Conheça Nagano, região conhecida como os “Alpes Japoneses”

Parque Nacional Joshinetsu Kogen tem algumas das mais famosas e mais altas montanhas do Japão. Foto: Divulgação

Província possui as maiores cordilheiras do país e é conhecida mundialmente por seus resorts, estações de esqui e onsens.

Aproveitar a neve, esquiar, banhar-se em águas termais (onsens) e apreciar a culinária sazonal e bebidas quentes são tradições típicas de inverno no Japão. E, durante a estação mais fria do ano, a província de Nagano se destaca no arquipélago. Conhecida também como “Alpes Japoneses”, a região possui as cordilheiras mais altas do país em seus parques nacionais, paisagens de tirar o fôlego, dezenas de resorts de esqui e uma grande variedade de saquês locais.

A Organização Nacional do Turismo Japonês (JNTO) apresenta os destaques de Nagano. Conheça as belezas naturais da província durante o inverno no hemisfério norte.

A região de Nagano é conhecida como os Alpes Japoneses.  Shutterstock

Parque Nacional Joshinetsu Kogen

Um vasto parque que abriga algumas das mais famosas e mais altas montanhas do Japão e muitas fontes de águas termais (onsens). A imensa área natural recebe visitantes e proporciona durante todo o ano belas vistas da natureza. Mas, é no inverno, quando a neve cai e a paisagem muda que o parque se destaca em meio aos Alpes Japoneses.


Em Shiga Kogen é possível esquiar, praticar snowboard, passear de snowmobile, descer encostas de snow tubing e fazer caminhadas guiadas com calçados de neve.  Shutterstock

Um dos maiores complexos de inverno do país, a área de esqui Shiga Kogen, faz parte do parque. No local, é possível esquiar, praticar snowboard, passear de snowmobile, descer encostas de snow tubing e fazer caminhadas guiadas com calçados de neve. A área concentra 19 resorts de esqui, que somam 70 teleféricos e tem mais de 80 Km de pistas.

No Parque dos Macacos da Neve de Jigokudani os famosos macacos japoneses da neve descem das montanhas para se aquecer em águas termais. Shutterstock

Já no Parque dos Macacos da Neve de Jigokudani, a fauna local encanta os visitantes. Durante o inverno, os famosos macacos japoneses da neve descem das montanhas para se aquecer em águas termais e é possível acompanhar a rotina dos animais bem de perto.

Nos “Alpes japoneses” é possível encontrar diversos onses, para se aquecer em águas termais durante o inverno. Shutterstock

Além disso, Shiga Kogen é vizinha da pequena cidade tradicional de águas termais (onsen) Shibu Onsen. Os banhos nas termas são tradição na cultura japonesa e no inverno ajudam a esquentar e relaxar. Apenas na cidade, há nove estabelecimentos, administrados pelas pousadas locais, que oferecem esta atividade relaxante. Além disso, ao andar pelas ruas é possível encontrar bares e restaurantes que oferecem a rica gastronomia e o saquê da região.

Nagano é conhecida por produzir saquê de alta qualidade. A bebida servida quente no inverno é ideal para aquecer.
Shutterstock

Parque Nacional Chubu-Sangaku

Ao norte dos “Alpes Japoneses” está o Parque Nacional Chubu-Sangaku, com suas montanhas, cachoeiras, vales e rica fauna e flora. Assim como Joshinetsu Kogen, o local proporciona belos passeios em todas as estações do ano, mas no inverno a neve transforma a paisagem e as atividades no local.

Um destaque são os passeios noturnos que vão até as Cataratas Zengoro, congeladas durante o inverno. Para chegar, é preciso encarar uma caminhada por meio da floresta. A iluminação fica por conta da lua que reflete na neve e guia os visitantes.

Hakuba Valey é um complexo de dez resorts que oferecem mais de 200 pistas, cursos para principiantes e atividades como caminhadas e rafting na neve. Shutterstock

As montanhas do parque chegam a 3 mil metros de altura e a neve é ideal para a prática de esportes de inverno. No local está o complexo de esqui Hakuba Valley. São dez resorts que oferecem mais de 200 pistas, cursos para principiantes e atividades como caminhadas e rafting na neve além de esqui em áreas onde a natureza é inexplorada.

