Dia 13 de novembro comemoramos o dia da Gentileza

A data surgiu durante uma conferência em Tóquio, em 1996. Mas foi só no ano de 2000 que de fato surgiu o movimento, com a intenção de inspirar pessoas e tornar o mundo um lugar mais gentil.

Diminui a ansiedade

Uma pesquisa da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) (Link: https://www.psychologyib.com/uploads/1/1/7/5/11758934/ib_psychology_-_anxiety_disorders.pdf ) com pacientes em tratamento para ansiedade mostrou que a prática diária de atos de bondade reduziu a ansiedade social dos participantes, deixando-os mais relaxados.

Empatia e humanização

Ester Gomes, profissional de desenvolvimento pessoal, acredita que o dia é mais que uma data, é um símbolo da empatia e da humanização. “Todo dia é dia de praticar a gentileza. Existem atos que podemos colocar sempre em prática e que podem transformar positivamente o dia de alguém. Como por exemplo: Sorria, Cumprimente as pessoas, elogiar a pessoas próximas, elogiar um bom trabalho, parabenizar os aniversariantes do dia, ceder o assento às pessoas idosas ou com deficiência, oferecer ajuda a alguém e pedir licença. Atitudes do dia a dia que fazem a diferença”, exemplifica.

Ajuda na longevidade

Segundo uma pesquisa pela Universidade de Michigan (EUA) (link: https://www.apa.org/pubs/journals/releases/hea-31-1-87.pdf ) as pessoas que se ofereciam para ajudar os outros e realizavam trabalho voluntário por prazer viviam quatro anos a mais do que a população geral. Os pesquisadores acreditam que isso ocorreu porque os hormônios trazem diminuição do estresse no organismo.

Bem-estar e conforto

Para Adriana Lima, biomédica especialista em longevidade, a gentileza é capaz de reforçar as sensações de bem-estar e conforto: “É capaz de prolongar nossa vida, diz muito sobre interações sociais positivas. Analisando antropologicamente a bondade em nossa sociedade, através da psicologia vemos como a gentileza pode melhorar nosso humor e reduzir os sintomas de depressão.” Afirma a biomédica.

A educadora Reni Domingos dos Santos recebendo homenagem da Academia Sul-Mato- Grossense de Letras

Ajuda na imunidade

“Pessoas altruístas experienciam uma descarga de hedonismo, um aumento de sentimentos positivos e sensações de bem-estar no geral, o que está relacionado à redução de doenças e da mortalidade. O gesto altruísta faz o coração produzir oxitocina e ácido nítrico, ambos relacionados à queda de pressão arterial. Há também evidências de que ele melhora o sistema imunológico e ajuda as pessoas a viver mais.” Analisa Flávia Cohen, imunologista da clínica FVC.

O talentoso fotógrafo Alexis Prappas sempre se destacando nas produções de fotos de profissionais liberais, executivos, dentre outros.

Favorece a felicidade

Praticar atos gentis aumenta o sentimento de satisfação com a vida. A descoberta é de um estudo realizado por pesquisadores do Reino Unido e publicado no periódico “Journal of Social Psychology”. Outro pesquisa, desenvolvida pela Harvard Business School (Link: https://www.hbs.edu/ris/Publication%20Files/11-038_0f1218f0-91b3-4bae-8054-0fca25be5736.pdf) avaliou a felicidade em 136 países e apontou que as pessoas altruístas são as mais felizes em geral. Esse estudo mostrou que a satisfação sentida após um ato gentil tem efeito consistente na felicidade, pois gestos de gentileza acionam a liberação de dopamina, que promove euforia positiva.

Pratica da gentileza

A Teóloga é autora do livro “Não é só caos – Há um recomeço”, Gabriela Lopes, explica que para começar a exercitar a gentileza você vai precisar ter coragem: “ Já vou começar este texto assustando você e dizendo: Se não tiver coragem, não tem como! E você pode estar se perguntando agora: “Coragem para quê, Gabriela?”. Coragem para romper com dogmas impostos por pessoas. Coragem para ignorar a opinião de quem não acredita. Coragem para ir a lugares em que todos acreditam que você não pode ir. Coragem! Hoje a palavra é CORAGEM! Você tem duas opções: ou rompe hoje com esse estigma que colocaram em sua mente, ou vai perder mais um dia sendo o que disseram que você é ”, – Finaliza.

Cruzeiros

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma nota ontem (9) na qual alerta sobre os protocolos sanitários que devem ser seguidos por viajantes em cruzeiros. Nela são apresentados os principais requisitos para embarque nesses navios cuja atividade foi retomada recentemente, com a publicação da Portaria Interministerial 658 de 2021.

Requisitos

Os requisitos para embarque está a obrigação de apresentação de teste do tipo RT-PCR negativo feito até 72 horas antes do embarque ou de teste de antígeno feito até 24 horas antes do embarque; e o preenchimento de formulário contendo informações sobre as condições de saúde do viajante.
Testagem diária

Testagem Diária

10% dos passageiros a bordo e de 10% da tripulação. “Testes positivos não poderão ser descartados por um segundo teste (contraprova)”, diz a Anvisa.

Além disso, a lotação máxima da embarcação é limitada a 75% da capacidade de passageiros; e o espaçamento a bordo deve ser de 1,5 metro entre grupos de viajantes (grupo familiar ou grupo de pessoas que viajam juntas).

Tripulação

Toda a tripulação a bordo deverá fazer testagem semanal; e, em casos suspeitos a bordo, as cabines devem ficar isoladas. As embarcações devem ter também seus protocolos aprovados previamente pela Anvisa, além de notificar diariamente a situação de saúde abordo.

… Bom dia! “Acredite, você tem forças para chegar onde quiser. Basta querer”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Danielle Cinti Do Valle, Carol Goular, Lucienne Siervo, Terezinha Gonçalves, Valeria Pereira, Eliane Santos, Bianca Ferreira, Ana Carla, Rosemary Meire, Ceila Souza, Altair Miqueloni e Joraci Araujo. Happy Birthday!

A responsável pelo Marketing da Plaenge, Danielle Cinti Do Valle, comemorando hoje mais um aniversário. Happy birthday!

… A AMA CG/MS (Associação de Pais e Amigos do Autista) recebe nesta quarta-feira (10), às 10h, no Hiper Center Jardim dos Estados, a quantia de R$ 38.476,25, arrecadada entre setembro e outubro, por meio do Troco Solidário, nas 11 lojas localizadas em Campo Grande.

… A verba será destinada aos custeios da instituição que, segundo a presidente Maria Socorro França Silva, viu diminuir as ajudas de custo em decorrência da pandemia do coronavírus.

… A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, presidida por Henrique Alberto Medeiros Filho, comemora hoje (10), ás 19h30, na sede da entidade, o Cinquentenário de fundação, em solenidade com seleto público e medidas de biossegurança. Entre as personalidades, será prestada homenagem a professora Reni Domingos Dos Santos, pela participação da família e suas instituições educativas ao longo dos anos colaborando com a entidade.