A marca Defender apresenta dois novos modelos que mudarão o conceito de aventura de luxo: o 110 PHEV (Híbrido Elétrico Plug-in), que combina um motor elétrico e um motor a combustão para um desempenho excepcional, e o 130 Outbound. Os novos veículos foram apresentados em evento no Pantanal, onde a Defender mantém parceria com o Instituto Onçafari, que trabalha pela conservação ambiental da região.
O Defender 110 PHEV (Híbrido Elétrico Plug-in) combina tecnologia avançada com luxo moderno. O seu motor elétrico de 104 cv combina um motor a gasolina de quatro cilindros de 300cv para gerar uma potência total de 404 cv superior ao motor diesel de seis cilindros de 3.0 litros com uma autonomia puramente elétrica de até 51 km (WLTP) e uma autonomia total de até 760 km quando combinado com o motor a gasolina.
O Defender 130 Outbound oferece uma combinação sem precedentes de espaço interior luxuoso e capacidade todo o terreno. Disponível exclusivamente com cinco lugares, oferece um potencial ainda maior de exploração, permitindo que aqueles com estilos de vida aventureiros acomodem confortavelmente tudo o que precisam para enfrentar a exploração mais extrema.
Paulo Manzano, diretor de marketing da JLR, diz: “O Defender é uma prova de nossa capacidade de fundir tradição com inovação. Evoluímos ao longo dos anos, mas mantivemos a integridade de um ícone. É um veículo que incorpora força, capacidade e versatilidade. Com os novos 110 PHEV e 130 Outbound, não só continuamos a definir os padrões de desempenho off-road, mas também abraçamos a evolução tecnológica para oferecer uma condução mais emocionante e intuitiva.”
Novo Defender 110 P400e: Híbrido Elétrico Plug-in
O Defender 110 PHEV (Híbrido Elétrico Plug-in) completa a família com um motor 2.0 a gasolina de 300cv e um motor elétrico de 105kW (104cv) alimentado por uma bateria de 19,2kWh, entregando uma potência combinada de 404cv a partir do seu avançado trem de força, oferecendo desempenho e respostas refinadas, com uma autonomia totalmente elétrica de até 51km (WLTP).
O novo Defender P400e produz apenas 74g/km de CO2 e é capaz de até 85.3mpg (3.3l/100km). Ao lado de impressionantes números de economia de combustível e emissões, o Defender P400e acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 191 km/h.
O novo Defender PHEV conta com rodas de liga leve de 20 polegadas, suspensão pneumática eletrônica e uma porta de carregamento no lado esquerdo. Todas as variantes PHEV vêm com um cabo de carregamento Modo 3 como padrão, enquanto um cabo Modo 2 opcional também está disponível. O cabo de carregamento do Modo 3 permite que os clientes carreguem até 80% em duas horas usando um carregador de 7kW. Ao usar um carregador rápido de 50kW, o P400e carrega até 80% da capacidade em 30 minutos. O carregamento através de um cabo Modo 2 demora cerca de sete horas a carregar até 80 por cento perfeito para carregar em casa durante a noite.
O Defender P400e está disponível com opção de cinco lugares, controle climático de três zonas (no Defender X) e vidro atenuante solar. Ele também possui um avançado sistema de frenagem regenerativa que recupera energia ao desacelerar e frear para recarregar a bateria para maior eficiência.
O trem de força PHEV oferece a capacidade off-road habitual. A entrega linear proporcionada pelo motor elétrico trabalha em harmonia com o motor a gasolina para máxima flexibilidade. O P400e oferece capacidades off-road de alta e baixa autonomia no modo totalmente elétrico, além de oferecer geometria off-road superior para um PHEV.
Interior
Por dentro, o novo Defender PHEV apresenta elementos exclusivos, incluindo soleiras de metal iluminadas e bancos estofados em couro Windsor Ebony e Robustec, um material altamente robusto inspirado em tecidos usados em situações extremas ao ar livre. É resistente à abrasão e apresenta um padrão hexagonal e textura única, que adicionam mais profundidade ao interior. A cabine apresenta um acabamento emborrachado para uma durabilidade inigualável e facilidade de limpeza.
