A Alemanha tem inúmeras “rotas turísticas”. Na realidade, estas rotas temáticas na Alemanha são trajetos que unem cidades com interesses em comum, e que desenvolvem um tema ao longo delas. Bons exemplos são a Rota dos Contos de Fadas, a Rota do Vinho Riesling, Rota Alemã das Motocicletas, entre outras. Mas sem dúvida alguma, a mais famosa e que mais recebe turistas é a Rota Romântica na Alemanha.
A Rota Romântica liga Würzburg, que fica um pouco para baixo do meio da Alemanha, até Füssen, onde está o maravilhoso Castelo Neuschwanstein, nos pés dos alpes alemães, bem ao sul.
Toda esta preferência por esta rota temática na Alemanha não é em vão! Definitivamente, o trajeto da Rota Romântica na Alemanha é realmente lindo, com muitas cidades onde se sente que o tempo parou. Assim sendo, parece que estamos vivendo (com todo conforto, claro) na Idade Média, de onde vem a arquitetura da grande maioria.
A Rota Romântica conta com 29 cidades participantes. E tem com seu trajeto total em torno de 400 km em estradas secundárias. Definitivamente é uma estrada linda, atravessando vilarejos, campos e paisagens encantadoras.
Muitas cidades ao longo da Estrada Romântica são muito pequenas, outras pequenas e algumas médias, e acima de tudo a beleza está no conjunto. Com toda certeza, para apreciar a beleza destes lugares deve-se observar uma pequena praça, olhar os detalhes das casas, as ruazinhas e as flores na beira do caminho. Necessariamente esta não é uma rota temática onde todas as cidades tem algum monumento esplendoroso. Com efeito, sua beleza realmente está em se apreciar o belo e o pequeno. E é o que faz a diferença e transforma a Estrada Romântica na Alemanha neste poderoso destino que ela é.
Esta é uma rota para se fazer com tranquilidade e se seguir pelas estradas secundárias, assim como ir parando de cidade em cidade. De preferência, sem pressa e vendo as lindezas que cada uma delas tem para mostrar. E para despertar ainda mais seu interesse e vontade, este post é para esclarecer dúvidas e além de ajudar você a preparar esta viagem de sonhos!
Melhor época para fazer a Rota Romântica.
A Rota Romântica na Alemanha pode ser feita durante todo o ano, e cada estação tem sua beleza. Como deixar de apreciar toda exuberância das flores nas janelas e os dias lindos da primavera? Além de curtir os dias quentes e agradáveis do verão? Ou ainda as mil cores do outono alemão, que fazem as copas das árvores parecerem aquarelas? Ou ainda o cheio de Glühwein (quentão) no ar tendo como pano de fundo os campos brancos de neve?
Primavera e verão
Primavera e verão são sem dúvida as melhores épocas para se fazer esta rota. Os dias são longos, não apenas amanhece cedo e como também anoitece bem tarde. Definitivamente isto faz com que a viagem, e as visitações nas cidades, rendam bem mais.
Entre abril e junho seria a época mais apropriada. Isto porque julho e agosto são períodos de férias escolares e as cidades (e estradas) tendem a estar mais cheias e mais caras. Definitivamente reservas antecipadas nesta época são fundamentais.
Outono e inverno
Outono e inverno tem suas belezas e particularidades. Setembro e outubro ainda são épocas boas para a visita. Para aqueles que gostariam de “sentir frio” e conhecer os belos mercados de Natal da Alemanha, o mês de dezembro pode ser encantador. Mas lembre-se: é frio de verdade!
As grandes desvantagens de fazer a viagem pela Estrada Romântica no inverno é que os dias são curtos (não só amanhece tarde bem como anoitece no meio da tarde). Dessa maneira, se visite menos lugares, principalmente quando comparado com o que se visita num dia longo de verão.
Como quase tudo para se visitar e apreciar na Rota é ao ar livre, fica muito complicado conseguir andar na rua por muito tempo. Em resumo, isto faz com que tenhamos que entrar em lojas e cafeterias para nos esquentar a cada pouco. Desta forma, se diminui muito o ritmo de viagem.
O passaporte é necessário mas dispensa de visto, por até 90 dias. (Fonte: viajoteca.com)