Congonhas-Bonito: voo direto inaugural desta rota inédita e de grande importância para o País

Turismo responsável praticado no destino alinha-se com os anseios da GOL de se tornar uma referência em aviação sustentável; nova rota é uma conquista para Mato Grosso do Sul.

O voo G3 1492, que partiu de Congonhas (CGH) às 12h40 e aterrissou em Bonito (BYO) às 13h40 (horário local) na tarde desta quinta-feira (2/12), representa muito mais do que um voo inaugural sem escalas para o mais novo destino da GOL Linhas Aéreas no Mato Grosso do Sul, a inauguração de um trecho inédito na aviação comercial brasileira e um passo relevante na expansão regional da Companhia: nasce, hoje, a segunda rota 100% carbono neutro do Brasil.

Em foco estão a preservação do espaço aéreo e do ambiente que envolve os aeroportos em questão e o combate às mudanças climáticas que tanto ameaçam a vida na Terra – um alinhamento da GOL, Companhia cada vez mais empenhada em se tornar uma referência em aviação sustentável no País, com o turismo responsável legitimado em Bonito, paraíso do ecoturismo e de belezas naturais e polo gerador de riquezas no Mato Grosso do Sul.

Desembarque do voo inaugural G3 1492, em Bonito (MS), nesta quinta-feira (2), vindo de Congonhas/São Paulo: paraíso do ecoturismo é o mais novo destino da GOL e a segunda rota carbono neutro do Brasil – #MeuVooCompensa (Foto: Silvio Andrade)

Em mais uma parceria da GOL com a climatech MOSS, uma das maiores plataformas ambientais de créditos de carbono do mundo, ambas as empresas doam a todos os Clientes e à tripulação presentes nos voos da rota Congonhas-Bonito-Congonhas a compensação individual da pegada carbônica deixada pelas viagens, neutralizando as emissões totais de carbono nos dois trechos – com direito a certificado. A primeira rota 100% carbono neutro no Brasil nasceu em 1º setembro deste ano, Recife-Fernando de Noronha-Recife, também uma parceria GOL e MOSS.

Eduardo Rodrigo Calderon (à esq.), da GOL, corta a faixa do voo inaugural Congonhas (CGH)-Bonito (BYO) ao lado de Jan Werner, da MOSS, parceira da Companhia na doação da compensação individual de carbono aos Clientes da mais nova rota carbono neutro do Brasil.

O voo inaugural Congonhas-Bonito contou com a presença dos executivos Eduardo Rodrigo Calderon, diretor de Controle Operacional e Engenharia, e Ciro Andrade Camargo, gerente de Relações Institucionais, ambos da GOL, além de imprensa convidada. Speeches especiais foram proferidos pelos representantes da Companhia tanto na sala de embarque, onde aconteceu o corte da faixa, quanto a bordo. Entre os dizeres: “Este voo faz parte da nossa campanha #MeuVooCompensa. Em parceria com a MOSS, o valor da neutralização em reais será destinado a projetos de conservação da Floresta Amazônica”.

No aeroporto de Bonito, após o desembarque do voo G3 1492: da esq. para a dir., Ciro Andrade Camargo e Rafael Pinotti, da GOL, Jan Werner, da MOSS, Bruno Wendling, da FundturMS, Josmail Rodrigues, prefeito de Bonito, Eduardo Rodrigo Calderon, da GOL, e Juca Ygarapé, vice-prefeito de Bonito. (Foto: Silvio Andrade)
Dentro da aeronave, os Clientes receberam a edição mais recente da revista GOL, embalada individualmente com um sachê de álcool em gel da marca Giovanna Baby, e um nécessaire oferecido pela Phytoervas e customizado pela artista plástica indígena Beni Kadiwéu, do Mato Grosso do Sul, com uma seleção de produtos ecologicamente responsáveis para os cuidados pessoais. No desembarque, todos ganharam o certificado de compensação de carbono do voo G3 1492 impresso em papel semente – um estímulo ao plantio. Foi abolido o tradicional batismo da aeronave em seu pouso primordial no destino, em prol da preservação dos recursos hídricos.

Carbono neutro, uma responsabilidade compartilhada

Desde o dia 5 de junho de 2021, os Clientes da GOL podem, voluntariamente, compensar a emissão de carbono de seus voos, uma possibilidade estabelecida pela Companhia com ineditismo na América Latina, com a colaboração da MOSS. À iniciativa e à campanha, a GOL deu o nome de #MeuVooCompensa. A compensação em voos nacionais e internacionais é realizada por meio do MCO2, primeiro token verde totalmente global lastreado em blockchain, que foi criado pela MOSS para neutralizar a emissão de CO2 a partir do apoio a projetos ambientais certificados com atuação na Amazônia.

O investimento da GOL e MOSS no carbono neutro na cidade de Bonito acende a discussão sobre a responsabilidade compartilhada: mitigar o impacto dos voos nas mudanças climáticas globais deve ser uma preocupação não só das companhias aéreas, mas de cada pessoa que utiliza o serviço.

 

… Bom dia! “Mente firme, alma limpa e pensamento positivo sempre”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Lara Cristina Rubio, Fernando Diaz, Aparecida Feitosa Jacob Gomes, Rui Reiter, Elyz Soares, Isaias Bosco, Lazara Barauna Ferreira Salamene, Daniel Spagnol, Maria Caroline Carloto Nantes, Laudson Lopes, Lidia Careno, Maria Manich e Rosemary Missirian. Happy birthday!