Cresce o consumo de alimentos e bebidas italianos em Campo Grande

Italian Trade Agency registar um crescimento na exportação de alimentos e bebidas para o Brasil e um aumento no consumo desses produtos em Campo Grande.

No ano passado, pela primeira vez, a ITA implantou a campanha Sabores da Itália no Mato Grosso do Sul, esta ação teve como foco promover em supermercados das principais cadeias de supermercados, ações para incentivar o consumo dos produtos Made in Italy. Este ano, entre 15 e 19 de março a ITA realiza B2B com participações de cerca de 500 empresas italianas de alimentos e bebidas e compradores de 30 países. Do Brasil, já estão confirmados 20, das maiores cadeiras de supermercados do país e também de importantes empresas de importação e distribuição.

Somente durante o mês da Sabores da Itália 2020, os 132 pontos de venda comercializaram R$ 20 milhões em produtos italianos, o que é um resultado muito positivo e resultou na venda de 80 mil garrafas de vinho, 25 toneladas de arroz e preparações para risoto, 40 mil litros de azeite, 65 toneladas de massa, 15 toneladas de farinha de trigo e 10 toneladas de presuntos, queijos e embutidos.

O resultado positivo de 2020 das exportações de alimentos e bebidas para o Brasil, mesmo em meio à pandemia, com o fechamento e restrição por longos períodos do funcionamento de bares e restaurantes (importante canal de distribuição de produtos italianos), tem como principal fator a mudança de comportamento dos consumidores.

“Identificamos que esse incremento se deve, sobretudo, ao isolamento causado pela pandemia de Covid-19, que forçou quem estava acostumado a consumir em restaurantes a fazer as refeições em casa”, explica Ferdinando Fiore, diretor para o Brasil da ITA – Italian Trade Agency.

Ferdinando Fiore, diretor para o Brasil da ITA – Italian Trade Agency.

Ele lembra ainda que, além desse público habituado a produtos mais selecionados, muitas pessoas que descobriram o prazer de aventurar-se na gastronomia investiram em itens de alta qualidade, já que cozinhar em casa passou a ser a alternativa mais segura para o enfrentamento da crise.

Em valores totais, as importações brasileiras de alimentos e bebidas provenientes da Itália somaram US$ 231.266,310, em 2020, alta de 1,06% ante 2019, que totalizou US$ 228.847,181.

Os alimentos Made in Italy mais importados pelo Brasil no ano passado foram massas (23,5 mil toneladas), tomates e molhos (21,4 mil toneladas), kiwi (11,2 mil toneladas), azeite de oliva (4,6 mil toneladas) e farinhas (4,4 mil toneladas). Outras importantes categorias incluem chocolate (2,9 mil toneladas), pães, doces e biscoitos (2,8 mil toneladas) e vinagres (912,3 mil litros).

Já entre os produtos que registraram maior crescimento das importações em valor, na comparação com 2019, figuram pães, doces e biscoitos, que somaram US$ 14.781.507, com aumento de 54,8%; presuntos e embutidos, US$ 1.667.747(31,4%); arroz e preparações para risoto, US$ 7.888.148 (28,9%); farinhas, US$ 2.913.592 (20,3%); azeites de oliva, US$ 19.667.608 (10,39%).

Mas foram os vinhos, a bebida da pandemia, cujo consumo cresceu mais de 30% em 2020, a categoria que mais se destacou no import brasileiro proveniente do país europeu: foram importados da Itália US$ 36.023.547 em vinhos, valor equivalente a 11.170.700 litros.

Vale destacar que os italianos são os maiores fornecedores do Brasil em termos de pães, doces e biscoitos, vinagres, massas, tomates e molhos e kiwis. Também figura entre as primeiras posições em categorias que incluem chocolates, farinhas, azeites, queijos, presuntos e embutidos, café, arrozes e, naturalmente vinhos.

Campanha

Outro fator importante que contribuiu para a elevação das vendas e maior engajamento dos consumidores brasileiros foi a realização da campanha “Sabores da Itália” www.saboresdaitalia.com.br, coordenada e realizada pela ITA, com o objetivo de promover e valorizar a produção Made in Italy e o modo de viver italiano.

Em sua terceira edição, que ocorre tradicionalmente entre os meses de outubro e novembro, a iniciativa envolveu ações promocionais em 132 pontos distribuídos entre os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Durante a campanha, foram comercializados cerca de R$ 20 milhões em alimentos e bebidas da Itália nas redes de supermercados Comper, Festval, Jaú Serve, Mambo, Oba Hortifruti e Casa Santa Luzia. A campanha também envolveu em âmbito nacional o e-commerce EVINO, principal canal de vendas online de vinhos e entre os maiores importadores e distribuidores de vinhos italianos no Brasil.

As ações tiveram como principal foco reforçar os hábitos alimentares dos brasileiros e modos de preparo da culinária italiana, tão apreciada no país. Foi criada ainda uma plataforma coadjuvada por um rico conteúdo de informações disponibilizadas nas redes sociais da ITA e de seus parceiros, que reuniu vídeos de receitas e sugestões de harmonização com vinhos, além de curiosidades sobre a produção italiana, informações sobre os locais de promoção, além da possibilidade do internauta fazer o download do livro de receitas Giro D´Itália, escrito pelo jornalista Dias Lopes, que teve milhares de exemplares baixados.

A plataforma permitiu grande interação dos consumidores com as mídias sociais da ITA, além do acompanhamento das ações de marketing promocional nos pontos de venda que, em alguns casos, destinaram espaços e corredores inteiros aos produtos italianos. Ainda na plataforma, foram disponibilizadas receitas e dicas de preparo dos chefs Roberto Cerea e Vinícius Rojo, que buscaram valorizar os produtos genuinamente italianos particularmente durante a 5ª. Semana da Cozinha Italiana no Mundo, evento realizado na última semana de novembro em todas as cidades do mundo que sediam escritórios e representações diplomáticas italianas, com o objetivo de divulgar o estilo de vida e de se alimentar italiano e que, em 2020, comemorou os 200 anos de nascimento de Pellegrino Artusi, empresário, escritor e autor do livro “A Ciência da Cozinha e a Arte de Comer Bem”, publicação que reúne 790 receitas e que, com mais de 110 edições, é considerada a bíblia da gastronomia italiana.