmara dos Deputados e Frentes Parlamentares Brasil China e Brics e Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria da Bebida Brasileira. Alto clero , é expoente na política nacional.
Na presidência
Ele exerceu seus mandatos sempre com vocação popular . Agora, Carlos Borges (Carlão) é o Presidente da Câmara de Vereadores da capital. Experiente e com trânsito fácil em todos os segmentos da sociedade campo-grandense , ele diz que fará uma presidência digna de uma cidade como Campo Grande , evocando todos os anseios populares para melhor qualidade de vida.
Na Câmara
Sindicalista por excelência , ele agora é excelência de fato e direito. Marcos Tabosa assumiu o mandato de Vereador de Campo Grande e já está aplicando ações de interesse da coletividade mesmo no recesso parlamentar .
… Bom dia! “Quem é rico em sonhos não envelhece nunca. Pode até ser que morra de repente. Mas morrerá em pleno voo…” (Rubem Alves)
… Trocam de idade hoje: Maika do Amaral, Diva Luciano de Freitas,. Sara Lucena Ferreira , Oswaldo Sampaio, Eliseu José Portugal, Vagner Pedra, Emerson Araújo, Kisangela Vendramin, Carlos Esteves, Anderson Garrido, Ney Gonçalves, Artur de Carli, Israel Alves, Ronaldo Cardoso, Alex Lourenço da Silva, Marcus Vinícius Vargas de Andrade, Maurício Figueiredo e Sandra Leal. Happy birthday!
… Balanço divulgado pelo Ministério das Comunicações prevê que ainda no primeiro semestre deste ano será concluído no país o leilão do 5G . Segundo o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, esse deverá ser o maior leilão de direito de uso de radiofrequência da história do Brasil. “Estamos trabalhando com uma abordagem que privilegia compromissos de investimento em detrimento de uma abordagem meramente arrecadatória. O Brasil ainda tem lacunas de infraestrutura de telecomunicações, seja na parte de acesso, seja na parte de transporte, que precisam ser preenchidas”.
… A expectativa é de que a quinta geração da internet móvel revolucione o segmento de redes e comunicações, fornecendo taxas de transmissão ultrarrápidas – que podem ser 20 vezes mais rápidas que o 4G atual. Além da velocidade incomparável, também haverá ganhos relevantes em termos de conectividade e qualidade da comunicação em rede – além de poder conectar massivamente um número significativo de aparelhos ao mesmo tempo.
… De acordo com o Mobility Report, da Ericsson, haverá mais de um bilhão de assinaturas 5G para banda larga móvel até 2023. Isso significa que o tráfego de dados móveis deve aumentar oito vezes nesse período. Na opinião de Adriano Filadoro, diretor-presidente da Online Data Cloud, a tecnologia 5G deve começar a ser implantada primeiro em áreas urbanas de maior densidade e que apresentam uma banda larga móvel mais aprimorada.
… Filadoro também acredita que a tecnologia 5G é mais do que bem-vinda para setores dependentes da nuvem – além das próprias indústrias desse mercado. “Se a pandemia acelerou bastante o investimento nos negócios em nuvem através de sua ampla utilização para diversas inovações, com o 5G isso será bastante potencializado. Vamos ter um aumento impactante de serviços em nuvem”.