Dados atualizados sobre extravio e manuseio de bagagens (2024 SITA Baggage IT, em inglês) informa que o número de bagagens extraviadas caiu de 7,6 para 6,9 por 1.000 passageiros em 2023. Vale ressaltar que o número diminuiu mesmo com o aumento do fluxo de viajantes, ultrapassando os valores de 2019 pela primeira vez em cinco anos, atingindo a 5,2 bilhões.
A tendência a longo prazo destaca o impacto positivo dos investimentos em tecnologia. Entre 2007 e 2023, houve uma queda acentuada de 63% na taxa de manuseio incorreto de malas, enquanto o tráfego de passageiros aumentou 111%. No entanto, o setor ainda enfrenta desafios, especialmente no gerenciamento do aumento do volume de bagagens. Segundo a pesquisa, é fundamental avançar com a agenda de digitalização do setor, com foco em IA para análise de dados e tecnologia de visão computacional no manuseio automatizado de bagagens.
Esse avanço deve incluir automação total, boa comunicação e visibilidade completa da jornada de cada mala. Outras pesquisas da SITA* revela a ansiedade dos passageiros em relação a atrasos e cancelamentos (32% em 2023).
O relatório revela que, atualmente, dois terços das companhias aéreas oferecem despacho de bagagem sem assistência e 85% dos aeroportos oferecem a modalidade de autoatendimento. Esse dado reflete a demanda do setor por tecnologia de autoatendimento para melhorar o fluxo de passageiros. Ao mesmo tempo, os viajantes querem usar seus celulares durante a viagem, inclusive na retirada de bagagens. Hoje, 32% dos passageiros contam com informações sobre a coleta de malas enviadas diretamente para seus dispositivos móveis. Sendo assim, uma melhor comunicação e visibilidade para os passageiros incentivará um maior uso do autoatendimento digital e oferecerá controle sobre a jornada.
Melhor Aeroporto do Mundo
O Aeroporto Internacional de Hamad (DOH) celebra seu décimo aniversário conectando passageiros a novas experiências e memórias, via Doha. Ao longo desses dez anos de operações, triunfou como o ‘Melhor Aeroporto do Mundo’ três vezes no prêmio World Airport Awards da SKYTRAX, além de ter sido classificado como o aeroporto com a segunda melhor conectividade aérea no Oriente Médio no Ranking de Conectividade Aérea 2023 do Conselho Internacional de Aeroportos.
Esses reconhecimentos destacam o compromisso do espaço com a inovação e melhoria contínua, sua abordagem centrada no cliente e o foco no gerenciamento operacional eficaz, que oferece aos passageiros uma experiência de viagem confiável e sem interrupções.
De maio de 2014 a maio de 2024, o Aeroporto Internacional de Hamad recebeu um total de 325,1 milhões de passageiros em suas instalações; registrou 2,1 milhões de movimentos de aeronaves; transportou 20,5 milhões de toneladas de carga; e processou 258 milhões de bagagens. Atualmente, o hub da Qatar Airways atende mais de 45 parceiros aéreos incluindo 14 companhias aéreas tradicionais.
A capacidade do aeroporto cresceu para 58 milhões de passageiros por ano após a Fase A da expansão em 2022 e atualmente atende mais de 200 destinos, incluindo de carga e voos fretados, além de destinos de passageiros.
… Bom dia! “O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus próprios sonhos”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Paulo Roberto Pereira, Soraya Chicrala Matos, Cristina Orsi Amaral, Damaris de Souza, Jader Tonelli Peixer, Selma Maria Vicente, Manoel Messias Almeida, Maria Jose Pereira Santos e Sandra Valente. Happy birthday!
… Em meio à elegância e requinte do Palácio Tangará, Tiago Pavel vem ganhando destaque como head bartender, conquistando os paladares e a simpatia dos exigentes clientes do hotel. Com 41 anos e natural de São Paulo, Pavel utiliza sua criatividade e inovação para criar os drinks dos restaurantes Tangará Jean-Georges e Pateo do Palácio.
… No ambiente sofisticado e exigente do hotel de luxo, Pavel não apenas prepara coquetéis excepcionais, mas também oferece aos clientes uma simpática receptividade, que já conquistou nomes ilustres. “O ano de 2023 foi muito marcante, principalmente pelas visitas de personalidades que passaram pelo hotel. Ter a oportunidade de atender Chris Hemsworth em uma terça-feira, o Jason Momoa na sexta-feira e, em seguida, estar servindo o Paul McCartney na segunda-feira seguinte, é inacreditável”, comentou