A Receita Federal informou ontem (23) que a ferramenta da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda (IR) pode estar disponível nesta quarta-feira (24), em projeto-piloto. O auditor fiscal da Receita, José Carlos da Fonseca, explicou que faltam apenas algumas liberações técnicas para compatibilizar as versões de acesso e preenchimento da declaração. A previsão inicial era para quinta-feira (25).
Meu Imposto de Renda
A declaração pré-preenchida estará disponível exclusivamente por meio do serviço Meu Imposto de Renda, quando acessado pelo Centro de Atendimento Virtual da Receita (e-CAC). No entanto, o contribuinte pode recuperar as informações no e-CAC, salvar na nuvem e importar o documento pré-preenchido para o programa gerador da declaração ou para continuar o preenchimento por meio do aplicativo para celulares.conta no portal.
Desde 2014, a declaração pré-preenchida está disponível para contribuintes com certificação digital, espécie de assinatura eletrônica, obrigatória para pessoas jurídicas fora do Simples Nacional. Em 2021, a ferramenta será ampliada para quem tem conta em níveis verificado e comprovado no portal único de serviços do governo federal, o Gov.br. Cerca de 96 milhões de pessoas possuem conta no portal.
Como acessar
A opção de acessar a declaração com o certificado digital está disponível na tela de abertura do e-CAC. Recentemente, a tela passou a incluir o login do portal Gov.br, que pede o número do CPF e a senha, mais fator duplo de autenticação.
O portal tem três níveis de validação: bronze, prata e ouro. Só poderá acessar a declaração pré-preenchida o contribuinte que tiver o nível prata ou ouro. Para isso, basta baixar o aplicativo Meu Gov.br no celular e fazer a validação facial, que utiliza a bases de dados do Departamento Nacional de Trânsito e do Tribunal Superior Eleitoral.
Aplicativo
O aplicativo precisa estar aberto para o contribuinte fazer o fator duplo de autenticação, que consiste em receber um código no Meu Gov.br e inseri-lo no momento da autenticação no e-CAC.No sistema da Receita, basta acessar o Meu Imposto de Renda e clicar na linha Preencher Declaração online. Lá, o cidadão recebe um formulário com os dados fiscais preenchidos, bastando apenas confirmar as informações e enviar o documento. A Receita alerta que é responsabilidade do contribuinte verificar os dados, podendo alterar, incluir e excluir informações, se for o caso, antes de entregar ao Fisco. (Fonte: Agência Brasil)
Protetor solar
Levantamento realizado pela companhia mostra quais foram os produtos mais vendidos da categoria entre o mês de janeiro e março. No verão, grande parte da população brasileira acaba buscando formas de cuidar da pele e do corpo. Isso faz com que itens de farmácia, relacionados à estação, estejam entre os favoritos nessa fase do ano, inclusive durante a pandemia. De acordo com um levantamento do Farmácias APP, aplicativo de vendas online de itens de saúde e beleza, produtos como protetor solar, bronzeador e pós sol representaram 31,1% da receita dos itens de verão no aplicativo, de janeiro até o dia 16 de março.
Cuidados com o cabelo
Como piscina e sol são fatores que acabam danificando os cabelos, houve um destaque no mapeamento para produtos que se destinam aos cuidados com o cabelo. No período, estes itens retrataram 30,4% das vendas da categoria dentro da plataforma.
Desodorantes, suplementos vitamínicos e produtos para cuidados com o corpo, como anticelulite, antiestria, hidratação, entre outros, também estão na lista dos mais adquiridos pelos consumidores. Respectivamente, os itens retrataram 10,8%, 9,7% e 8,5% da receita.
Saúde e beleza
Além disso, janeiro foi o mês que mais obteve vendas com esse tipo de produto, com 57% do faturamento, seguido por fevereiro com 29% e março com apenas 13%. “Os resultados que observamos com este levantamento mostram que as pessoas ainda se preocupam com os cuidados com a saúde e beleza, mesmo neste momento de isolamento social. É de extrema importância que os consumidores não deixem de cuidar da pele e do corpo, pois previne inúmeras adversidades futuras”, conclui Renata Morais, coordenadora de marketing do Farmácias APP.
… Bom dia! “Todo pensamento positivo te impulsiona na direção certa”.
… Trocam de idade hoje: Rosângela Tomasi, Liana Godoy, Elenice Camilo, João Henrique Marques e Guilherme Duarte. Happy birthday!
… Em um manifesto público, ex-presidentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) pedem que o censo demográfico previsto para este ano seja mantido. O documento ressalta que uma alteração na proposta orçamentária de 2021 pode resultar no cancelamento do levantamento, que deveria ter ocorrido no ano passado, mas foi adiado em razão da pandemia de coronavírus.
… Criada em 2014, a AAPC (Associação de Apoio de Pacientes com Câncer Amigos do Chitão) atende atualmente cerca de mil pacientes com câncer por mês. Entre os meses de março e abril, participa do projeto Troco Solidário do Comper, cujo valor arrecadado será investido na construção de banheiro adaptado e compra de geladeira.
… De acordo com a Comissão Federal de Comércio (Federal Trade Commission) a falsificação de peças automotivas no mundo gera um prejuízo de US$ 12 bilhões. No Brasil, segundo a Associação Brasileira do Combate à Falsificação (ABCF), o valor das perdas em arrecadação chega a R$ 3 bilhões.
… Para combater essa prática, a NSK, uma das líderes mundiais na fabricação de rolamentos, inicia o movimento contra falsificação “Rolamento falso não é brincadeira”.
… Desenvolvida com o objetivo de informar sobre os prejuízos de rolamentos falsificados, e mostrar que a solução para não correr esse tipo de risco é comprar diretamente de distribuidores autorizados da NSK, a campanha será veiculada nos canais oficiais da empresa (site, Facebook, LinkedIn e YouTube) e também por email marketing.Saiba mais em www.nsk.com.br.