De acordo com a pesquisa realizada pela Maia Research Analysis, o Brasil ocupa o posto de segundo maior consumidor de pipoca no mundo, ficando apenas atrás dos Estados Unidos. A pipoca, que já é presença garantida em cinemas, celebrações e momentos de lazer, agora ganha uma nova versão: o sorvete. Cremoso e com um toque levemente caramelizado, ele transforma um dos snacks mais amados pelos brasileiros em uma sobremesa versátil e saborosa.
Pensando nisso, a Kicaldo, marca de alimentos especialista em grãos e líder no segmento de feijão, criou uma versão para inovar no cardápio e se deliciar com um sabor inesperado:
Ingredientes:
- 320g de pipoca estourada
- 480ml de creme de leite
- 250ml de leite
- 10 ml de mel
- 5 ml de extrato de baunilha
- 1 pitada de sal
- 135 g de açúcar mascavo
- 6 gemas

Modo de preparo
Em uma panela de fundo grosso, aqueça o leite e o creme de leite até quase atingir a fervura. Coloque a mistura ainda quente em um recipiente com as pipocas estouradas, deixando-as completamente cobertas pelo líquido e deixe descansar por 10 minutos. Depois de aguardar, coe o líquido.
Leve a mistura de leite e creme de leite coado das pipocas para o fogão, adicionando sal, extrato de baunilha e mel. Em outra vasilha, bata gemas e açúcar mascavo até obter um creme clarinho. Ponha a mistura toda de volta ao fogo médio até o creme engrossar e cobrir as costas da colher, como um creme inglês.
Coe o creme em um recipiente e cubra-o com plástico filme, tocando a superfície para evitar a formação de película. Deixe a base do seu sorvete esfriar completamente durante a noite antes de passá-la para uma máquina de sorvete. Deixe a mistura no congelador por 6 horas. Durante as primeiras 2 horas, você deve usar uma batedeira ou batedor elétrico a cada meia hora para “acordar” a massa do sorvete e evitar que cristais de gelo se formem.
“O sorvete de pipoca é a junção de refrescância e inovação na gastronomia, despertando memórias afetivas de um jeito diferente. A textura cremosa do sorvete com a crocância da pipoca cria uma experiência sensorial única, que traz sabor a cada colherada”, finaliza Maurício Bortolanza, Diretor de Novos Negócios da Kicaldo.



