Cuidados essenciais com a pele mista durante o Outono-Inverno

Conforme as estações do ano vão passando é quase impossível manter a saúde da pele sem fazer algumas adaptações na rotina de cuidados diários principalmente se tratando do tipo de pele mista. Durante o outono e o inverno, por exemplo, é essencial redobrar os cuidados, já que as baixas temperaturas e o vento podem colaborar para a perda de hidratação natural, deixando algumas regiões mais secas e sensíveis.

A pele mista apresenta pontos de oleosidade e, ao mesmo tempo, características de ressecamento, o que pode acabar dificultando a busca por cosméticos durante períodos de baixa temperatura. Isso porque, dependendo da escolha, o rosto pode ficar mais oleoso, o que agrava quadros de acne, ou causar o temido efeito rebote, ressecando o local após o uso de ingredientes mais agressivos.

Atento a isso, Carlos Correa, gerente de pesquisa e produtos da Mahogany, marca especializada em produzir e comercializar cosméticos de alto padrão, indica alguns cuidados essenciais para cuidar do tipo cutâneo em épocas mais frias. Confira:

Higienize e tonifique a região

A higienização e tonificação são passos fundamentais para equilibrar a pele mista durante o outono e o inverno. “Ter uma pele limpa é fundamental para que ela continue saudável e receba todos os benefícios que serão aplicados em seguida. Além disso, a limpeza vai evitar o entupimento dos poros e controlar a oleosidade da zona T, normalizando a produção de sebo e ajudando a manter a pele mais viçosa”, afirma.

A higienização e tonificação são passos fundamentais para equilibrar a pele mista durante o outono e o inverno

Pele mista também necessita de hidratação

Após a limpeza e tonificação, o próximo passo é a hidratação. “Como a pele mista tem uma área oleosa e outra mais seca, é recomendado o uso de produtos que não aumentem a oleosidade, ao mesmo tempo que mantenham a região seca, hidratada. O uso vai estimular a renovação celular, evitar o aparecimento de rugas e os sinais do envelhecimento precoce e balancear a quantidade de água na área”, aconselha.

Evite banhos quentes demais

Os banhos quentes são uma das maiores tentações durante os meses de baixas temperaturas, mas a água muito aquecida, além de poder ocasionar queimaduras, também retira toda a proteção natural, causando ressecamento. “O ideal é que o banho seja morno, numa temperatura agradável. Além disso, prefira utilizar sabonetes que diminuam as agressões e ajudam a nutrir a pele. As esfoliações também podem ser feitas com cautela, porque podem provocar secura e causar alergias”, indica.

água muito aquecida, além de poder ocasionar queimaduras, também retira toda a proteção natural

Use o filtro solar

Embora o sol seja um pouco mais brando durante os meses frios, o uso do filtro solar também faz parte dos cuidados no outono-inverno. “A radiação do sol não desaparece, e ainda que seja agradável se expor a ele, as suas agressões continuam. Mesmo que a pele do corpo esteja coberta, não se esqueça de que o seu rosto está desprotegido. Portanto, não saia de casa sem aplicar um bom filtro solar, preferencialmente indicado para a área do corpo”, finaliza.

 

o uso do filtro solar também faz parte dos cuidados no outono-inverno