O premiado sistema de infoentretenimento Pivi Pro oferece aos clientes o controle intuitivo de todas as principais funções usando a tela central sensível ao toque de 11,4 polegadas. Ela contribui para o design elegante do painel de instrumentos com funções fáceis de usar, com ajuste de volume, clima e ajuste do assento. Um compartimento no console central dianteiro refrigerado e porta-copos dianteiro duplo trazem ainda mais conveniência.
O veículo também conta com um extenso pacote de tecnologia que inclui câmera surround 3D, faróis Matrix LED com assinatura exclusiva DRL, sistema de som Meridian, Head-Up Display (versão X) e faróis de neblina dianteiros. Para suportar a lendária robustez do Defender, o veículo também possui avançados sistemas de assistência ao motorista Terrain Response 2 e All Terrain Progress Control de série, bem como tecnologia Wade Sensing e suspensão pneumática.
Defender 130 Outbound
O novo veiculo foi projetado para clientes que sabem que há sempre mais a conquistar. Ele oferece a oportunidade de explorar qualquer terreno com conforto superior com um interior projetado para acomodar tudo o que os aventureiros precisam.
Expressão máxima da amplitude de talento do Defender, o 130 Outbound está disponível exclusivamente com cinco lugares e até 2.516 litros (1.329 litros com fileira de dois assentos no lugar) de espaço na traseira, entregando mais versatilidade e praticidade. O piso especial do espaço de carga quase plano (1.267 metros de comprimento atrás da segunda fila) acomoda facilmente tudo, desde roupas de mergulho até equipamentos de acampamento e escalada.
Excelência em design
O Defender Outbound tem visual diferenciado com acabamento especial nos para-choques, grade e saídas laterais, enquanto rodas de 20 polegadas com acabamento em Preto Brilhante completam o design exterior. Ele é oferecido nas cores Fuji White, Santorini Black, Carpathian Grey e Eiger Grey, com painéis traseiros na cor da carroceria e acabamento aprimorado.
No interior, os clientes encontram o luxuoso couro Windsor, além de uma seleção de materiais táteis que se adequam a estilos de vida aventureiros. Cada detalhe do carro foi projetado para atender a uma gama diversificada de atividades, adicionando toques práticos que protegem o interior. Por exemplo, o tapete de borracha do porta-malas do Outbound se dobra para fora para proteger o para-choque ao carregar equipamentos volumosos ou pesados, como bicicletas ou malas. Itens menores podem ser armazenados com segurança nas áreas de estiva adicionais, enquanto pontos de amarração extras e uma nova rede de carga facilitam a segurança de objetos durante a condução.
Capacidade 4×4 autêntica
A capacidade imparável 4×4 do Outbound é fornecida pelo Sistema de Tração Integral Inteligente e Terrain Response 2 da Defender, enquanto a Suspensão Eletrônica a Ar e a Dinâmica Adaptativa são equipadas de série. As avançadas tecnologias de condução todo-o-terreno garantem um progresso sem esforço em qualquer terreno, com a suspensão pneumática eletrônica que permite até 430 mm de articulação e até 900 mm de curso.
O Defender 130 Outbound está disponível com motor diesel Ingenium D300 de 300 cv com tecnologia Mild Hybrid Electric Vehicle (MHEV) para melhor desempenho e eficiência.
Preço e chegada ao Brasil
O Defender PHEV (Plug-in Electric Hybrid) está disponível no design de carroceria 110 com preços a partir de R$ 760.250. Apenas 10 exemplares do Defender 130 Outbound estarão disponíveis no Brasil e já é possível reservá-lo em toda a rede de concessionárias da JLR por R$ 848.726 (Preços públicos com pacote Brasil).