A Copa do Mundo mudou a rotina de brasileiros e estrangeiros. Com o fim do Mundial, milhares de pessoas levarão em suas malas sonhos realizados, histórias para compartilhar, amizades internacionais e, infelizmente, a dor de cabeça de enfrentar os desafios na hora do embarque nos aeroportos. Dados do Ministério do Turismo apontam que, até o fim do mundial, mais de 3,1 milhões de estrangeiros e mais de 600 mil brasileiros terão circulado pelo país. Isso significa que voos atrasados ou cancelados, overbooking e extravio de bagagens podem se tornar adversários difíceis de se vencer na volta para casa.
Prevendo um cenário desanimador que já acomete inúmeros usuários do transporte aéreo, a Fill The Blank (FTB), startup voltada para o desenvolvimento de aplicativos com foco em utilidade pública, acaba de lançar o Help Aéreo. A ferramenta simples e gratuita facilitará o acesso dos passageiros a indenizações por maus serviços prestados pelas companhias aéreas. O usuário pode formalizar a queixa por meio do aplicativo, ainda no local da ocorrência, sem perder tempo e energia. “O Help Aéreo nasce com a proposta de ser um meio para se alcançar um fim. Ele é um facilitador para que o usuário possa garantir seus direitos quando perceber algum tipo de incompatibilidade entre o que foi contratado e o que foi ofertado”, explica o sócio da FTB, Leonardo Soltz.
Como funciona
Entre o usuário lesado e a empresa responsável há somente seis passos a serem seguidos no aplicativo para entrar com uma ação. A ocorrência é imediatamente enviada para um dos escritórios de advocacia cadastrados na plataforma. As informações encaminhadas são analisadas desde o fato ocorrido até sua procedência, antes do ajuizamento de qualquer medida.
A empresária Larissa Dantas e seu marido, o engenheiro Leonardo Prates, perderam quase R$5 mil em produtos quando tiveram a bagagem extraviada e violada durante uma viagem internacional. O casal despachou três malas de Miami para São Luís (MA) que não chegaram na área de desembarque. Dias depois, Larissa e Leonardo receberam duas das malas, sendo que uma delas, com senha no fecho, estava quebrada e aberta. A terceira sofreu um segundo extravio e foi entregue ao casal apenas no dia seguinte. “Foi um transtorno. Cheguei na sala do aeroporto onde estava minha bagagem e fui logo informada de que uma das malas tinha oito quilos a menos. Quis pesar novamente para conferir, mas não permitiram. Perdi os presentes que trouxe para minha sobrinha”, lamenta Larissa.
Apesar do transtorno, a usuária preferiu não acionar a justiça para evitar o desgaste. “Meu marido é engenheiro, trabalha viajando o tempo todo. Adiar seus compromissos para ir atrás de todo o processo que pressupõe uma ação seria inviável. Meu irmão me apresentou o Help Aéreo e fizemos a ocorrência sem sair de casa”, afirma. A família teve a ação protocolada a partir das informações enviadas pelo aplicativo e, em menos de um mês, participou de audiência sobre o caso. “Ofereceram um acordo de R$500 para cada um de nós, mas o valor não cobre nosso prejuízo financeiro e nem a dor de cabeça que tivemos. Não aceitamos e agora estamos esperando a sentença”, conta.
O Help Aéreo é inédito no Brasil e já alcançou cerca de 500 downloads em menos de um mês. Está disponível na Apple Store e será lançado, em breve, também para Android e Windows Phone.