Para manter a dieta e o organismo funcionando bem, que tal refeições leves e saborosas? Confira alguns pratos deliciosos com fibras para celebrar a chegada da estação mais quente do ano.
Verão é época de churrasco no fim de semana, camarão frito na praia e muitos drinks à beira da piscina. Mas, no calor, essa comilança não cai nada bem além de trazer diversos malefícios se consumidos em excesso. Que tal aproveitar o verão e investir em receitas saudáveis? Para ajudar nessa missão, a MIP Brasil Farma selecionou três pratos tem até sobremesa! todos deliciosos e cheios de nutrientes e fibras. Fibras no cardápio? Sim! Incluí-las nas refeições vai proporcionar um verão repleta de leveza e saúde. Seu consumo melhora o funcionamento intestinal, reduz os níveis de colesterol e glicose no sangue e facilita a digestão, além de promover a sensação de saciedade. Sem contar que consumir fibras ajuda a emagrecer. A ingestão de fibras pode ser facilitada com a ajuda de suplementos que existem justamente para auxiliar a vida de quem não tem tempo de ir para a cozinha ou ingerir alimentos com fibras, explica Cristiane Spricigo, nutricionista e consultora de Livina Fibras, da MIP Brasil Farma.Duas gomas diárias de Livina Fibras supre 70% da necessidade diária de fibras solúveis. Elas estão à venda nas farmácias nos sabores tangerina e ameixa e não é necessário dissolvê-las em água nem guardar na geladeira. Elas podem ser consumidas a qualquer hora e em qualquer lugar, até o limite de 2 gomas por dia.
Confira três receitas uma de entrada, outra de prato principal (foto) e uma sobremesa e capriche nos pratos leves e com fibras nesta temporada:
ENTRADA
Ingredientes:
1 kg de pupunha cortado ao meio
2 colheres de sopa de azeite extravirgem
Galhos de alecrim
1 colher de sopa de gergelim preto
1 colher de sopa de gergelim branco
1 colher de sopa de linhaça dourada
1 colher de sopa de semente de girassol
Sal a gosto
Modo de preparo:
Em um papel-alumínio colocar o palmito e fechá-lo. Levar ao forno preaquecido a 160°C. Retirar o palmito do forno, abrir o papel-alumínio e acrescentar o sal, o azeite e o alecrim. Levar ao forno novamente a 200°C por, aproximadamente, dez minutos ou até dourar. Misturar o gergelim branco e preto, a semente de linhaça dourada e a semente de girassol e salpicar no palmito quando for servir.
PRATO PRINCIPAL
Cuscuz de Quinoa com Castanhas
Ingredientes:
1 xícara (chá) de quinoa mista em grão
¼ de xícara (chá) de cebola roxa cortada em cubos pequenos
1 xícara (chá) de tomate cortado em cubos pequenos
1 ½ xícara (chá) de água
1 colher de sopa de linhaça dourada
¼ de xícara (chá) de castanhas variadas picadas
1 colher de sopa de hortelã picada
Sal a gosto
1 colher de sopa de raspas de limão
1 colher de sopa de azeite
Modo de preparo:
Cozinhe a quinoa em água fervente por 25 minutos, com a panela parcialmente tampada, até a água secar. Reserve e espere esfriar. Em uma vasilha, misture todos os ingredientes, incluindo a quinoa fria. Tempera com sal. Para servir, decore com hortelã e nozes picadas.
SOBREMESA
Brigadeiro de Damasco
Ingredientes:
100 g de damasco
3 colheres de sopa de nibs de cacau
3 colheres de sopa de coco em lascas
Amêndoas Laminadas
Modo de Preparo:
Em um miniprocessador, coloque o damasco até ele ficar bem pastoso e sem nenhum pedaço. Adicione as lascas de coco e processe até misturar bem. Adicione o cacau e bata mais um pouco. Com a ajuda de duas colheres molde os brigadeiros e faça as bolinhas (fica em uma consistência mole para enrolar com as mãos). Passe nas lascas de amêndoas para finalizar, quebre elas antes de passar para conseguir cobrir todo o brigadeiro.