Diante do Real Madrid, Deportivo Alavés comemora seu centenário

Este fim de semana –  Hoje, (sábado, 23 de janeiro), para ser mais preciso – marca 100 anos desde que o D. Alavés começou sua história, e nada melhor para marcar a ocasião do que um jogo em casa contra o atual campeão da LaLiga Santander, o Real Madrid. Equipe que, por sinal, já foi derrotada pelo clube basco nesta temporada, e em pleno Estádio Alfredo Di Stéfano, no último dia 28 de novembro.

Estes são tempos emocionantes para apoiar um clube fundado em 1921 e que se juntou à LaLiga na sua temporada inaugural – em 1929. A equipe de Abelardo está agora em sua quinta temporada consecutiva na LaLiga Santander e talvez a posição mais forte da história do clube.

A temporada mais famosa da história do Alavés aconteceu em 2000/2001, quando chegou à final da Copa da UEFA, mas perdeu para o Liverpool por 5-4 de forma dolorosa, na prorrogação. Houve alguns momentos difíceis também, incluindo uma queda à terceira divisão nacional há uma década. Mas o clube voltou à primeira divisão em 2016 e foi ganhando força, até chegando à final da Copa do Rei em 2017 – perdendo por 3-1 para o FC Barcelona de Messi, Neymar e companhia.

A hierarquia do clube formou um time com uma mistura de talentos espanhóis e internacionais: o capitão local Manu Garcia, os atacantes Lucas Perez e Joselu Mato, o goleiro Fernando Pacheco ou o ala Jota Peleteiro se misturam com talentos estrangeiros habilmente observados, como o centro brasileiro – o lateral Rodrigo Ely e o atacante Deyverson encaixaram perfeitamente em uma equipe que joga com um estilo de futebol acelerado e direto. Tanto é que os visitantes do Mendizorrotza estão sempre preparados para uma batalha física e mental.

Ex-jogadores notáveis na história do clube ​​incluem o lendário zagueiro espanhol Jacinto Quincoces; o argentino vencedor da Copa do Mundo de 1986, Jorge Valdano; a lenda australiana John Aloisi; e o holandês Jordi Cruyff. O Alavés também é um dos poucos times da LaLiga ligados a um time de basquete, sendo o time profissional de Saski-Baskonia muito apreciado na cidade.

As equipes do Alavés usaram camisetas listradas em azul e branco ao longo de toda sua história na LaLiga, daí o apelido de ‘albiazul’ [branco e azul]. Outros apelidos, incluindo o autoexplicativo ‘El Glorioso’ e ‘Babazorros’, uma combinação das palavras bascas para ‘sacos de feijão’.

O clube também remodelou seu escudo, deixando-o totalmente novo nesta temporada para celebrar o centenário – adicionando um toque moderno à famosa bandeira azul e branca que está sempre presente desde 1924, e que representa os principais valores do clube: sacrifício, dedicação e comprometimento. Um novo hino também foi composto para comemorar os 100 anos de história, escrito e interpretado pelo astro do rock espanhol Mikel Izal e aclamado pela crítica. O hino é uma homenagem aos “100 anos de glória”, aos valores do clube e à base de fãs inabalável, conhecido por estar entre os mais fervorosos e comprometidos do futebol espanhol.

Para tornar o dia do centenário ainda mais especial, a equipe também vestirá uma camisa comemorativa para enfrentar o Real Madrid.

Vitoria-Gasteiz

A cidade natal do time na província espanhola de Álava, recebe visitantes e torcedores da oposição com pratos locais, incluindo guisados ​​de carne e feijão, ou ‘pintxos’ mais leves servidos no bar, enquanto a mundialmente famosa região vinícola de La Rioja fica apenas ao sul. A cidade de 250.000 habitantes também é a capital regional “mais verde” da Espanha; a sua aclamada biodiversidade e políticas amigas do ambiente fizeram com que fosse nomeada a Capital Verde Europeia do ano em 2012.

Você pode acompanhar o grande duelo entre D. Alavés e Real Madrid nos canais do Grupo Disney: Fox Sports e ESPN, emissoras oficiais da LaLiga no Brasil

Não é só Futebol. É LaLiga.

#HayQueVivirla