Essa busca pelo aumento das defesas do organismo fez com que as pessoas procurassem consumir mais alimentos ricos em nutrientes em sua forma mais pura, ou em preparos que se aproximem o máximo possível do alimento in natura. Segundo o estudo, durante a pandemia, as pessoas passaram a cozinhar mais em casa e a consumir mais frutas, hortaliças e feijão.
E no meio dessa busca para variação da alimentação, é sempre bom poder conhecer novos produtos para ampliar o leque de sabores. Uma hortaliça pouco conhecida, mas que traz diversos benefícios para a saúde é o alho negro, um superalimento potente e gostoso. Rico em antioxidantes, ele fortalece a imunidade, previne e ameniza os sintomas da diabetes, melhora a pressão alta e o colesterol. Além disso, possui efeitos neuroprotetor, hepatoprotetor e anticancerígenos.
A Baskets, plataforma que funciona como um mercado online especializado em comidas e bebidas artesanais, traz em seu portfólio diferentes tipos de preparos com a hortaliça, todos da produtora artesanal Alho Negro do Sítio.
“O sabor desse alimento é adocicado e frutado, remetendo ao melaço e ao tamarindo, sem aquela característica pungência do alho comum. Também pode-se notar um toque de defumado e a presença de Umami. Ele é muito sutil e delicado. Na Baskets, procuro trazer produtos diferentes e que não são facilmente encontrados em outros mercados e plataformas, como o alho negro, por exemplo. E ele tem feito muito sucesso”, revela Kim Machlup, fundadora da plataforma Baskets.
Existem diversas versões com alho negro: em pesto, como geleias e até no chimichurri. Ele pode ser consumido puro, em massas, pães, grelhados, saladas e sanduíches.