O Verona Motor Bike Expo foi o palco perfeito para trazer aos olhos dos entusiastas italianos e europeus dois projetos exclusivos de customização de motocicletas baseados na icônica BMW R 18.
Os modelos são o resultado da colaboração da BMW Motorrad Itália e sua rede de concessionários com alguns dos players históricos deste mundo. A icônica moto é um projeto desenvolvido pela revista italiana LowRide e criado pela American Dreams. A R 18 Aurora foi criada pela Garage 221 que foi contratada pela BMW Motorrad Roma.
BMW R 18 M
M é a letra que diferencia as versões esportivas dos modelos BMW de quatro rodas, e hoje inclui também os veículos de duas rodas. A fonte de inspiração para o projeto BMW R 18 M da redação da LowRide é a seguinte: a ideia é dar à moto um visual mais aerodinâmico e esportivo, evitando exageros, mas sem perder a referência ao visual retrô da moto.
“Estabilidade, distância entre eixos longa e a potência do motor boxer de 1800cc instigam partidas velozes e merecem, em nossa opinião, um visual esportivo e retrô. No design da R 18 M, utilizamos sugestões da tradição BMW Motorrad e inspiração das quatro rodas: M significa Motorsport”, como Giuseppe Roncen, Diretor da LowRide, descreveu o projeto BMW R 18 M.
O trabalho se concentrou no chassi, na configuração da suspensão, na carroceria e nos acessórios, deixando a mecânica e a eletrônica inalteradas como os pontos fortes naturais da R 18. Leve e com uma posição de pilotagem diferenciada, a moto promete ser ainda mais divertida para pilotar: “Continuamos curiosos para experimentar seu potencial. Significativamente mais leve, a moto também deve ser fácil de manusear devido à sua posição de pilotagem, que é mais compacta e carregada para a frente, sem exageros.”
O projeto R 18 M foi viabilizado pela BMW Itália e nasceu na esteira das emoções que essa moto pode proporcionar: uma cruiser divertida, potente e animada, com um grande motor e um torque infinito. A LowRide envolveu alguns dos melhores artesanatos italianos e empresas especializadas no setor. A realização dos esboços foi confiada ao designer Oberdan Bezzi, já parceiro da LowRide no passado. A American Dreams cuidou da montagem e coordenou o trabalho;
A Elaboratorio, especializada em prototipagem e modelagem, criou do zero diversas peças aerodinâmicas da moto. A Carbon Italy tratou das tampas da cabeça, dutos de admissão e outros detalhes de fibra de carbono. O escapamento curto, projetado para tornar a linha mais compacta e permitir maiores ângulos de inclinação, traz a assinatura da ER Exhaust Revolution. A L.R. Leather cobriu o assento em couro, enquanto a pintura foi confiada à Dox Art Factory. A Rizoma forneceu espelhos e manoplas perfeitamente alinhados com o caráter da moto.
BMW R 18 Aurora
A ideia e desejo da Garage 221 de criar uma moto custom baseada na BMW R 18 teve suas origens há algum tempo, na apresentação da moto no EICMA 2019. “As linhas da nova moto da BMW eram inovadoras e ao mesmo tempo tradicionais. Merecia elementos complementares e um visual ainda mais Heritage, desde as linhas suaves do tanque às formas características do motor”, afirmou Pier Francesco Marchio, da Garage 221.
As modificações feitas na R 18 Aurora derivam da experiência da Garage 221 no mundo BMW e, de fato, todos os elementos usados vêm de outros modelos da BMW Motorrad. O assento foi todo emprestado de uma BMW 1200 C de 2005, os suportes foram feitos utilizando e uma BMW R 100 de 1982 e uma parte do quadro traseiro de uma BMW K 75 de 1991.
Na cor da carenagem, o código de uma BMW RT 100 de 1983 foi tomado como referência, personalizando os grafismos em seus tons e intensidade. Os suportes dos para-lamas dianteiros e traseiros, os suportes do assento e o suporte da placa são inteiramente feitos à mão.
Os escapamentos foram feitos em colaboração com Leo Vince, tendo um cuidado especial com o som, para torná-lo ainda mais encorpado e cativante. O seu design foi especificamente estudado para dar uma linha muito pessoal e musculada à parte central da R 18.
A grade do radiador de óleo da R 18 Aurora dá um toque natural e elegante, inspirado na grade dos carros da marca dos anos 60. “Foi muito trabalhoso”, disse Pier Francesco, “mas o resultado é realmente impressionante. A pintura texturizada das tampas do cabeçote, as caixas de injeção, o cárter central e a grade do radiador de óleo fazem tudo parecer homogêneo, criando um efeito único com o bloco de cilindros e a engrenagem cônica”, completo Pier Francesco.