Na região, os vilarejos Hakuba, Otari e Omachi são muito procurados durante a temporada de esqui e Happo Village e Echoland são as áreas mais famosas. Ambas têm um ar cosmopolita com charme japonês e, além dos hotéis de luxo e pequenas pousadas japonesas, pelas ruas é possível encontrar diversos pubs de cervejas artesanais, tradicionais bares izakayas, barracas de lámen e restaurantes.

Gastronomia

Nagano é conhecida por produzir saquê de alta qualidade. Há cerca de cem fábricas locais, que aproveitam o bom clima e a água da região. As principais marcas de saquê do Japão estão na província, como Masumi e Iwashimizu. Para comer, é tradição no inverno japonês se aquecer com um bom prato de lámen ou udon. Um prato típico de Nagano que também é apreciado é o Oyaki, um bolinho cozido de massa de trigo-sarraceno recheado de legumes, frutas ou feijão-doce, que é assado em uma panela de ferro e cozido no vapor.

Oyaki, bolinho cozido de massa de trigo-sarraceno, prato típico da região de Nagano. Shutterstock

Informações de viagem

Devido à pandemia, as restrições de viagem estão mudando continuamente e se adaptarão conforme a situação evolui globalmente. A JNTO recomenda visitar seu site para obter as últimas notícias sobre o Japão e as restrições de viagens relacionadas à Covid-19. Acesse: https://www.japan.travel/en/coronavirus/

… Bom dia! “É preciso saber lutar como um leão, mas lutar por sonhos que valham a pena.” (Roberto  Shinyashiki).

.. Trocam de idade hoje: Jussara Rebetchuk,  Iracy Vieira de Brito, Carolina Maimone, Karina Loureiro, Thiago Rech, Daniel Nascimento, Edir Viegas, Ricardo Alves, Adamo Del Pino Lino, Jeferson Christaldo, Daniela Godoy, Thiago Rech, Carla Takagi e Thaty Flores Passos. Happy birthday!

Pessoa da melhor qualidade! Assim é o atuante Secretário de Governo Eduardo Riedel.

… Não é a toa que o Secretário de Governo Eduardo Riedel tem seu nome cogitado como possível candidato ao governo do estado lançado pelo atual Reinaldo Azambuja. Gestor de alta qualidade e prestígio , colocou todas contas do estado nos trilhos e promove sistematicamente execução de projetos importantes em todo Mato Grosso do Sul.

Amanhã, 19 de janeiro, às 19h45, (horário de Brasília) a MTV estreia uma nova temporada do MTV Cribs. Seguindo o sucesso da versão produzida de forma remota durante a quarentena, em 2020, o programa volta agora para mais uma temporada.

… Mato Grosso do Sul se destaca por sua alta produtividade agrícola, em especial em soja e milho. De acordo com dados da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do MS), o Estado é o 5º maior produtor e 6º maior exportador de soja do Brasil e o 4º maior produtor e 3º maior exportador de milho do País. A partir de agora, o segmento ganha um forte aliado para fomentar ainda mais a produção, já que no sábado (16), a empresa AgroQuantum iniciou oficialmente suas atividades no Estado.

Querida que só, Jussara Rebetchuk, festejando hoje mais um aniversário. Happy birthday!

… Pioneira no Brasil, a AgroQuantum é um novo conceito em insumo agrícola, aliando conhecimentos da física quântica (eletromagnetismo terrestre e bioativadores) para incrementar a performance agrícola em todas as fases: plantio, germinação, desenvolvimento e produção de grãos, produtos que estimulam o potencial da planta e a protege contra as adversidades como ataques de pragas e secas, sem aditivos químicos, o que torna a produção rentável e sustentável.

Sempre de bem com a vida, Thaty Flores Passos, aniversariando hoje. Happy birthday!

… Pelo segundo ano consecutivo, a Árvore de Natal do Tivoli Mofarrej São Paulo foi eleita a Melhor Árvore de Natal de São Paulo, na categoria Hotéis, pelo Concurso Cidade Iluminada São Paulo 2020, realizado pelo BusinessLand, com apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

A árvore 100% feita à mão, pela artista Maria Fernanda Paes de Barros, da marca Yankatu,

 Na semana passada, no Hiper Center Jardim dos Estados, a ONG Instituto SOS Pantanal e a Fundação Barbosa Rodrigues, receberam R$ 43.908,80, cada, totalizando R$ 87.817,60. Foi a última entrega do Troco em Dobro, instituído pela rede de supermercados no segundo semestre de 2020, no intuito de contemplar não só uma, mas duas entidades sociais que prestam serviços relevantes à população.