Dia Nacional da Saúde Bucal: 49,4% dos brasileiros não foram ao dentista em 2019

Segundo pesquisa: 49,4% dos brasileiros não foram ao dentista em 2019. A prevenção não é só para evitar cáries, mas para aqueles problemas que podem quebrar os dentes, como o bruxismo. Dados apontam que 40% da população brasileira apresenta o problema. Ou ainda manter a gestação tranquila, já que a doença periodontal é potencial fator de risco para partos prematuros e bebês de baixo peso.

Sorriso

A data ressalta a importância da prevenção de problemas que podem ser causados desde a má higiene, como cáries e a halitose, ao stress em tempo de Covid, como o bruxismo, que chega a quebrar dentes
Tem uma frase que diz que o sorriso é a porta de entrada para a alma e o nosso cartão de visitas. O que é verdade. Mas além de bonito esse sorriso precisa ser saudável. O problema é que de acordo com pesquisa do IBGE e o Ministério da Saúde, publicada em setembro de 2020, cerca de 49,4% (menos da metade da população brasileira) não se consultou um dentista nos últimos 12 meses. Ou seja, os dados apontam que a atenção com a saúde bucal ainda é baixa no país.

Gestação mais tranquila

No Dia Nacional de Saúde Bucal, comemorado em 25 de outubro, vem para reforçar a importância de procurar o especialista. “A visita ao dentista é essencial e o tempo vai ser de acordo com a necessidade da gestante. Você evita problemas que parecem simples, mas que no futuro podem trazer complicações. Por exemplo: a doença periodontal é potencial fator de risco para partos prematuros e bebês de baixo peso”, comenta a cirurgiã dentista Bruna Conde. “Estudos afirmam que o desequilíbrio bucal formado por bactérias e restos alimentares podem liberar marcadores inflamatórios, que são responsáveis pela contração uterina.” Por isso, estar em saúde gengival é fundamental para uma gestação mais tranquila e bem estar da mãe e do bebê.

Hálito de acetona

Com a pandemia e a quarentena causadas pelo Covid-19, a rotina de muitas pessoas foi alterada, com a obrigatoriedade do uso das máscaras, muitas delas perceberam um certo incomodo: o mau hálito, também conhecido como halitose. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% da população mundial sofre com esse problema, já no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Halitose (ABHA) a taxa é de 30% da população, ou seja, algo em torno de 60 milhões de pessoas. Os dados são de 2019. “Já recebi feedback de pessoas dizendo que terminaram relacionamento por conta do problema, que ficam com vergonha de conversar com outras pessoas. E não adianta escovar os dentes ou mascar chicletes, pois os odores, como de peixe, de rato molhado e até mesmo cheiro de acetona vão aparecer de qualquer forma”, enfatiza Bruna Conde, membro da Associação Brasileira de Halitose
(ABHA).

Bruxismo

Outra recorrência que a pandemia trouxe foi o bruxismo, hábito de ranger/apertar os dentes e tencionar a musculatura da face. De acordo com uma pesquisa recente feita pela OMS, cerca de 30% da população mundial e 40% da população brasileira foi atingida por crises de bruxismo. “Causada geralmente pelo acúmulo de estresse, ansiedade, tensão e depressão, podem se manifestar durante o sono, durante o dia e até mesmo em um momento de meditação. E traz vários problemas, como desgaste, dor de cabeça e até a quebra dos dentes”, salienta a cirurgiã dentista, que completa. “Previna-se e procure um especialista em Disfunção Temporomandibular. Aproveite esse momento de pandemia que todos estão focados em saúde, para cuidar da sua saúde bucal. Dentista não é só estética é prevenção e saúde!

35ª edição do Natal Luz de Gramado

A 35ª edição do Natal Luz de Gramado teve início nesta quinta-feira, 22, em cerimônia na Villa Bertti apenas para convidados, adaptada ao contexto atual e restrições necessárias. A ocasião recebeu a presença de Alvaro Garnero, recentemente nomeado embaixador do turismo no Brasil, e da apresentadora Ana Hickmann, consagrada como madrinha. O evento também contou com apresentação especial da Orquestra Sinfônica de Gramado, sob a regência do Maestro Linus Lerner e artistas convidados, a soprano Débora Faustino e o tenor Giovani Marquezeli. Às 20h, as luzes se acenderam e revelaram a decoração da cidade, que vai encantar turistas e a comunidade ao longo dos 101 dias de celebração do Natal em Gramado, de 22 de outubro até 30 de janeiro de 2021. Em sua trajetória profissional, o apresentador do programa “50 por 1” adquiriu forte relação com o turismo, e, para a nova temporada, Alvaro vai explorar destinos ao redor do Brasil, e intitula o país ‘O Paraíso do Mundo’.

Natal Luz de Gramado – Abertura Oficial na Villa Sergio Bertti. Foto Cleiton Thiele/SerraPress
Natal Luz de Gramado – Abertura Oficial na Villa Sergio Bertti – Madrinha do Natal Ana Hickmann. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

… Bom dia! E muito bom ser importante. Mas é muito mais importante ser bom!

Trocam de idade hoje: Leandro Nogueira Siravegna, Regis Guimarães, Monique Merlone, Fernando Rodrigues de Almeida, Livia Diniz,  Luciana Cabral e Cássio Roberto Aguni. Happy birthday!

… Mariana Godoy recebe a jornalista Carla Vilhena e a cantora Kell Smith no Melhor Agora amanhã (26). Entre outros assuntos, elas falam sobre depressão e ansiedade, tema do novo disco da compositora, batizado como “O Velho e Bom Novo”. Melhor Agora vai ao ar toda segunda-feira, às 22h50, (horário de Brasília) na tela da Band.