Decoração retrô: Cinco dicas para aplicar esse estilo em casa

Existem tendências cíclicas e clássicas que se destacam tanto na moda, quanto no setor de decoração e arquitetura. Assim como a roupa, o ambiente em que se vive diariamente é o reflexo de nós mesmos. Segundo levantamento do Pinterest “Casa com História”, 2023 se destaca como um ano concentrado em histórias e atmosferas, estando fortemente atrelado ao resgate ao passado.

Com um toque de nostalgia e claro, muita vivência, o vintage e o retrô estão marcando presença no design e estilo das casas. O levantamento do Pinterest registrou aumento significativo de temas como: “decoração de interiores vintage eclética”, “combinação de móveis modernos e antigos”, “decoração vintage maximalista”, “aesthetic de quarto antigo”, entre outros.

Imagem de vecstock no Freepik

O resgate às histórias de vida está presente não apenas em objetos de decoração antigos ou movelaria dos avós, mas em pisos, revestimentos e outros materiais que marcaram época e fazem alusão a memórias e a infância. Pensando nisso, a Sika, empresa especialista em produtos químicos para construção civil, separou algumas inspirações para quem deseja aplicar esse estilo em ambientes da casa.

Cores vibrantes

As cores vibrantes na decoração são uma das principais características do estilo retrô. Tons de azul, amarelo, verde, vermelho e laranja estão entre os destaques. Eles podem ser utilizados através de pinturas de parede, seja na superfície inteira ou apenas na metade. Além disso, também podem atribuir destaque a móveis e eletrodomésticos auge nos anos 50 e 60.

O cimento queimado é um tipo de material que pode auxiliar neste tipo de decoração. Além de ser um “coringa” em diversos estilos, também pode ser aplicado em pisos e paredes. Ao longo dos anos, o produto ganhou diferentes pigmentações e ainda mais versatilidade. Atualmente, através da marca Portokoll, a Sika já disponibiliza nove cores diferentes desse material.

Ladrilhos e pastilhas

Este é um tipo de revestimento que marcou o padrão de estético de algumas décadas e, agora, voltou a ganhar destaque nas casas, principalmente em cozinhas e banheiros. Têm utilização bastante marcada por cores vibrantes, principalmente seguindo padrão monocromático presença de apenas um tom em todo o ambiente.

Para auxiliar nessa composição, a Sika conta em seu portfólio, a linha de rejuntes coloridos da Quartzobrás, que possui mais de 60 cores diferentes. O produto, além de indispensável para instalação de revestimentos, ladrilhos, azulejos e pastilhas, também atua como componente decorativo, conferindo ainda mais personalidade ao local.

Mistura de formas abstratas e geométricas

Se as decorações mais contemporâneas têm sido marcadas por linhas retas, o retrô resgata diferentes formas, como o redondo e o oval. Os diferentes padrões geométricos podem ser explorados em mobiliário, sofás, espelhos e, até mesmo em pisos.

Fonte.: Casacor 2023

Uma maneira inteligente de utilizar formas arredondas na decoração, é compô-las junto a elementos mais modernos e atuais. Dessa maneira, é possível fazer alusão a determinada época, sem que o ambiente pareça um cenário vindo direto do passado.

Piso preto e branco

Mais um clássico das casas brasileiras, os pisos cerâmicos com padrões preto e branco voltam às cozinhas e fazem composição com diversidade de mobílias, desde as mais sóbrias às mais coloridas. O processo de instalação desse material está fortemente ligado com a eficiência de seu padrão estético, por isso, é fundamental que alguns cuidados sejam tomados antes do assentamento do piso.

A empresa orienta que, além da escolha de uma boa argamassa, também seja feita limpeza completa na base de assentamento, uma vez que a sujeira pode dificultar a aderência do revestimento.

Fonte: Imagem de Freepik