Dermatologistas alertam para os riscos do uso do formol em procedimentos estéticos no cabelo

Pesquisa 1

O levantamento inédito realizado pela Anvisa junto aos seus fiscais (em estados e municípios) ajuda a mensurar o tamanho do problema. A pesquisa solicitou que os agentes sanitários respondessem a um questionário com perguntas que revelam a experiência deles com cosméticos. Entre os participantes da pesquisa, 35% relataram ter encontrado o uso irregular de formol em alisantes. Denúncias de mesmo teor recebidas pela Anvisa alcançaram percentual semelhante (32%) dentre os relatos relacionados à salões de beleza nos anos de 2016 e 2017.

Pesquisa 2

O levantamento revela ainda que 61,6% dos fiscais suspeitam que os produtos utilizados para alisar os fios contenham um teor de formol superior ao permitido pela Anvisa na sua fórmula.  Também foi questionado qual foi o tipo de irregularidade identificada pela Anvisa. Para 61,6% dos respondentes, é a suspeita de que o produto contenha formol adicionado pelo fabricante; 22,4% mencionaram que houve adição/manipulação de formol pelo profissional cabeleireiro; e 15,9% identificaram as duas situações.

Procedimentos estéticos 1

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a exposição frequente a alisamentos, onde há uso da substância em altas concentrações, pode causar reações. Irritação, queimadura, descamação, queda de cabelo e até câncer. Esses são alguns dos inúmeros problemas ocasionados pelo uso do formol e de substâncias que podem liberá-lo em procedimentos estéticos capilares. O alerta é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) preocupada com a exposição indevida de milhares de pessoas ao produto. Atraídos por falsas promessas e ludibriados pela ocultação de dados importantes sobre os procedimentos, não são incomuns casos de efeitos adversos decorrentes de um alisamento, por exemplo. Há situações em que os desdobramentos podem ser graves.

Procedimentos estéticos 2

Para melhor orientar a população sore o assunto, a SBD lançou uma cartilha onde detalha riscos da exposição ao formol, como identificar produtos que o contenham em sua composição e como denunciar irregularidades. “Nesse período de festas, mulheres de todas as idades e homens recorrem aos salões de beleza ou clínicas de estética em busca de uma imagem idealizada. Nesse momento, adentram uma zona cinzenta, onde são convidados a testar na pele e no couro cabeludo técnicas e produtos de origem desconhecida ou formalmente proibidos”, ressaltou o presidente da SBD, Sergio Palma.

Anvisa

A legislação atual permite 0,2% do formol na composição de cosméticos, incluindo os alisantes. Segundo a Anvisa, neste percentual, o formol conserva somente, não tendo potencial para alisar os cabelos. A Agência diz ainda que o produto também é permitido para endurecedores de unhas na concentração de 5%. A Anvisa salienta que qualquer adição de formol em produtos já prontos é crime – previsto na Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977 – e que tal prática acarreta graves riscos à saúde da população. A aplicação do formol somente é permitida durante a fabricação do produto, na devida proporção, com a função de conservante, de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 162. Já a de nº 58/2009 elenca as substâncias de ação conservante permitidas para produtos de limpeza, mantendo o formol fora da listagem. A cartilha da SBD sobre riscos do formol pode ser acessada pelo link: https://www.sbd.org.br/mm/cms/2019/12/27/guiacuidadosformol-2.pdf

Vagas

A Eldorado Brasil, produtora brasileira de celulose, está com vagas abertas para três cidades no Mato Grosso do Sul e para o município de São Paulo. Para se candidatar, é importante que o profissional atenda aos requisitos obrigatórios de cada uma dos postos. As posições são para as áreas de compliance, florestal, industrial, recursos humanos e tecnologia da informação. Mais informações: https://jobs.kenoby.com/eldoradobrasil

Inadimplência

Em 2020, o brasileiro estará focado em quitar dívidas, viajar nas férias e aprender inglês. A constatação faz parte do levantamento TOP 20 Objetivos para 2020, realizado pelo 7waves, aplicativo que ajuda as pessoas a definir metas e atingir seus objetivos de vida, com base em mais de 50 mil usuários ativos da plataforma. No ano passado, esses objetivos estavam em sexto, terceiro e quinto lugares, respectivamente.

Serasa

Dados recentes da Serasa Experian apontam que existem 63,4 milhões de inadimplentes no país, novo recorde da série histórica, iniciada em março de 2016. O alto endividamento tem como principais causas a perda do emprego (30%), a redução de renda (29%), o empréstimo do nome para terceiros (14%) e a falta de controle financeiro (13%), revela pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Em clima de Réveillon, Duda Nagle, Victor Oliva e Sabrina Sato

Up to date

…Bom dia! “A maior glória não é ficar de pé, mas levantar-se cada vez que se cai” – Confúcio

…Um abraço aos que aniversariam hoje: Rebeca Genta, Rodrigo Costa e Claudia Cardoso

…A Netflix revelou na segunda-feira (30) a lista de produções mais populares no Brasil. A terceira temporada de La Casa de Papel lidera o ranking, seguido por Mistério no Mediterrâneo e Esquadrão 6.

…A gigante on-line Amazon anunciou no último dia 26 que adicionou cerca de 250.000 funcionários em todo mundo para lidar com operações de vendas no final do ano. Trabalhadores temporários em período integral e de meio período ingressaram no extenso sistema de depósito e entrega da Amazon, disse a empresa, que agora possui uma força de trabalho de 750.000 pessoas. (Fonte:G1)

…O Ministério da Educação (MEC) mudou as regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a partir do ano que vem. Segundo uma resolução publicada na edição da última sexta-feira (27) do Diário Oficial da União (DOU), o número de vagas oferecido vai cair para quase metade do atual. De acordo com o MEC, “as vagas poderão passar de 100 mil em 2020 para 54 mil em 2021 e 2022”.

…O Parque Nacional do Iguaçu bateu o recorde anual com mais de 2 milhões de visitantes, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, na manhã da última segunda-feira (30). Em 2018, o número foi de 1.895.501 de visitantes.

A blogueira fitness, Gabriela Pugliesi posando para a foto